O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Shin Seiki Evangelion

Shin Seiki Evangelion

“Evangelion é um dos animes mais famosos e mais polêmicos do mundo.”

Relatando…

Esta frase por si só é pequena para descrever esta obra, uma obra que mudou a visão sobre animes de ficção científica. Predecessor do gênero mecha, que tem os eternos Gundans como sua maior franquia, e criado por um estúdio com pouca fama na época, Evangelion não só foi um marco na história dos animes de ficção científica, como foi o anime que apresentou o incrível poder do estúdio Gainax e o trabalho brilhante do diretor Hideaki Anno.

Baseado no mangá que tem um roteiro da própria Gainax e a arte de Yoshiyuki Sadamoto que foi publicado até 2013 pela Kadokawa Shouten.

O anime Shin Seiki Evangelion, criado em 1995, apresenta um planeta terra modificado drasticamente por um evento que ocorreu no ano 2000. O segundo impacto, como foi chamado o evento,  supostamente ocorreu pela queda de um meteoro sobre a Antártida e causou um número incontável de mortes, porém isto seria apenas uma prévia do que estava por vim.

A história de Evangelion se passa em 2015,  e começa apresentando um garoto chamado Shinji Ikari, filho de Gendou Ikari, o líder da organização NERV que é um órgão subordinado as nações unidas e que  tem como base a cidade de Tokyo 3, a última fortaleza da humanidade.

Shinji foi convocado por seu pai, que tinha o deixado (abandonado) aos cuidados dos seus tios por mais de 10 anos, e está esperando a tenente Misato Katsuragi que estava encarregada de  escoltá-lo, porém antes que a mesma chegue. A cidade é atacada por uma criatura humanoide e gigantesca. Shinji presencia então a chegada de uma outra criatura gigantesca parecida com um robô que passa a lutar contra a primeira criatura,  neste meio tempo a tenente Katsuragi chega e então ele é levado a seu pai enquanto armas diversas são usadas para tentar deter a primeira criatura que aparentemente derrotou o robô.

Ao chegar no local onde foi levado, Shinji, descobre que o robô na verdade se chama Evangelion nº 01 e que a criatura que estava causando destruição era chamada Anjo. Além disso, ele descobre que a intenção do Anjo é acabar com Tokyo 3 e assim destruir a última  esperança que a humanidade tem  de combater esta criatura. Seu pai controla a organização encarregada pelo mesmo eva e ao se encontrarem, pai e filho, nenhum sorriso é trocado,  na verdade tudo que shinji recebe é uma ordem. A ordem de pilotar o Evangelion nº 01 e derrotar o Anjo.

A história segue…

….com lutas entre Mechas (os Evas) e os Anjos  e ao mesmo tempo você vai descobrindo a verdade por trás do 2º impacto e conhece o passado trágico dos personagens, além de se ver no meio das intensas relações que vão sendo criadas e destruídas entre estes.

A trama foi feita para agradar principalmente àqueles que se interessam por histórias sérias e profundas. Os lados bons e maus, tristes e felizes, corajosos e medrosos dos personagens são mostrados com uma riqueza de detalhes em que até mesmo os mais frios personagens passam por uma raio-x que pode não acabar com a raiva do fã sobre eles, mas aumenta, e muito,  seu respeito sobre as mazelas dos mesmos. A história é apresentada de tal forma que as pessoas que a assistem acabam por sentir uma parte das emoções diversas que os personagens sentem.

O anime contou com 26 episódios sendo que os 2 últimos acabam por ser um prólogo mal realocado de Evangelion Iron Maden (uma história paralela sobre colegiais que se passa com os personagens de Evangelion), mas seu grande final só ocorreu após a vinda dos filmes Shin Seiki Evangelion Gekijouban: Shi to Shinsei (Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth) e Shin Seiki Evangelion Gekijouban: The End of Evangelion, porém este final não agradou a grande parte do público e, aparentemente, nem mesmo aos autores da obra. Deste modo, em 2006 foi criado um novo projeto que relançaria todo a história em 4 filmes com novos acontecimentos, novos personagens e que segue apenas parte da história do mangá, apresentando um novo rumo para a franquia.

Sobre a obra

O estúdio GAINAX caprichou na animação e o diretor Hideaki Anno é até hoje lembrado por seu trabalho que  não só porque apresentou um mundo tão conturbado como o desta obra, mas também porque combinou várias técnicas que fazem com que a pessoa que está assistindo o anime se sinta envolvido com o ambiente de ficção científica da obra. E além de bem animado e bem adaptado o anime Shin Seiki Evangelion tem uma das trilhas sonoras mais lembradas da história dos animes. Contando com composições que ficaram por diversas vezes nas listas de músicas de anime mais escutadas desde sua estreia em 1995. A música Zankoku na Tenshi no Teeze (A tese do anjo cruel) interpretada por  Yoko Takahashi é quase um hino para os fãs de animes de ficção científica e é sempre relembrada em diversos eventos de anime pelo mundo.

Mais nem tudo em Evangelion é bom, na verdade o anime tem vários defeitos, a começar por problemas no roteiro a partir do momento que começa  a destoar um pouco mais do mangá (mais ou menos depois do episódio 5), no entanto a maior crítica que a série sofre até hoje é com relação ao desenvolvimento de alguns de seus personagens, em especial do protagonista Shinji Ikari, que surge como um garoto traumatizado, evolui para um garoto chorão, porém com certa determinação e termina ainda como uma garoto chorão, é difícil afirmar que este personagem amadurece ao longo da série.

Opinando…

Evangelion é um dos meus animes favoritos, mas pra falar a verdade prefiro bem mais o mangá e os novos filmes, por sinal, não tem lá muita coragem de rever a série novamente, pois ao longo do tempo, acabou que a imagem positiva que tinha da série de tv foi se desgastando. A personagem Asuka Langley Soryu é minha personagem favorita dentre as personagens de todas as histórias que já li. Eu tenho vários figures dela.

Além disso, esta obra me fez conhecer um dos melhores estúdios de animação da história, o estúdio GAINAX. Além disso tudo, Evangelion é uma exceção para muitos que não curtem mecha, pois a densidade de sua história torna o fato de o anime pertencer a este gênero só um acaso. Aliás, para alguns, Eva é o melhor mecha que já houve. Normalmente os fãs de mecha discordam disso, mas muitos destes também acham esta obra interessante.

Curiosidadade…

O mangá de Shin Seiki Evangelion é lançado no Brasil pela editora JBC e está a apenas um volume de seu fim.

Comentários em: "Shin Seiki Evangelion" (6)

  1. Nossa, bem completa essa matéria, gostei! ^^
    Além do mais, vc adora essa série, né? XD
    Eu ainda tou pra ver essa séria toda, tava vendo no Animax, mas depois me perdi entre os episódios e desisti (denovo XD)
    ;**

  2. Giulyo Barbosa disse:

    Muito bom!

    Quantos finais existem? existe possibilidade do manga ter um final no japão?

  3. Kyon disse:

    O autor não deu nenhum motivo até agora para não ter final. Pelo contrário, acredita-se que o final esteja mais próximo devido o projeto da série ser refeita em filmes em que até mesmo novos personagens apreceram. Já foi confirmadoq ue uma nova criança(garota) aparecerá no 3º filme. Provavelmente o final da história deve sair próximo ao último filme. A grande questão é que o filme 2 deveria sair este ano e foi adiado para ano que vem ainda sem mês certo. Porém a qualidade do filme 1 é incrivilmente grande(ao meu ver), logo o trabalho feito nos outros deve ser ainda mais caprichado e demorado, principalmente os dois últimos. Por issoa choq ue até 2015 pelo menos a história continua. Aliás se terminar em 2015 será mera conhecidência?

  4. esley disse:

    lembro a 1º vez q assiti eva, foi numa tarde de domingo..lá pelas 2 da tarde, começei a asisitir do ep21 9quanod começa realemte a desenrrolar a ahistoria)
    fiquei taaaaaaaõ vidrado q naumc consegui mais para…”era tudo tão estranho para mim”
    figuei muito imprecionado…e engraçado hj msm eu tava falando desse anime na igueja.
    um anime q ajudou a entender o sentido da vida..pra muita gente ^_^

  5. olá pessoal uma coisa q eu gostaria de saber se á possibilidade de algum dia ele voltar a desenha ,criar epiodios de eva??????por q 26 cap e filmes não mata as saudades de shingi,aska,rei e dos evas,principalmente de shingi ikari e seu eva totalmente sincronizados,mas falou pessoal,alguma noticia entre em contato comigo no msn é will.bullterrier@hotmail.com falou

  6. Kyon disse:

    Como havia explicado parao Giulliano. E as chances de novidades devem vir com os filmes. Acredio que o mangá avançará também no mesmo sentido dos filmes e por isso não acharia estranho se ele desenhasse o próximo volume só após o lançamento do filme 2 e os demais filmes seguiriam então o roteiro do mangá apartor do volume 12, desligando-se completamente daquele final da série de tv e do filme The end of Evangelion. Só quero deixar claro que tudo isso não passa de suposição minha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: