O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


great_teacher_onizuka_tv_animation_dvd“Uma crítica ao sistema de ensino japonês e uma história divertida e emocionante.  Porque um professor não deve só ensinar, ele também deve ajudar e proteger seus alunos”

Relatando..

Onizuka Eikichi, 22 anos, o ex-membro de uma gangue de motoqueiros, é o personagem principal desta comédia, que começa com Onizuka ocupando a vaga de professor substituto de uma turma de ensino médio da Musashino Gakuen. Seu objetivo é: Ter um emprego e se possível conseguir que uma de suas alunas se apaixone por ele e que com isso acabe ele possa ter uma noiva por volta dos 20 anos, enquanto ele mesmo teria 40 anos. Durante esse trabalho ele se ver no comando de uma turma que não gosta de professores e que acaba por judiar e causar auto demissão em poucas semanas de todo professor que ocupe o cargo de encarregado da mesma. Com Onizuka não é diferente e os alunos comandados pela única garota da sala, Nanako Mizuki, armam um plano para seduzir Onizuka. Plano este que funciona perfeitamente, pois Onizuka é louco por garotas bonitas, no entanto Onizuka descobre que Nanako tem problemas familiares e acaba por ajudá-la, o que faz com que a primeira cena marcante da série apareça,  a destruição, a marretadas, da parede que separa os quartos dos pais de Nanako. Uma cena que dar forças para Nanako dizer a seus pais tudo que sente e isso faz os mesmos lembrarem sobre a época em que todos da família viviam felizes.

Após acabar seu trabalho como professor substituto, Onizuka procura alucinadamente por um emprego como professor fixo. E, após passar por situações pra lá de inusitadas, é contratado para ser o professor da turma 2-4 da Seirin Gakuen, uma turma que odeia professores devido a um fato que ocorrera no passado envolvendo uma ex-estudante da turma. A partir de então Onizuka travará uma verdadeira guerra para tomar o controle da turma e conseguir a confiança de seus alunos.

Sobre a obra

A frente da turma 2-4 (segundo ano turma 4) da Seirin Gakuen, Onizuka passará por várias provas que acabarão provando para todos que ele é diferente da maioria dos professores que os membros desta turma já viram antes. Ele provará que se preocupa com seus alunos e que faria o possível e impossível sempre que um deles precisasse de ajuda e é exatamente o que vemos ele fazer.

Sempre com seu jeito briguento, seu senso de comédia inacabável, sem vergonha de nada e com uma cara de pau vista em poucos personagens, Onizuka consegue emocionar a todos que acompanham suas aventuras e ensina que um professor não é aquele que simplesmente passa a matéria e depois vai pra casa e esquece de seus alunos. Um professor deve tentar compreender as dificuldades de seu aluno e deve ajudá-lo no que for preciso.

A obra é uma crítica ao sistema de ensino mundial, mas mais especificamente o japonês, onde grande parte dos professores não ligam para seus alunos, ligam apenas para seus próprios problemas. Great Teacher Onizuka ensina de forma exagerada os verdadeiros valores que é esperado que todos os professores possuam.

Esse anime é um prato cheio para quem gosta de rir e se emocionar. Great Teacher Onizuka é recomendado para todas as idades. O anime é baseado no mangá homônimo de Tohru Fujisawa. O anime é dirigido pela dupla Noriyuki Abe e Naoyasu Hanyu e produzido pelo estúdio Pierrot (Yuu-Yuu Hakusho, Fushigi Yuugi, Naruto e Bleach). A animação do animes é mediana, a música é interessante mas só é realmente chamativa nas partes mais dramáticas, porém os temas de aberturas e encerramentos são destaque e se tornaram hits que até hoje são lembrados. Dentre estas a música mais lembrada é sem dúvida Driver’s High da banda Larc~en~ciel que foi o primeiro tema de abertura do anime.

Os destaques também ficam por conta dos character design e o design de cenário que se encaixam perfeitamente a história e aos personagens. E o destaque principal fica por conta do roteiro que sem dúvida nenhuma é o grande atrativo para fazer com que a pessoa que está assistindo queira assistir o próximo e próximo e próximo episódio.

Opinando…

Great Teacher Onizuka foi um dos primeiros animes de comédia que vi por completo. Até pouco antes de ver GTO eu tinha visto quase que somente  shounens de ação. GTO até hoje é uma das minhas comédias favoritas e recomendo ele a todos, pois com certeza, mesmo que não chegue a terminar o anime, aquele que o assiste acaba tendo sua opinião sobre a figura do professor mudada e começa a pensar se o sistema de ensino do seu país respeita  de verdade as dificuldade extra escolares pelas quais os alunos passam.

Além de crítico, o anime é muito engraçado e não vai faltar motivos para que alguém goste dele. Com personagens diversos, mas centrado no nada comum e nada exemplar Onizuka Eikichi,  você acaba presenciando experiências nada surreais, aliás acho muitas delas bem reais, e que mesmo assim prendem sua atenção e fazem de Grand Teacher Onizuka uma obra espetacular.

Só por curiosidade, eu me divertir tanto com o Onizuka que o seu nome me deu a ideia de criar o apelido Onishi San, pelo qual até hoje ainda sou conhecido por alguns na internet, A ideia surgiu da criação de um ninja para um rpg de Naruto do forum brasileiro mais conhecido pelo assunto, mais ou menos no final de 2004. O personagem viria a ser uma espécie de irmão do Onizuka Eikichi, o Onizuka Onishi, e depois acabou sofrendo várias adaptações e virou Onishi_San, Onishi e Sasahara_Onishi (juntando o nome Sasahara que pertence ao personagem principal de Genshiken), sendo esse último o apelido com o qual assinava meus trabalhos em fanssubs e edições de vídeo.

Curiosidade

GTO é a continuação de outro mangá de Tohru Fujisawa em que Onizuka Eikichi era um dos protagonistas.  Shounan Junai Gumi de 1991 publicado pela Kodansha e teve 31 volumes ( 6 a mais que GTO) que contaram a história de Onizuka e de seu amigo Ryuji Danma na adolescência, onde os personagens acabavam se metendo nas mais diversas enrascadas sempre atrás de garotas.

Em junho de 1997, paralelamente a GTO, que surgiu em março do mesmo ano, foi criado pelo mesmo autor deste o mangá Bad Company que com apenas 1 volume, contava novas aventuras sobre Onizuka e Ryuji . Além disso, em 1994, Shounan Junai Gumi foi serializado em anime através de um OVA com 5 episódios. Infelizmente nenhum dos mangás ou séries em animes citadas neste texto, vieram oficialmente ao Brasil e até o momento não há previsão de que venham.

Anúncios

Comentários em: "Great Teacher Onizuka" (3)

  1. Serena Yuy disse:

    bem como só poder selecionar uma oção, queria registrar meu outro voto que seria para Hellsing e dar sugestões de outros animes: Kyou Kara Maou, Romeu X Juliet, Love Complex, Nadesico, Noir e Tsukihime

  2. Camila disse:

    Otimo… adorei, a leitura nao esta cansativa. Bela descricao, comentarios e talz …

    soh tenho uma duvida, a namorada de Ryuji Danma é alguma que aparece no OVA ?! Qual o nome dela no anime mesmo de GTO ?!

  3. Ela aparece sim no Shounen Junai, ela é a professora dele pelo que me lembro, mas não lembro o nome dela, depois dou uma pesquisada e respondo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: