O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Romeo x Juliet


Romeo x Juliet

Romeo x Juliet

” Um romance que transpõe a guerra e as crueldades e que irá mudar toda história de um reino”

Relatando…

Em um castelo em chamas, uma pequena princesa e sua acompanhante correm do perigo. Apesar da princesa não querer deixar seus pais, a acompanhante e um cavaleiro a levam embora do castelo, enquanto que o rei e a rainha são assassinados e o trono de Neo Verona é tomado pelo Lorde Leontes Montéquio.

Anos depois vê-se um jovem guerreiro vestido completamente de vermelho e que luta contra os absurdos do governo de Lorde Montéquio. Um guerreiro sozinho, mas que conta secretamente com o apoio de grande parte das classes mais pobres de Neo Verona. Seu nome ficará para sempre marcado na história como Akai Kaze, o Tufão vermelho, um tufão que varrerá as atrocidades do reinado dos Montéquio para fora de Neo Verona no futuro, mas que no momento está sendo perseguido pelos guardas do reino. Então sua fuga acaba após encontrar uma amiga, Cordelia, e mudar de roupa revelando a identidade do jovem Odin. Odin e sua companheira se dirigem a sua casa, nos fundos de um teatro, propriedade de Willian, um afeminado diretor e compositor de peças teatrais. Lá se encontra vários outros residentes, como o valente Antonio e a jovem atriz Emilia.

Odin é na verdade Juliet, uma linda garota que não entende ao certo porque deve se vestir de garoto, mas que segue as recomendações de Conrad, seu protetor. Embora às vezes costume sair como Juliet, e em uma destas saídas acaba por conhecer Romeo, um jovem nobre pelo qual Juliet se apaixona. Em contra partida Romeo também se apaixona por Juliet, mas um terrível segredo irá separar os dois, e pode ser que o sonho de os dois viverem juntos nunca possa vir a ser concretizado, pois no aniversário de  16 anos de Juliet, a jovem é informada que o seu nome é na verdade Juliet Fiamatta Asto Capulet, e que o passado, do qual esta não se lembra, esconde o fato que ela é a filha do Rei e da Rainha Capulet, que  foram assasinados pelo Lorde Montéquio e dos quais havia sido tirado o trono de Neo Verona.

E agora que Juliet sabe a verdade, os antigos seguidores dos Capulet, comandados por ela, estão dispostos a reaver o trono. Juliet se ver então em uma situação inesperada, no entanto ao visitar o túmulo de seus pais ela decidi aceitar a missão de reerguer a casa Capulet e reaver o trono de Neo Verona das mãos dos Montéquio. O que Juliet não sabe é que infelizmente seu amado Romeo é na verdade Romeo Candolebonte Montéquio, o filho do assassino dos seus pais.

Sobre a obra

Romeo x Juliet é baseado na obra de Willian Shakespeare, um famoso poeta e teatrólogo inglês que viveu entre 1564 e 1616, e embora as semelhanças com sua obra homônima sejam grandes, as diferenças trazidas pelo estúdio Gonzo também são, mas o importante é que a essência da obra de Shakespeare é mantida.

Do mesmo jeito que a obra original, o anime se foca principalmente na relação amorosa entre Juliet e Romeo, que tem como grande barreira o confronto entre as famílias de ambos.  Além disso, Juliet é apresentada como a verdadeira heroína da história e diferentemente da obra de Shakespeare, onde ela é apenas uma donzela indefesa, nos deparamos no anime com uma exímia e destemida espadachim. Aliás, seu pseudônimo heroico, Akai Kaze, começa como uma espécie de Robin Hood, vira um mártir e retorna das cinzas como o salvador de Neo Verona.

Romeo x Juliet é obra do estúdio Gonzo, um estúdio famoso, principalmente por costumeiramente modificar as histórias originais em que seus animes são baseados, o que muitas vezes o faz receber diversas críticas. Em Romeo x Juliet há diversas mudanças em relação a obra original, no entanto elas se encaixam muito bem ao universo da animação. O segredo do sucesso deste anime entre o público de diversas faixas etárias se deve especialmente pelo jeito como o Gonzo conseguiu transportar para a uma animação o universo romântico e trágico de Shakespare, unindo a ele tons de fantasia e o traço detalhado dos shoujo animes.

E não é só a história que torna o anime bom, mas tanto a música como a animação se encaixam muito bem a obra, embora esta última tenha alguns altos e baixos durante a série. O tema de abertura composta por Rolf Lovland,  ora interpretada em inglês por Lena Park, ora em japonês por Masayuki Sakamoto é um dos atrativos da trilha sonora do anime, que conta com uma belíssima OST* e que tem também como destaque os dois encerramentos cantados reespectivamente pela banda 12012 e pela Mizrock.

A grande falha da obra parece ser o fato de a dinâmica do anime ter ficado mais rápida próxima ao final o que passa a sensação de que  a quantidade de episódios da obra era insuficiente e por isso que tudo teve que ser adiantado. Sem dúvida ia ser mais interessantes se a batalha final da obra tivesse tido mais episódios, mas não foi nada que comprometesse o final do anime.

Opinando…

Para mim, a fantasia inclusa no anime deu uma roupagem mais jovem e mais interessante a obra de Shakespeare sem perder a essência trágica e romântica de seu Romeo x Juliet, que provavelmente é sua obra mais famosa. O anime deve agradar tanto as garotas que gostam de romances com personagens desenhados no estilo shoujo, como aos garoto,s devido a ação. Pra mim a Juliet e seu Akai kaze mostram incrivelmente bem o contraste entre a garota apaixonada e o símbolo da revolução, e foi isso que mais me atraiu no anime, além de eu adorar a abertura e em especial o segundo encerramento. Pra quem gosta de ação e um pouco de romance, Romeo x Juliet é uma obra que lhe trará isso e muito mais.

Curiosidade…

No anime há uma sátira ao autor de Romeo e Julieta, o famoso William Shakeaspeare, que também é um teatrólogo e um dos ajudantes de Juliet e dentro do anime há uma versão teatral do próprio Romeo x Juliet, só que conta com a inesperada aparição do Akai kaze.

*OST – Official SoundTrack – Conjunto de músicas usadas em uma série

Anúncios

Comentários em: "Romeo x Juliet" (3)

  1. Serena Yuy disse:

    Amei a descrição deste anime, valeu mais uma vez a equipe por trazer a todos esta informações.
    Eu vi este anime e é muito 10, ele cativa e te prende até o fim.

  2. sinceramente, levando em conta que o anime se chama Romeu e Julieta, ele me parece o samba do crioulo doido…

  3. GND-TMR disse:

    Palavras não descrevem o quanto esse anime nos toca com seu romantismo tão sincero de tão simplórico e signidicativo que é, com sua própria história perculiar de reviravoltas, e seu final esplenderoso. Julieta faz um papel perfeito como protagonista, e o Romeo, mesmo sendo o segundo protagonista, faz seu papel de um jeito ótimo, lutando não apenas pelo amor que sente pela Julieta, mas lutando pela felicidade e pelo bem-estar dela, mostrando o quanto valoriza ela (claro, Julieta também faz o mesmo, mas são poucos animes em que o casal corresponde na mesma expectativa). Vemos que uma inesperada reviravolta acaba condenando os dois a morte, mas ambos morrem felizes, com a convicção… ou melhor dizendo, com a certeza absoluta, de que nada foi em vão, que cada segundo ali que eles viveram valeu mais do que uma eternidade, sem arrpendimentos. Aliás, o destino torturante de Julieta se transformou na manisfestação concretizada de amor entre os dois: morreram se amando, na paz e na hamornia, na convicção de que o desejo tinha se concretizado para dois, independentemente se iam morrer naquele instante ou não. .“Esse amor realmente é impossível?” Sim, impossível de não se concretizar.

    Bem, acabei fazendo um texto meloso, mas fazer o quê? O único ponto fraco, como já mencionado, é a transição do “meio para o fim” da história, que chegou a ser um pouco rápido demais, mas acho que isso é comum nos animes que têm entre 19 a 25 episódios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: