O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Berserk

Berserk

“A vingança é o que motiva ele a viver e o que lhe dar forças. É sua maior inimiga e a sua única aliada”

Relatando…

Gutz é um homem que foi marcado pelo estigma e por isso vive sendo atormentado por demônios e outras criaturas do outro mundo, porém ele decidiu virar o caçador e não a caça. Seu desejo vingança se torna cada vez mais forte quando seu estigma começa a latejar, o que ocorre toda vez que está próximo a um demônio. Este guerreiro, que também é conhecido pela alcunha de cavaleiro negro, não possui um dos braços, em seu lugar há uma prótese metálica que esconde um canhão poderoso, mas na verdade sua principal arma sempre foi e sempre será a espada. Enfim, a trama deste anime conta o passado de Gutz e de onde vem este desejo de vingança.

Nascido como filho de um cadáver, Gutz foi adotado pela esposa de Ganbino, o líder de um grupo de mercenários. Depois da morte de sua esposa, Ganbino que culpou Gutz por este acontecimento, tornou o garoto um mercenário também, além disso, ele vende o corpo do garoto para um de seus homens. Em um ataque de bebedeira Ganbino tenta matar Gutz, mas é o jovem que mata Ganbino e foge do grupo de mercenários de seu pai adotivo para tornar-se um espadachim solitário.

Logo criança, Gutz empunhava uma espada muito maior que ele e possuía uma força e uma habilidade invejável entre os mercenários. E para obter este poder, Griffith, um garoto conhecido como o falcão branco, acaba por duelar com Gutz e vence. Após a vitória de Griffiith, Gutz se ver obrigado a entrar para o bando do falcão, o grupo mercenário comandado por Griffith. Neste grupo Gutz conhece Caska, uma jovemhabilidosa e sagaz que se toernará o amor do espadachim negro no futuro. Além disso, Gutz conhece as primeiras pessoas que se tornarão seus amigos.

O grupo, embora composto por jovens, acaba vencendo batalha após batalha e ganhando cada vez mais fama, porém um episódio marcaria as lembranças de Gutz ainda jovem. Griffith, que além de comandante se tornara um grande companheiro para Gutz, vendera seu corpo para um nobre afim de obter recursos para seu bando. Após esta situação, Griffith apresenta a Gutz o seu amuleto, Behelit, conhecido como ovo do rei e que viria a ser um objeto terrível para o guerreiro no futuro. Após ver Griffith fazer o que fez, Gutz finalmente percebera a dimensão do sonho de seu comandante, sonho esse que unira os homens do bando do falcão. O sonho de ter o seu próprio reino.

Anos se passam e o bando do falcão ascende para exército do falcão sobre a bandeira do reino de Midland. Gutz se torna um comandante e Griffith se torna o general do exército do falcão. Muitas coisas aconteceriam neste período, como a primeira batalha entre Gutz e o demônio  Zood, O Nosferato, e o romance entre Griffith e a princesa do reino de Midland (fato ainda não revelado para  a corte), mas houve um acontecimento que marcou Gutz profundamente  e o fez pensar sobre seu futuro, trata-se de uma ocasião em que este ouviu uma conversa entre Griffith e a princesa, esta conversa fez Gutz a abandonar o exército do falcão, não por raiva, mas para que pudesse um dia alcançar o nível ao qual ele pudesse realmente se considerar amigo de Griffith, no entanto a saída de Gutz abala Griffith, que comete um terrível erro e é preso no reino de Midland, enquanto que os remanescentes do exército do falcão passam a ser caçados.

Após 1 ano, Gutz reencontra-se com o bando do falcão que está agora sendo comandado por Caska e que permanecera fugindo durante todo este tempo, porém a volta, mesmo que provisória, de  Gutz levanta o ânimo do bando do falcão, que arma um plano para resgatar Griffith, mas em vez de resgatar um falcão imponente, o que se ver é uma ave abatida, quase morta e essa ave quase morta, usa o poder do Behelit e em troca do sacrifício de todo o seu bando se torna um dos reis dos demônios apóstolos, através de uma cerimônia demoníaca chamada eclipse. Gutz  perde um braço na cerimônia e ainda ver Griffith, agora transformado em Fent, estrupar Caska. Enfim, Gutz e Caska são salvos por um cavaleiro desconhecido e macabro em forma de esqueleto e promete caçar Fent até matá-lo independente de quanto tempo isso demore.

Sobre a obra

Kenpuu Denki Berserk é baseada no mangá Berserk de Kentaro Miura, lançado em 1989 e que continua  a ser publicado, o qual conta a história sobre um espadachim que perdeu um dos braços e que anda pelo mundo caçando demônios atrás de matar seu antigo amigo, que se tornara o rei destes. Esta série de TV corresponde aos 13 primeiros volumes do mangá e apresenta os dois primeiros arcos da história (Black Swordsman e Golden Age).

O anime foi é uma parceria dos estúdios Nippon Television, VAP e OLM. A obra nos leva ao mundo de horror medieval e apresenta de forma brilhante a saga mais humana de toda a série (A era de ouro). O anime se destacou entre fãs do mundo todo com a difusão do mesmo pelos fansubbers e pode quase que ser conhecido como uma das primeiras grandes histórias adultas de anime, não hentais, a obter sucesso através deste meio. O anime fez os fãs ocidentais descobrirem aquilo que os japoneses já conheciam, o incrível mangá de Kentaro Miura.

A animação da série é boa, embora não seja excelente. As músicas internas não se destacam tanto, com excessão de uma ou outra música, mas os temas tanto de abertura quanto de encerramento, em especial o de abertura, fizeram e fazem grande sucesso entre os fãs desta série, que não se restringe apenas aos otakus, mas a um grupo muito maior de  adoradores de histórias undergrounds e fãs de histórias com um teor mais adulto.

O caracter designer é fiel ao traço de Miura que apresenta os personagens de forma mais humana possível e que não tem medo de desenhar cicatrizes ou outras marcas ditas feias e que não entram na maioria das séries de mangá. Kentaro Miura desenha com extremo detalhismo os cenários enas cenas de luta, fato que tornou ainda mais dificíl a produção do anime e principalmente da animação do mesmo. A dublagem combina muito bem com a personalidade dos personagens e entre os dubladores destaco Toshiyuki Morikawa, a voz do Griffith, que dublou também o Dio em Casshern Sins e Também dublou o Dante na série de animação baseada no jogo Devil May Cry, e Yuko Miyamura, a voz da Caska, que é a dubladora da Asuka Langley Soryu de Shin Seiki Evangelion (diga-se de passagem, minha personagem preferida).

O anime de Berserk é bacana, mas possui algumas falhas que costuma irritar os fãs do mangá. A mais perceptível delas é a excessividade de cenas escuras, principalmente na segunda parte do arco da era de ouro, isso se dar provavelmente por um questão de economia na animação em si destas cenas, um dos principais exemplos de cena onde isto acontece ocorre quando Gutz passa uma noite toda batalhando sozinho.

Opinando…

Não sei se perceberam pelo texto, mas falar sobre Berserk é extremamente difícil, ao ponto de em vez de ter resumido a história, eu escrevi quase que um review completo, mas escondi alguns dos detalhes mais marcantes, que vocês descobrirão ao ver o anime ou ao ler o mangá. Tirando a parte das cenas escuras, o anime é razoável, mas o final me revoltou, não por ser ruim, mas porque a parte final da série é muito confusa e por esse alguns outros motivos menos relevantes recomendo bem mais o mangá, porém o anime vale a pena como uma primeira visita a esta obra incrível. Sou fã da música de abertura, Tell me why, cantada pelo grupo Penpals e adoro a dublagem deste anime. Enfim, Berserk é uma das minhas séries de mangá preferidas e para mim é o melhor seinen de luta que já tive, ou melhor, tenho o prazer de acompanhar.

Anúncios

Comentários em: "Kenpuu Denki Berserk" (1)

  1. hezildor disse:

    adorei o comentario, realmente achei otimo vc realmente conseguiu expressar tudo que eu achei do anime e mangá, aliás outra coisa que torna inviável a continuação do anime é a retirada de alguns personagens da série como o punk (o elfo) que aparece com muita frequência no mangá e que tem bastante peso na história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: