O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Dragon Ball


Vamos procurar as esferas dos dragão. Esse é o maior mistério que já vi...

Vamos desvendar as esferas dos dragão. Esse é o maior mistério que já vi…

Esta é a história do garoto Goku e das esferas do dragão, que foi criada pelo mestre Akira Toriyama e que se tornou as séries de mangá e anime mais conhecidas do planeta e um dos maiores ícones da industria do entretenimento nas últimas década ”

Relatando…

Goku é um garoto que tem uma cauda de macaco e possui um bastão mágico que cresce o quanto ele quiser e uma força anormal. Ele foi criado pelo seu avô Son Gohan, que morreu em um evento estranho. A hitória começa quando Goku estava se preparando para comer e é surpreendido por uma garota em uma moto. Ela se chama Bulma e diz que está atrás das esferas do dragão utilizando o radar do dragão que foi construido pela companhia de seu pai. Após uma apresentação estranha com direito ao Goku descobrindo a diferença que há entre o corpo de um garoto e de uma garota. Goku que possuia as esferas do dragão de 4 estrelas, descobre que as 7 esferas do dragão quando unidas dava ao possuidor delas o direito de que um desejo seu fosse realizado. Goku, que sempre havia vivido com seu avô nas montanhas, acaba se interessando por isso e decidi ajudar a Bulma na caça pelas esferas e então a aventura começa.

Na busca pelas esferas do Dragão a dupla passa por diversos desafios, e conhecem Muten Roshi, também conhecido como Kame Senin, e descobre que este foi o mestre de artes marciais do avô de Goku. Ele entrega a Goku uma nunvem dourada que deixa apenas quem for puro voar sobre ela, este é o caso de Goku, embora não seja nem o de Bulma nem o do própio mestre Kame. Além disso Bulma e Goku acabam conhecendo muitas outras pessoas, entre elas Yancha, um grande guerreiro que não sabe como agir perto de mulheres, e o escudeiro de Yancha, Pual, uma criatura que pode se transformar em qualquer coisa, além deles, ele conhece Oolong, um porco que tem a mesma habilidade de Pual e que é um perfeito pevertido (do mesmo jeito que o mestre Kame).

Eles enfrentam diversos inimigos,  passam por muitas lutas e cenas cômicas, e  entre os inimigos que enfrentam está Pilaf, um ser rico que quer as esferas do dragão para dominar o mundo, mas devido ao incidente, todos menos Goku, descobrem  que este garoto com cauda de macaco se transforma em um macaco Gigante que solta raios pela boca ao ver a lua cheia. Finalmente quando as esferas são unidas o deus dragão, Sheng Long, é invocado, mas, antes que Pilaf, ou Bulma, que deseja ter um namorado, façam seus pedidos o porco Oolong pede para que chovam calcinhas e assim é feito. Despois disso as 7 esferas são novamente separadas e são enviadas a cantos distantes no planeta e permanecerão inativas por 1 ano.

Depois que essa aventura acaba goku vai treinar com o mestre Kame e conhece Kuririn, um garoto careca com a mesma idade do Goku e que será seu grande amigo e treinará também com mestre Kame.

Goku ficará cada vez mais forte, procurará outras vezes pelas esferas, enfretará inimigos terríveis, se casará, salvará a terra e deixará muita gente nervosa.

Sobre a obra

A série foi produzida pelo Toei Animation e tem 153 episódios e diversos OVA’s e Filmes. É inspirada nos 16 primeiros volumes do mangá homônimo de Akira Toriyama, este é o segundo sucesso do autor e seu maior sucesso também. A série de TV Dragon Ball conta a história do garoto Son Goku, um garoto que possui uma cauda de macaco e uma força sobre humana, desde sua infância até ele virá adulto. Posteriormente surgiu Dragon Ball Z que conta sobre Goku já adulto (me deterei a falar só isso pois ainda escreverei um texto somente sobre Dragon Ball Z).

Sem dúvida o sucesso de Dragon Ball se deve a dois fatores, priemiro o jeito simples com que Akira une ação, lutas bem boladas e cenas cômicas  e  segundo os personagens. Em Dragon Ball todos os personagens tem um carisma e personalidades únicas, não importa se é mocinho ou vilão em Dragon Ball todos tem algo de interessante e engraçado pra mostrar. Outro detalhe a se destacar é o local onde a história ocorre. É uma terra que une os tempos atuais com conceitos levemente futuristas, onde é possível retirar qualquer coisa de uma simples capsula, mas onde o dinheiro ainda é importante para muitos.

Da parte técnica, podemos ver uma animação dinâmica com algumas falhas, mas que se encaixa muito bem com teor cômico das cenas. O caracter designer é típico das histórias de Toriyama, onde vemos personagens com cabelos estranhos e com diversas cores, corpos meio arredondados e sorrisos largos, estilo esse, eternizado em sua obra anterior, Dr. Slump.  O time de seiyuu se tornou famoso com Dragon Ball. Goku é dublado por Masako Nozawa, que entre outros dubla Kitarou em GeGeGe  no kitarou e Urashima Hina em Love Hina, já a Bulma é dublada por Hiromi Tsuru, a mesma voz de Asuna Kujou em Maison Ikkoku e Meryl Stryfe em Trigun. A trilha sonora com o tema de abertura, Makafushigi Adobencha, cantado por Hiroki Takahashi e o encerramento, Romantiku Ageru Yo,  cantado por Ushio Hashimoto, são temas que marcaram a história de todos os anime songs.

No Brasil Dragon Ball começou a ser exibido pelo SBT no Bom Dia & CIA em 1996, mas a parte do SBT só ia até o episódio 60, o final da luta de Goku contra o asassino Tao Pai Pai, esta parte foi dublado pela Gota Mágica e teve adapitação dos temas de Abertura e Encerramento, reespectivamente chamados de Aventura Mística e Eu te darei Romance. Em 2002 os 153 episódios da série foram comprados pela globo, depois do gigante sucesso que Dragon Ball Z fez na BAND e também na Globo. E foram exibidos na TV Globinho. E em 2006 foi a vez do Cartoon Network exibir no Toonami a série, supostamente dessa vez sem cortes. A série da Globo e do Cartoon foi dublada pela Alámo.

Opinando…

Eu assisti um episódio de Dragon Ball meio que sem querer no SBT e me apaixonei, não queria perder mais nenhum, até o momento a melhor coisa que tinha visto no SBT havia sido Fly, mas Dragon Ball superou e muito. Quando o Dragon Ball Z começou a ser exibido pela Band eu fiquei facinado e todas as minhas lembranças de Dragon Ball tinham voltado. Sempre achei Dragon Ball a  melhor saga da obra do mestre Toriyama. Dragon Ball é o anime que realmente fez o meu espírito de grande fã de anime vim a tona, mesmo eu já tendo visto animes antes e mesmo achando Yuyu Hakusho o melhor anime que passou no Brasil, sem Dragon Ball eu provavelmente não alimentaria esse gosto tão grande por animes que tenho e poderia ter seguido um caminho diferente. Dragon Ball é uma anime incrível e tenho um grande prazer de dizer que o assisti. Vendo Dragon Ball você rirá muito, se sentirá empolgado e torcerá pelo inocente e até meio burro menino macaco que irá crescer e se tornar o grande guerreiro salvador da terra.

Curiosidades

Tem muitas coisas curiosas sobre Dragon Ball e perderia mais de um mês se fosse falar cada uma, por exemplo, vocês sabiam que existem especiais deste anime explicando como se portar no trânsito ou como evitar incêndios. Que existe um filme em live action chamado Dragon Ball: The Magic Begins feito na china em 1989. Como não tenho tanto tempo assim para falar todas as curiosidades que cercam esta série, vou terminar essa sessão simplesmente afirmando que Dragon Ball foi o primeiro mangá a ter um grande sucesso fora do Japão e foi lançado em quase toda a América, em grande parte da Europa e em toda Asia oriental, além de que foi a história que se não abriu o caminho para os animes e mangás fora do Japão, foi com certeza a que fez esse caminho ser usado de fato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: