O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Baccano!


Máfia + Imortais + Quase 20 personagens principais = Baccano!?

Máfia + Imortais + Quase 20 personagens principais = Baccano!?

“Muitos mistérios, muitos personagens e apenas 13 episódios, isso só podia dar mesmo nesta Balbúrdia. E os fãs de bons animes agradecem”

Relatando…

Um casal de ladrões, despreocupado  e divertido está prestes a pegar um trem para ir visitar sua amiga. Um bando de terroristas está prestes a sequestrar uma pessoa importante no trem para trocar por seu líder que está preso. Um grupo de assassinos entra no trem para barbarizar a situação. Um grupo de desgarrados foras da lei está no trem para garantir suas vidas. Um garoto misterioso embarca no trem que pode o levar a sua morte? Um jovem maquinista comanda um trem pela primeira vez. Uma garota habilidosa embarca em um trem para conseguir informações a serem vendidas por um bom preço.

Enquanto isso na Itália, um trio de mafiosos esbanja dinheiro e vivacidade em um bar. Uma garota torna-se líder de uma família mafiosa e procura desesperadamente seu irmão. Um vagabundo tenta ganhar dinheiro na malandragem, mas acaba se envolvendo com as pessoas erradas. Um cientista velho tenta seguir com um experimento misterioso e usa uma garota super hábil e criada por ele para ajudar em tal fim. E um jovem garoto com um futuro promissor na máfia salva uma garota.

Esses são só alguns dos possíveis inícios deste anime, que é cheio de mistérios, de situações perigosas, de situações engraçadas, de personagens carismáticos e já que estamos falando de personagens, só de principais são 18. Isso só podia mesmo se chamar Baccano!, que em Italiano quer dizer Balbúrdia. Ou seja, 18 histórias a serem contadas em apenas 13 episódios e que se entrelaçam em alguns pontos, sendo todas contadas de forma maestral.

Sobre a obra

O anime Baccano! é baseado na light novel homônima escrita por Ryogo Narita,  ilustrada por Katsumi Enami, e que vem sendo publicada desde 2002 pela Dengeki Bunko. O anime é uma parceria entre, a Aniplex que já trabalhou em Naruto, D.Gray Man e Blood + dentre outros animes de sucesso. O Brains Base, que  já emplacou alguns animes de relevante sucesso, como Kurenai, Kamichu! e Durarara!! O Movic, que é um especialista em OVA’s, e que já trabalhou em DNA² e Ah! Megami-Sama. E o D’s Lab cujo Baccano! foi seu segundo trabalho, o primeiro foi o OVA Rensa Byoutou.

Baccano! mistura ação, mistério, comédia, numa história sem ordem cronológica, mas nada que um pouco de atenção não deixe a pessoa que está assistindo nos trilhos, porém para se compreender por completo toda a história é importante que quase todo o anime seja assistido. No entanto esses mistérios acabam sendo um chamativo a mais para que você queira ver sempre o episódio seguinte. O ritmo rápido, mas sem exageros deixa você mais interessado na história a cada episódio. Porém o grande destaque é realmente o fato de a história ter não 1, 2, 3, ou 4 personagens principais, mas na verdade 18, é mesmo difícil de acreditar, os 18 personagens são bem desenvolvidos, por vezes a história deles se entrelaça e você acaba vendo vários pontos de vistas do mesmo acontecimento, além do passado da grande maioria, e até os maiores segredos deles.  Por incrível que pareça os 18 personagens principais e alguns dos secundários são sem dúvida  muito carismáticos, mas possuem personalidades bem divergentes e únicas, no entanto o destaque principal, se é que tem um, vai para o casal Isaac e Mirian que sem dúvida são um dos casais mais nosense da história dos animes e com quem a grande maioria das cenas engraçadas do anime acontece, além de serem eles os que contam o preview dos episódios seguintes.

Só a história e os personagens já faz de Baccano! um anime único, mas ele consegue integrar a isso uma animação muito dinâmica e bem trabalha com poucos erros, uma música pra lá de bem ambientada, onde a abertura,  chamada Gun’s & Roses do grupo Paradise Lunch, e o encerramento,  Calling de Kaori Oda, funcionam em perfeita sintonia com o ritmo da animação. O Grupo de seiyuus é grande, mas grande também é  talento deles. Destaco os dubladores de Isaac e Mirian, respectivamente, Masaya Onosaka (Vash the Stampede em Trigun) e Sayaka Aoki (Minatsu Amakase em Da Capo e A irmã do Kyon em Suzumiya Haruhi no Yuutsu). Devo falar também do character design que não deve desagradar ninguém, pois é muito bem trabalhado e não perde qualidade nem nas cenas mais intensas do anime. Ele ficou ao cargo de  Takahiro Kishida, também responsável pelo character designer em Serial Experiment Lain.  E para finalizar, Baccano! conta também com 3 OVA’s que dão sequência a história do anime e que em termo de qualidade técnica chega a ser até superior em alguns pontos, mas no geral está no mesmo patamar da série de TV.

Opinando…

Baccano! é um daqueles animes que você nunca imaginou que poderia existir e que te surpreende a cada episódio, não só pela qualidade técnica, mas principalmente pela qualidade da história. Eu pensava no início que o anime complicava demais as coisas, mas depois de três episódios eu percebi que ele não complica as coisas, ele as torna mais interessantes e com isso te prende a ele de forma que você se sente obrigado a ir até o fim. Eu não digo que é um anime de altos e baixos, mesmo tendo alguns episódios melhores que outros, porque ele não baixa o nível ele no máximo volta ao nível anterior que já era muito bom. Por isso eu indico Baccano! a todos acima de uns 15 anos, afinal ainda é um anime com assassinatos meio brutais, nada menos esperado da máfia. Quem curte anime de máfia vai achar esse um dos melhor animes que já viu. Com certeza é um dos melhores do ano em que foi lançado e olha que 2007 foi um ano glorioso para os animes.

Curiosidade

Baccano! por si só já é um anime curioso, mas pra não deixar esta sessão passar em branco, cito o fato de ele ter recebido um mangá de 2 volumes publicados em 2006 e em 2008 pela Media Works na revista Dengeki Comic Gao (uma revista especializada em mangás mais undergrounds) com o título de Baccano! 1931 The Grand Punk Railroad.

Anúncios

Comentários em: "Baccano!" (4)

  1. Makoto-kun disse:

    Cara, Baccano me surpreendeu muito a cada episódio. Pra mim ele vai numa crescente, e essas várias histórias paralelas fazem com que o último episódio tenha não um, mas vários ápices, sendo um dos eps mais emocionantes que vi na vida. Pra mim, mesmo num ano tão especial como foi 2007, com tantos excelentes animes, Baccano! foi o que mais gostei de todos. Torço muito para que os demais livros sejam animados.

    Obs: Não sabia que havia um mangá de Baccano!

  2. Olá
    Tudo bem?

    Sou o líder do Kotatsu Shinbun (http://kotatsushinbun.blogspot.com/). KS, como é conhecido, é um blog-revista com o objetivo de “mostrar uma visão mais geral e variada desse extenso universo, saindo um pouco daquilo que está na moda. Ou seja, queremos ser uma publicação voltada a quem realmente gosta animes, mangá e cultura japonesa.”

    Gostaria de saber se você tem interesse em ajudar no site, pois suas postagens são bem interessantes e ajudariam em muito nossa equipe. Damos liberdade para que cada membro decida o que vai escrever, deixando-os sugerir as matérias antes delas serem escritas e publicadas. Sua ajuda seria sem dúvida muito bem-vinda.

    Agradeço pela a atenção em ler o e-mail.

    Aguardo retorno.

    PS: se tiver moderação de comentário não precisa aceitar esse.

    e-mail para contato: kotatsushinbun@hotmail.com

  3. Warlen disse:

    Baccano! encantou-me desde a abertura e a história foi fantástica, única… Muitas personagens, muitos mistérios e muita ação deram certo! Ainda torço por uma segunda temporada… Sinceramente, podia fazer outro post a falar do Baccano, por isso, simplesmente vejam porque vale a pena!!

  4. Flávio disse:

    Descobri Baccano! graças ao se artigo aqui no site!
    Realmente é um dos melhores animes que já assisti! Uma história original e que o envolve de uma maneira, que vc não vai querer esperar nem 1 minuto para ver o próximo episódio!
    Parabéns pelo site, e continue com as ótimas análises!!!

    PS: Próximo anime que vou assistir, graças ao artigo aqui publicado: TOKYO MAGNITUDE 8.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: