O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Comic Party


61434m

“Este anime mostra que o mundo dos doujins é muito mais que histórias cheias de apelo sexual. Um plano para dominar em que nem o cérebro (de Cérebro e Pink) pensaria e que mudou a vida de um garoto cheio de talento”

Relatando…

Kazuki Sendou era um jovem colegial sem pretensões na vida. Desde criança conhece sua colega de turma e melhor amiga Mizuki Takase. Ele nunca pensou sério sobre o que queria fazer no futuro, mas tudo muda quando seu colega de classe Taichi Kuhonbutsu, um otaku excêntrico que tem pretensões de dominar o mundo, o apresenta um novo mundo do qual Kazuki nunca pensou em ser parte e o qual era desprezado por sua amiga Mizuki, o mundo dos Doujinshis*. Taichi convida Kazuki a se unir a ele em seu plano de dominar o mundo através doa criação de doujinshis. Kazuki sempre desenhou bem e gostou de escrever histórias, mas não se sentiu interessado pela proposta até conhecer o Comic Party** (ou Comic Fest), o maior evento de doujinshis do Japão que acontece duas vezes ao ano e que leva centenas de milhares de otakus  a visitarem um espaço onde o principal produto à venda são os doujinshis feitos pelos mais diversos círculos*** e com os mais diversos temas.

Apesar de assustadora, a idéia de participar de um evento como este vendendo uma história escrita e desenhada por ele (pois Taichi nao desnha nem ajuda em nada, apenas aparece dos jeitos mais estranhos possíveis para dizer suas frases de efeito) começa a se fincar na mente de Kazuki até  que ele decide tentar e então surge o círculo dele e de Taichi, nomeado por este último como Brothers 2…

Comic Party é um anime que lhe apresenta o mundo dos doujins e do mais famoso evento otaku do mundo, você será apresentado não só aos mais diversos doujinshis, mas conhecerá todo o trabalho que tem um criador de doujins. Além disso, conhecerá através dos mais variados personagens (a grande maioria garotas), o trabalhos das gráficas que trabalham com este tipo de material, o trabalho de organização de um evento como o Comic Party e parte do universo dos cosplays e das seiyuus, além de conhecer uma gama de personagens únicos, divertidos, contagiantes e carismáticos. Comic Party é uma anime que mostra uma grande parte do mundo dos otakus japoneses, pelos olhos de criadores de doujins, de otakus e de não otakus e de todo mundo que está envolvido com doujins. Um anime com muita comédia e com um ótimo enredo.

Que tal conhecer mais sobre o mundo do doujins e ainda se divertir com isso?

Sobre a obra

Comic Party e sua continuação Comic Party Revolution, são baseados em um jogo (eroge****) lançado para PC pela Leaf e pela Aquaplus em maio de  1999, e que teve um manga publicado na Dengeki Daioh com 5 volumes e com autoria de Sekihiko Inui. A primeira série de animação foi lançada em abril de 2001 pelo estúdio  Oriental Light em Magic, foi dirigida por Norihiko Sudo  e contou com 13 episódio e mais  4 especiais. Esta animação conseguiu bem menos fãs que o jogo, porém teve uma continuação chamada Comic Party Revolution lançada em abril de  2005, esta nova versão mudou drasticamente a estética, tanto o caracter designer como a narrativa mudou, além de que até o epsiódio 4 foi produzida pelo estúdio  Chaos Project e dirigido por Jun’ichi Sakada, e a partir do episódio 5 teve uma mudança de estúdio e diretor, o estúdio passou a ser o Radix e a direção ficou a cargo de Mitsuhiro Tougo.

A mudança de estúdio agradou aos fãs da série, mas a nova estética demorou um pouco a ser bem vista, mesmo assim tanto a primeira série quanto sua continuação merecem aplausos, por apresentar uma obra única que misturou o clichê com uma história bem humorada e, acima de tudo, bem contada.

A primeira temporada focou no conhecimento do mundo dos doujins por Kazuki e nas dificuldades por que este passa até de fato aceitar seu gosto pela criação dos doujins, neste meio tempo somos apresentados a uma gama de personagens  bem diferentes e que mostram a cada episódio um pouco mais do universo otaku, além disso, a história mostra a dificuldade que Mizuki tem em aceitar que Kazuki faça parte deste novo mundo que ela tanto desprezava.

Já a segunda temporada apresenta o amadurecimento de  Kazuki como criador de doujins  e como Mizuki acaba por se tornar parte do mundo otaku através dos cosplays, além de mostrar histórias em separado com as demais personagens e contar com um final bem interessante.

Apesar de os seiyus dos personagens serem mantidos na segunda temporada, tudo mais muda em relação a primeira, é quase como se assistissemos uma nova história, porém a continuação segue bem seu papel de continuação e é bem agradável.

Nas duas temporadas as músicas que componhem a trilha sonora do anime são divertidas e combinam como o mesmo, mas nenhuma se destaca muito. O caracter designer da primeira temporada tem grandes diferenças em relação ao jogo, porém deve agradar aqueles que só viram o anime, já o da segunda temporada tenta mostrar um designer mais parecido com o do jogo lançado para dreamcast em 2003, mas em contrapartida não agradou tanto aos fãs da primeira temporada da animação. Koichi Taguchi  assina o caracter designer da primeira temporada e Kenichiro Katsura o da segunda.

A animação da primeira temporada é um pouco fraca, mas no geral não atrapalha o ritmo da história, já na segunda, a animação melhora bastante, o que é bem perceptível nas cenas de apresentação de cosplay e nas que os protagonistas fazem alguma atividade esportiva. Quanto a dublagem tem um time bem conhecido com algumas excessões, em especial,  Riko Sayama a dubladora de Mizuki Takase que tem essa personagem como seu único grande papel. Entre os seiyus conhecidos estão Kouichi Tochika (Neji Hyuuga em Naruto), o dublador de Taichi  e Masami Kikuchi( Tenchi em Tenchi Universe e Joe Kido em Digimon) na voz de Kazuki.

Opinando…

Eu sou pouco confiável para falar sobre animes que mostram o universo otaku, mas devo dizer que Comic Party me agradou bastante, apesar do ar de harem clichê, ele tem uma história bem divertida e interessante, além de personagens bem diferentes e carismáticos, ele até pode servir como uma base para conhecimento sobre o universo dos doujins japoneses. O ritmo e os episódios da primeira temporada devem agradar aqueles céticos que acham que anime otaku implica em ecchi e por isso não é bom, pois há poucas ou nenhuma cena com teor sexual, já a segunda temporada apresenta um pouco mais de ecchi (ou moe), mas nada que atrapalhe o ritmo da narrativa.

No geral Comic Party é aquele anime que você assiste sem esperar nada de mais, mas quando ver já tá passando a madrugada emendando um episódio no outro. É um anime que deve divertir aos fãs de animes sobre universo otaku, aos fãs de harem e aqueles que gostam de uma comédia leve.

Curiosidade

Dentro de Comic Party há diversas referências a To Heart, um outro jogo da mesma empresa produtora de Comic Party e que  teve  uma série de animação com três temporadas

*Doujinshis ( ou Doujin), são histórias em quadrinhos no estilo mangá feita por fãs geralmente com teor sexual, e baseadas em obras de mangá e/ou anime famosas, porém podem ser tambéns trabalhos completamente originais.

**Comic Party (ou Comic Fest, ou ComiPa, ou Comifes) é o maior evento de doujins do mundo, ocorre duas vezes por ano em Tokyo e reúne em seus dois dias de evento mais de cem mil pessoas.

***Círculo é como se denomina o grupo formado pelos criadores do(s) doujin(s) que apresenta o(s) mesmo(s) no Comic Party

****Eroge ou Galge é um outro nome para jogos ecchis e para os famosos jogos hentais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: