O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Slam Dunk


Ike Ike Shohoku

“Um dos animes de esporte mais aclamados da história. Slam Dunk mistura romance, comédia e basquetebol para criar uma emocionante e empolgante história de superação e de companheirismo. Um marco dos animes e mangás de esporte que conquistou fãs em todo o mundo. “

Relatando…

Sakuragi Hanamichi é um garoto que sempre teve fama de mal devido a sua altura e ao seu cabelo ruivo (coisa realmente incomum no Japão), Além disso, ele é um Brigão que nunca foi derrotado em uma luta, porém ele costuma brigar para tentar esquecer suas desilusões amorosas, afinal não é qualquer um que é rejeitado 50 vezes durante o período escolar. Ele sonha em ter uma linda namorada, mas as garotas costumam se assustar devido sua fama. Ao entrar no colegial ele começa a cursar junto de seus amigos  o colégio Shohoku e lá conhece Haruko uma garota muito bonita que não tem medo de Sakuragi. É a amor a primeira vista (como sempre), e por causa dela Sakuragi passa até a praticar basquete, o esporte preferido de Haruko, mas sua jornada para se tornar uma estrela de basquete e assim conquistar a garota de seus sonhos tem dois grandes rivais no caminho, o primeiro é Rukawa Kaede, um garoto que foi considerado a estrela do basquete ginasial, ele é a pessoa de quem Haruko gosta, e é também a nova esperança do time de basquete do Shohoku. O outro rival é Akagi Takenori, o capitão do time de basquete e irmão mais velho de Haruko, ele odeia o jeito como Sakuragi despreza o basquete, mas também será quem colocará Sakuragi na linha e quem mostrará a Sakuragi como é difícil ser um verdadeiro jogador de Basquete, além disso,  ele é maior que Sakuragi nada que intimide o campeão da rejeição, tanto que o mesmo criou o “carinhoso” apelido de Gori (Gorila) para Akagi, apelido que acaba sendo usado por outros personagens ao decorrer da série . E só para constar o Akagi não gosta de ser chamado por tal apelido.

Sakuragi acaba se unindo ao time de basquete do Shohoku, e se auto entitulando a estrela do time, porém ele não sabe nada sobre as regras do basquete e a princípio acaba sendo o excluído do time e treinando apenas o básico, o que o deixa extremamente irritado, pois ele sente que tem que jogar e mostrar que é melhor que o Rukawa (O que não é verdade) para impressionar a sua adorada Haruko chan.

Em um ano Sakuragi mostrará o quão idiota é, mas também o quanto esforçado e junto com os outros membros do time de basquete do Shohoku enfrentará verdadeiras batalhas de tirar o fôlego contra os outros times do colegial. Ele será expulso muitas vezes, fará novos rivais, será motivo de piada de muita gente, mas também será quem vai mudar o time de basquete do Shohoku e talvez quem o levará a grandes vitórias.

Será que Sakuragi se tornará realmente um grande jogador? Será que ele fará o tão famoso Slam Dunk*? Será que ele conquistará o coração da jovem Haruko? Ou será que conseguirá sua 51ª rejeição? E o que acontecerá com o time de basquete do Shohoku? Isso só assistindo o anime pra conferir, mas pode ter certeza que assistir Slam Dunk será uma das experiências mais divertidas e agradáveis que você terá ao assistir algo (Não só animes, mas entre tudo que você possa assistir).

Sobre a obra

Slam Dunk é baseado no mangá homônimo de Takehiko Inoue, conta com uma série de 101 episódios, que foi ao ar entre  1993 e 1996, e com 4 filmes todos produzidos pela Toei Animation. O diretor da Série de TV e também diretor do primeiro filme foi o Nobutaka Nishizawa.

Slam Dunk é um anime que foca bastante nos personagens  e no conteúdo da história, a forma como Takehiko descreve seus personagens no mangá foi brilhantemente transferida para o anime. Slam Dunk contém uma receita que até hoje é usada e que sempre faz sucesso, personagens pra lá de carismáticos, comédia bem trabalhada e disputas de tirar o fôlego. Não tem como não torcer e também rir de Sakuragi, por vezes até sentir a raiva que ele sente do Rukawa. Não só o Sakuragi, como o Akagi, o Rukawa, e vários outros personagens se destacam na série. Apesar da boa comédia, e dos personagens marcantes um dos pontos mais chamativos do anime é a forma como as partidas são bem trabalhadas, Não importa se as partidas duram 1 ou 5 episódios toda partida é única e de tirar o fôlego. Além disso toda vez que é comentada uma nova regra do basquete ela é explicada de uma forma bem divertida, o que é um muito bom para os que não conhecem muito bem este esporte.

O Caracter Design de Masaki Sato (Kinnikuman Nissei, Músculo Total 2) pode não agradar a todos por ser um tanto rabiscado, mas é inegável que ele encaixa-se muito bem na história. Outro destaque é a utilização dos efeitos visuais, Slam Dunk não possui uma arte sensacional, mas a equipe de animação soube usar muito bem os efeitos visuais e com isso compensa boa parte da animação de algumas cenas mais agitadas, o que dar a sensação de se ver uma cena impactante no mangá, algo que agrada muito mais que desagrada.

O time de Seiyuus é composto por dubladores experientes e que fazem um trabalho sem falhas e marcante, é difícil imaginar como seria qualquer personagem do anime se a voz fosse outra. Destaco Hikaru Midorikawa (Zelgadis em Slayers, Mikagami em Flame of Recca e Tenshihan em Dragon Ball Kai), Takeshi Kusao (Trunks em Dragon Ball Z e  GT, Dororo em Keroro Gunsou) e Akiko Hiramatsu (Miyuki Kobayakawa em You’re under arrest e Fuuko em Flame of Recca) respectivamente Rukawa, Sakuragi e Haruko.

Por último a trilha sonora é um destaque a parte, ela adiciona mais emoção as cenas e realmente tem uma qualidade superior a de muitos animes, os temas de abertura encerramento também combinam bastante com a série e com os filmes. De fato o Diretor de Música Takanobu Masuda e sua equipe fizeram um grande trabalho.

Opinando…

Slam Dunk é um daqueles animes que não importa o quanto falem bem, você provavelmente vai sentir que ele é melhor ainda depois de ver. Assistir Slam Dunk é extremamente divertido e empolgante. Ele de fato consegue as três coisas que toda história de esporte precisa ter, a superação dos personagens, um personagem principal incrível e a sensação de que você tem de que depois de vê-lo você precisa jogar basquetebol nem que seja um pouco.

Curiosidade

Os filmes de Slam Dunk são histórias originais e todos tiveram diretores diferentes. O diretor do 1º filme  foi o mesmo diretor da série de tv de Slam Dunk, o do 2º filme trabalhou em Dragon Ball e Sailor Moon, o do 3º filme foi o diretor de Yu-gi-oh! e o do 4º filme trabalhou em Galaxy Express 999 que por acaso foi dirigido pelo diretor da série de TV e do primeiro filme de Slam Dunk.

* Slam Dunk – É o nome da jogada de basquete que consiste em o atleta encestar a bola com uma só mão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: