O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Summer Wars


O que você fez no verão passado? Eles salvaram o mundo!

” A guerra mais incomum e mais interessante que já foi animada!”

Relatando…

No futuro foi criado um mundo virtual onde as pessoas podiam se conectar e viver usando avatares, neste mundo virtual você pode ser o que quiser. A popularidade deste mundo virtual é tanta que cada vez mais empresas estabalecem seus negócios dentro deste mundo e ele foi crescendo ao ponto de se conectar a todos os sistemas eletrônicos do planeta. Este mundo é chamada de OZ. Um jovem chamado Kenji Koiso que é extremamente habilidoso com matemática genrencia parte de OZ. Porém para ele OZ sempre foi um mundo virtual no qual ele podia passar o tempo e nada mais, mas um verão mudou tanto OZ quanto o mundo real, quanto Kenji.

Natsuki Shinohara, a senpai de Kenji, precisava que uma garoto a ajudasse e devido a certas circunstâncias Kenji foi o felizardo, felizardo porque Natsuki é a garota mais bonita e popular que ele conhecia, uma garota que todos os jovens da idade de Kenji iria querer ter como namorada. Natsuki pede para Kenji fingir que é seu namorado para sua família durante um fim de semana.

Ao chegar na casa da família de Natsuki, uma casa grande e afastada da cidade, ele se depara com pessoas bem diferentes. Apesar de se sentir deslocado Kenji acaba, como prometido,  por se passar pelo namorado de sua senpai.

Tudo andava calmo, até Kenji receber uma estranha mensagem com um código matemáico difícilimo de decifrar, mas quase que inconscientemente ele começa a resolver o problema, mal sabia ele que aquele código destravaria as defesas de OZ e daria a uma poderosa  IA o poder para controlar este mundo virtual. Após descobrir isto ele começa uma batalha para salvar OZ desta IA.

Nesta batalha ele acaba contando com a ajuda do primo de Satsuki, Kazuma Ikezawa, que controla King Kazuam o avatar onhecido como o mais forte de OZ. O que Seiji não esperava é que o verdadeiro objetivo da IA não era OZ, mas sim causar a destruição do mundo usando OZ para controlar armamentos Atômicos. Então Kenji, Kazuma e toda a família de Natsuki começam uma guerra que decidirá o destino de OZ e de toda a Humanidade.

Uma história tão incomum quanto incrível. Uma animação que só assistindo para entender. Descubra como Seiji, Kazuma e Natsuki farão para tentar salvar o mundo. Será que Seiji conquistará Natsuki? Ou será que Natsuki continuará apaixonada por… Assista Summer Wars e descubra.

Sobre a obra

Summer Wars é uma animação original produzida pelo estúdio MadHouse e dirigida por Mamoru Hosouda (Toki wo Kakeru Shoujo). Summer Wars foi escolhido pela crítica e pelos fãs como o melhor fime de 2009 e ganhou o 33º prêmio da academia japonesa desbancando nomes como: “Doraemon: Shin Nobita no Uchū Kaitakushi” e “Evangelion 2.0: You can (not) advanced”.

Summer Wars possui um roteiro que além de original é sem dúvida seu ponto forte, a história é ao mesmo tempo clichê (o garoto que tenta salvar o mundo e ajudar a garota de quem gosta) e completamente diferente de tudo que se viu. O roteirista Satoko Okudera conseguiu criar uma história que envolve o espectador o tempo todo. Os personagens possuem personalidades completamente diferentes umas das outras, você verá  um garoto tímido e bom em matemática, uma garota impulsiva que possue um amor platônico secreto, uma senhora velha que haje como uma verdadeira general, uma garota extremamente forte, mas introspectiva, além de muitas outros. Em certas horas você se ver assitindo a uma cena familiar, um jantar em família, ou uma briga entre parentes, em outro você presencia uma batalha em um mundo surreal que decidirá o futuro da humanidade.

O caracter designer dos personagens lembra uma mistura de “Toki wo Kakeru Shoujo”  com o “5 Centimeters Per Second” de Makoto Shinkai. É dificíl não ser gostar do Caracter Design de Summer Wars. Apesar do bom Caracter Design, o que realmente chama atenção são os cenários e os efeitos visuais, principalmente de OZ. Há cenas com diversas cores e outras com poucas cores, mas sempre muito bem encaixadas no roteiro. A riqueza de detalhes dos cenários é impressionante. OZ lebra o Second Life mais seu visual o torna um mundo virtual completamente diferente de tudo que já existiu e que provavelmente existirá. Se o visual é espetacular e o roteiro é genial a animação não fica para trás, desde a as cenas de batalha em OZ, até cenas dramáticas e as cenas intensas como a briga de família é tratada com um detalhamento dificíl de se ver em um longa de animação.

Os efeitos sonoros e a trilha seguem os demais atributos e aumenta a imersão do espectador, mesmo nas cenas em OZ. Um destaque especial para a música tema de OZ, “OZ, The Virtual City”. Simplesmente um trabalho brilhante de Akihiko Matsumoto.

Por último a dublagem do anime segue sem falhas e com vozes muito bem escolhidas, destaque para o seiyuu de Kenji, Ryunosuke Kamiki (Boh em A viagem de Chihiro e Markl em Howl’s Movie Castle), um jovem de apenas 16 anos que ficou bastante conhecido ao interpretar Kyuu, o personagem principal da versão Live action do mangá Tantei Gakuen Q.

Opinando…

O filme é incrível e não é a toa que ganhou todos os prêmios que ganhou, ele sem dúvida deixa a pessoa que o assiste vidrada o tempo todo, é um filme com o qual  não tem como não se empolgar. É visualmente lindo, é bem animado, tem personagens incríveis e um roteiro que ao mesmo tempo é clichê e absurdamente incomum, uma história genial. Eu diria que é um filme que se fosse 3D  seria visualmente tão impresionante quanto o Avatar do James Cameron, com a diferença que Summer Wars tem tanto personagens quanto roteiro 100 vezes melhor que o de Avatar.

Curiosidades

O filme ganhou diversos prêmios tanto dentro quanto fora do Japão, além do já citado prêmio de Melhor filme do Ano, ele ganhou por exemplo 5 dos  sete prêmios principais do Tokyo Anime Fair’s, Melhor Diretor, Melhor História Original, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Caracter Design (Design de Personagens).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: