O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Haunted Junction


Dificíl saber quem são mais estranhos, os exorcistas ou os espíritos.

“O que o líder do conselho estudantil, uma miko exorcista e um budista que incorpora espírito podem fazer juntos? Claro que a resposta é proteger a escola. E se eles fossem ajudados por mais 7 espíritos nada comuns?”

Relatando…

Asahina Mitsuki, Kazumi Ryudoe Harima Houjou são os membros do sagrado concelho estudantil da escola Saitou. Asahina é uma Miko* especializada em exorcismo, Kazumi é o filho de um monge budista que possui um incrível poder espiritual que atrai os espíritos e que lhe dar a capacidade de incorporá-los. E Harima é o líder do conselho estudantil que apenas consegue ver fantasmas, mas que, devido a seu cargo, é o guardião dos sete emblemas dos espíritos protetores da escola, emblemas que o dão  a capacidade de invocar estes espíritos caso preciso. Até aí parece um grupo que combate espíritos maus como os de diversas outras histórias, a diferença é que Asahina além de Miko, é uma garota impulsiva e shotacon, ou seja, ela tem tara por  garotos mais novos (em geral que tenham por volta de 10 a 12 anos de idade). Já Kazumi é um garoto facilmente influenciavel e que não consegue controlar muito bem sua habilidade o que acaba fazendo seu corpo ser usado por quase todo espírito que aparece, além disso,  é apaixonado por Hanako, o espírito que mora em um dos banheiros da escola. Harima odeia seu trabalho de lidar com fantasmas, mas suas tentativas de se demitir ou se transferir para outra escola são constantemente sabotadas pelo diretor.

Esse grupo em si já parece hilário, mas some a ele os espíritos protetores da escola  que são: Nino o espírito da estátua de Ninomiya Sontoku**, tem aparência de um garotinho de 12 anos, o que o faz ser constantemente perseguido por Asahina. Aka Manto Kamen, um fantasma que usa uma capa vermelha e uma máscara vermelha e branca, nem uma mulher que o veja resiste a seu charme com excessão de Asahina. Odoru Kyoujin, um fantasma gigante que vive no ginásio da escola. Bones Suzuki e Haruo Sato, dois espíritos que correspondem a um só, eles vivem no lanoratório de ciências, um tem aparência de um esqueleto e o outro a parência de um boneco humano com os músculos e orgãos a vista. Kagamiko, uma garota que vive nos espelhos e que raramente aparece. Hasegawa Hanako, a famosa garota que vive no banheiro, sua beleza a torna muito popular com os garotos, e principalmente com Kazumi. E por último o Rijichou, ou seja o diretor da escola Saitou é o sétimo espítirito protetor desta, ele constantemente tenta fazer Harima mudar de idéia e sempre acaba com os planos de Harima de deixar a escola.

Sem dúvida Haunted Junction tem uma combinação de personagens bem incomum. Haunted Junction mostra as diversas missões e o dia a dia do sagrado conselho estudantil da escola Saitou. Que desafios o sagrado conselho estudantil terá que enfrentar? Conseguirá Harima ser transferido? E será que o probre Nino conseguirá se livrar de Asahina? Só vendo o anime pra descobrir. Haunted Junction é uma comédia insana e surreal que pode prender sua atenção e lhe fazer dar boas gargalhadas.

Sobre a obra

Haunted Junction é uma anime  de 12 episódios que foi exibido em 1997 e que se baseia no mangá Homônimo de Nemu Mukudori. Foi produzido pelo estúdio Deen e dirigido por Yuuji Mutoh (Green Green e Ultimate Girls).

Os dois pontos fortes da série, são o roteiro e os personagens, o roteiro é insano e faz piada com as situação mais inesperadas, mostra do incrível trabalho de Mukudori. Apesar da escola ser o cenário central é utilizada praticamente toda a cidade onde moram os protagonistas como local para as cabulosas missões enfretadas pelo Sagrado conselho estudantil do colégio Saitou. Além de um roteiro cheio de boas piadas, Haunted Junction conta com personagens pra lá de estranhos. É dificíl não ficar impressionado com o quão incomum são a maioria dos personagens. Todos possuem seu charme e sua empatia que torna a comédia mais suave e fácil de ser aceita pelo público. Não só as situações pelos quais os protagonistas passam são engraçadas, mas os protagonistas em si são uma grande piada e ao mesmo tempo não deixam de ser os grandes heróis.

O Caracter Designer tanto do anime quanto do mangá não são um ponto muito forte, não possui nada de especial, mas também não é ruim. A animação é boa embora também não seja incrível, ela combina com as situações enfrentadas pelos personagens. A trilha sonora é agradável o que torna o anime ainda mais divertido e tanto o tema de abertura, “Kokoro ni Watashi ga Futari Iru” quanto o de encerramento, “Tremolo”, ambos de Yukie Nakama, são bem agradáveis e combinam com os vídeos que os seguem.

A equipe de seiyuus não possue grandes nomes, mas faz um trabalho excelente. Destaque para a dubladora da Asahina, Yukie Nakama que também é cantora dos temas de abertura e encerramento do anime, ela é famosa por ter interpretado Yamaguchi Kumiko (Yankumi), a protagonista de Gokusen, nas três temporadas da versão em Live Action deste Mangá/Anime.

Um dos maiores problemas da série, talvez o maior, é quantidade de episódios, o que tornou impossível que o anime tivesse a mesma pronfudidade e a mesma qualidade do mangá que possui 13 volumes ao todo.

Opinando…

Insano, surreal, genial, extremamente divertido, são alguns bons adjetivos para este anime. Ele me fez rir de todos os seus 12 episódios. Pena que foram apenas 12, pois o mangá possui muito mais história que a versão em anime, mesmo assim é um anime recomendadíssimo, principalmente para quem gosta de dar boas  risadas.

Curiosidade

Alguns personagens que aparecem no mangá não chegam aparecer no anime, os princpias deles são, o Oitavo espírito, Betouven no Shouzouga, um versão caricata do famoso músico Ludwing van Bethoven que habita  sala de música do colégio Saitou, e o quarto protagonista, Shingo Oumi que apenas aparece no segundo volume do mangá e se torna personagem fixo no 3º volume.

*Miko – Sacerdotiza shintoista.

**Ninomiya Sontoku – Famoso líder agrícola, filósofo, moralista e economista que viveu no século 19.

Comentários em: "Haunted Junction" (3)

  1. Caraca! xD Haunted Junction, pensei que fosse uma das poucas criaturas que gostassem dessa série. Eu só vi alguns episodios de anime há alguns anos atrás e curti muito ^^ eram beem divertidos.
    Nossa você tem os mangas? >< esse cm certeza eu devorava em poucos dias xD

  2. No tenho os mangás nãos, aliás nem chegaram a ser lançados em português. Fico feliz de ver mais uma pessoa que curtiu essa série, são poucos esmo que parecem tê-la visto, tanto que até mesmo no My Anime List o número de mebros que o vi não foi muito. Queri também ler o mangá, uma pena que as chances de sair por aqui são poucas e eu nõ sou muito de me arriscar em scanlators estrangeiros.

  3. Illy-chan HimuraWakai disse:

    Olá, Kyon! Boa tarde ^~

    Sou fã de Haunted Junction desde que o assisti, por volta de 2000/2001 ainda com as fitas de um clube de animes de Brasília/DF.

    Ainda tenho as fitas todas aqui comigo, pois AMEI a série, porém já não possuo mais um video cassete… ^^

    Ando louca faz anos pela série para dar donwload, mas não consigo encontrar, é terrível TT___TT

    Será que vc sabe de algum site/fansuber/blog/Torrent, enfim, qualquer um de onde eu possa baixar a série?

    Pode ser em QUALQUER tipo de arquivo, não me importa *__*

    Se vc puder me ajudar, irei agradecer muitíssimo \o/

    Um enorme abraço de panda de outra fã brasileira de Haunted Junction ^~

    Illy-chan

    p.s.: GOSTEI MUITO de sua resenha /o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: