O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Eve no Jikan


Não discrimine os robôs!

“Are you enjoying the Time of Eve? Conheça o café onde todos entram, mas é proibido rotular os outros.”

Relatando…

Eve no Jikan se passa em um Japão futurista (mas nem tanto) onde o uso de robôs humanóides já se tornou comum. O protagonista (Rikuo) dispõe de uma andróide (Sammy) como empregada. De repente, ele percebe algo suspeito nos logs de Sammy: em meio à rotineira massa de números que registra movimentos há uma frase estranha: “Are you enjoying the Time of Eve?” Para tentar resolver o mistério, Rikuo e seu colega de classe Masaki seguem Sammy até o local que ela estava frequentando por vontade própria, o café Eve no Jikan, cuja grande regra é a eliminação das diferenças entre humanos e robôs. Para tentar entender a atitude de Sammy, Rikuo se torna um frequentador do café, onde várias surpresas o esperam.

Temática, opinião e detalhes

Eve no Jikan (pode-se traduzir como “a hora de Eve”, onde esse “eve” deve ter um sentido sobre o qual não tenho certeza no momento) traz sutilmente a questão do ser e do parecer, abordada por vários filósofos (inclusive meu favorito, Jean-Paul Sartre), com uma cara mais atual e concreta, ou seja, eu já devo ter assustado os leitores nas primeiras palavras do leia mais, mas o anime não chega a fazer isso! No lugar disso, cativa com sua composição gráfica impressionante, personagens envolventes e a repetição de uma frase de efeito quase mágico, preciso dizer de novo qual é?

Essa cara atual e concreta está ligada à Inteligência Artificial, que com suas promessas traz a dúvida sobre o que o ser humano tem de especial…e a resposta mais temida é “nada”. Surgem também questões específicas como a dos efeitos e possíveis brechas das clássicas leis de Asimov (3 leis da robótica) , a da ética no uso de tecnologia e a do amor (sexo sem amor??) entre humanos e robôs.

A temática do anime nos convida a rever nossas fronteiras lógicas enquanto acompanhamos o drama de cada personagem, incluindo um robô que, diferentemente dos outros frequentadores do café, obviamente é um robô e nem mesmo parece pensar como um humano, mas se influencia pela regra e exige ser tratado como um.

<spoiler>

O final do anime não é conclusivo e traz uma ameaça ao café em si, o que deixa espaço para uma bela continuação (ou uma daquelas que estragam tudo! XP) , que pode vir em forma de anime ou apenas de mangá (mais provável).

</spoiler>


Anúncios

Comentários em: "Eve no Jikan" (5)

  1. Você disse tudo, muito bom o texto!

  2. Nanda disse:

    Lendo o texto, realmente deu vontade de assistir e, sei lá porque, me lembrou Paranoia Agent, com todo aquele ar de mistério com uma moral por trás que te deixa doidim xD

    Ótimo texto =D

  3. mimi disse:

    Gosto mais de chobits

  4. vai ter com tinuaçao de eve no jikan

  5. eu olhei e achei muinto legal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: