O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Sniff Sniff

Relatando…

Mahou shoujos perdem? Mahou shoujos morrem? Mahou shoujos são devoradas? Minha imagem sobre mahou shoujos agora se divide no antes do episódio 3 de Madoka Magica e no depois do episódio 3 de Madoka Magica.

…o episódio 3

Nos episódios anteriores vocês conheceram as heroínas da série e tabus dos mahou shoujos infantis, como o fato de a principal não usar armas de fogo, foram quebrados e dava-se início a um mahou shoujo um pouco sombrio, mas tudo isso não era nada comparado ao que ocorreu neste episódio.

Após Madoka e Sayaka receberem o convite de Kyubey para se tornarem mahou shoujos elas começaram a acompanhar Mami em suas batalhas contra as bruxas, com isso começaram a se convencer de que seria uma boa idéia virarem mahou shoujos também, porém ainda não sabiam que desejo pedir para Kyubey realizar. E o episódio começa de fato com o questionamento de Sayaka se ela poderia usar seu desejo para outra pessoa. A conversa segue com um tom sério e termina com um impasse quanto a isto e mais que a dúvida de Sayaka sobre usar seu desejo em pro de outra pessoa, descobrimos um pouco sobre o passado traumático de Mami,  e descobre que se tornar uma mahou shoujo foi última opção que esta teve para permanecer viva.

Na cena seguinte, sem a presença de Sayaka e Madoka, Akemi (a mahou shoujo revoltadinha) começa a trocar hostilidades com Mami que retribui a altura. Tudo estava se arrumando para um  confronto futuro entre as duas.

Após algumas cenas sem muita importância chegamos as cenas finais.  Madoka e Kyubey vão acompanhar Sayaka numa visita que ela faz sempre que pode a um garoto que está hospitalizado. Ao final da visita são surpreendidas com um ovo de bruxa que está para afetar todo o hospital. Sayaka resolve ficar acompanhando o desenvolvimento do ovo, enquanto Madoka vai atrás de Mami.

Quando Mami e Madoka chegam a dimensão da bruxa já está criada e seguindo a energia de Kyubei que ficou com Sayaka, elas conseguem entrar nesta dimensão. Já dentro da dimensão aparece Akemi que se diz ser a única capaz de derrotar a bruxa criadora da dimensão, porém Mami não dar ouvidos a ela e a prende com sua magia.

Vem aí um grande Spoiler

No caminho antes de encontrarem com Sayaka, Madoka decidi contar a Mami seu desejo e declara sua grande admiração pela amiga que é tocada pelo gesto de amizade e fica muito feliz, pois aos olhos dela Madoka se tornou sua primeira grande amiga . Finalmente Mami e Madoka encontram Sayaka e Kyubei e a bruxa dar as caras. Mami enfrenta a bruxa e com certa facilidade parece derrotá-la, mas ela se distrai após ter dado um suposto golpe final na bruxa, mas a bruxa se transforma e em sua nova e monstruosa forma (embora bem mais interessante que as bruxas do primeiro e 2º episódios) se aproxima dela e abocanha Mami.

Antes de continuarem a leitura peço 1 minuto de silêncio.

Desoladas Madoka e Sayaka não conseguem fazer nada diante da morte da amiga, mas antes que a bruxa também as mate, Akemi, que foi liberada do feitiço de Mami com a morte dela, derrota facilmente a bruxa. O episódio termina com o novo aviso de Akemi a Madoka e Sayaka sobre o quão assustadora pode ser a vida de uma mahou shoujo. E finalmente aparece o vídeo de encerramento do anime.

Detalhes técnicos e opinião

Episódio 3

A qualidade da animação e do designer da série se mantém neste episódio que tem duas novidades externas ao roteiro, finalmente há uma bruxa com rosto, chamada Charlote (dessa vez mereceu ter o nome aqui), e é um rosto de palhaço macabro e já se tornou o primeiro vilão memorável e, com o perdão da abreviação, fdp do anime (que bruxinha sacana!). A outra novidade é que finalmente há um vídeo de encerramento, que pelo seu ar sombrio combinou com o episódio que termina de uma maneira espetacular. Sobre o roteiro acredito que ainda não se pode comentar muito com apenas 3 episódios, mas eu particularmente estou vendo uma melhora gradativa, embora a meu ver a série se torna cada vez mais distante dos mahou shoujos clássicos. Outra coisa interessante até o momento que distancia o anime dos demais mahou shoujos é que já se passaram 3 episódios e nada de um suposto par romântico da principal, embora isto não seja uma coisa unica deste mahou shoujo a esta altura já deveríamos está vendo os desejos secretos da principal para com um garoto, em contrapartida Sayaka é a heroína que parece já ter mesmo seu par romântico e estou solidário a ela pois suas indagações sobre o desejo que deve fazer já geraram cenas bem interessantes no anime e, por isso e pelo fato de minha personagem preferida na série até o momento ter morrido, ela se tornou minha nova personagem preferida (tomara que essa dure até o final).

Apesar de tudo que falei acima me ter feito achar o 3º episódio interessante o que realmente me chocou foi a morte de Mami, mais ainda, o jeito como a Mami é morta. Após a cena eu parei o player e comecei a refletir sobre o que tinha visto, sei que para muitos parece exagero, mas para uma pessoa como eu que tem toda uma imagem formada sobre mahou shoujos foi algo chocante. É difícil transmitir em palavras o quão estranho aquilo me pareceu, simplesmente a cena me fez ao mesmo tempo ficar irritado com um vilão peba (em bom Cearês alguém ou algo sem menor importância, um zero a esquerda), o que quase nunca ocorre (a última vez que lembro disto ter me ocorrido foi quando vi o Shinji bater na Taiga em Fate stay night), e me fez também pensar em subir a nota deste anime no meu My Anime List*  para 9, acho que depois ela deve cair para 8, mas no momento é 9.

As heroínas de Madoka Magica – Mami

O último sorriso de uma heroína


Nome: Tomoe Mami
Ocupação: Mahou Shoujo
Relacionamento com a protagonista: Amiga
Desejo: Sobreviver a um acidente de carro que sofreu.
Seiyuu: Mizuhashi Kaori

Mami é a segunda mahou shoujo a parecer no anime e é ela que explica a Madoka e Sayaka o que são as mahou shoujos. Quase todas as suas magias são de invocação de revólveres. Se tornou a unica sobrevivente de um terrível acidente de carro com o desejo concedido por Kyubey em troca de se tornar uma mahou shoujo.  É ela também a algoz das duas primeiras bruxas da série. Mami teve um triste fim no terceiro episódio após finalmente encontrar em Madoka sua primeira grande amiga.

*My Anime List – Famoso site de relacionamento com temática em animações japonesas e mangás. Nele você pode adicionar numa lista os anime que viu e dar nota a eles para que todos que se interessarem possam ver. É um ótimo lugar para pegar referências sobre anime, mangá e as demais coisas que cercam estes dois

Comentários em: "Acompanhando Mahou Shoujo Madoka Magica – episódio 3" (3)

  1. Carol disse:

    Aw, fiquei com pena da Mami…
    Esse foi sem dúvida o anime de Mahou shoujo menos açucarado que eu vi, por que a Mami podia ter virado purpurina…mas ela teve a cabeça arrancada!
    Realmente espero que o anime continue me surpreendendo assim!

  2. Diante de sua reação a esse episódio fiquei curioso e resolvi ver eu mesmo esse anime…não me arrependi! ^^ No comecinho tive uma leve, porém desconfortável, sensação de estar vendo um anime “de menina”, mas já estou viciado na música de encerramento e bastaste interessado no desenrolar da história! XD

  3. Lucas disse:

    Vi essa história por acaso. Estava em um site de leitura online de mangás, quando vi algo que chamou minha atenção na área de “mangás em destaque”. Um mangá Mahou Shoujo na categoria “Seinen( mangás cujo público alvo são rapazes com mais de dezessete anos)”. E aí eu pensei, “WTF?!”.
    No começo da leitura eu pensei que aquilo devia ter sido algum erro do site. A morte da Mami só deixo um ar de “talvez, apenas talvez, esse mangá seja seinen”. Mas, com o tempo, fui percebendo que a morte da Mami é uma das coisas menos sombrias da série.

    *spoiler*

    Em determinado momento, uma das principais( a nova preferida do Evilasio) simplesmente enlouquece com a responsabilidade que adiquiriu como Puella Magi.
    Ela tenta proteger as pessoas mas tudo que faz dá errado. E então ela descobre que seus corpos foram transformados em medalhões e o que pensam ser seus corpos são carcaças sem vida. Sabendo disso, ela acaba desistindo de seu amor, pois não teria coragem de tocá-lo com esse corpo.
    Por fim, já a beira do enlouquecimento e provável suicídio, ela ouve no metrô dois caras conversando sobre como as mulheres são idiotas e merecem ser tratadas como cães, e começa a se perguntar se vale a pena proteger essa raça fdp que é a raça humana. Então ela diz para os caras: “Diga-me, há algum sentido em proteger esse mundo? Pelo que eu estou lutando? Diga-me! Diga-me agora! Se não disser, não há como saber o que farei.”
    Aí ela mata eles. PORRA!!!!!!!! Uma heroína de Mahou Shoujo matou dois caras que nem eram criminosos.

    *spoiler*

    Além disso acontece mais um monte de coisas sinistras no decorrer da série.
    Madoka Magica é definitivamente um anime/mangá seinen com enredo impecável e que quebra todos os padrões do gênero Mahou Shoujo( exceto as personagens kawaii).

Deixe um comentário

