O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Gosick


A Fada e o Shinigami.


“Gosick é a história de um lobo e seu protetor?  Ou de uma fada e um shinigami? Ou de um monstro e um  coelho? Talvez seja tudo isso, mas acho mais correto dizer que Gosick apresenta um romance que nasceu de uma amizade e que sobreviveu a várias guerras.” 

Relatando…

Kazuya Kujo é um jovem japonês, filho de militar e que foi estudar na Academia Saint Marguerite, uma escola renomada localizada nos alpes na região que pertence a um país europeu chamado Sauville. O reino é famoso pelas suas lendas normalmente assustadoras. Como Kujo lembra o personagem de uma lenda chamada Haru no Shinigami (O Ceifador da primavera)  é excluído pelos colegas.  E apesar de ser excluído pelo estudantes Kujo faz amizade com sua professora, chamada Cecile. E com ela ele descobre que Sauville é um país cheio de lendas misteriosas e curioso para saber mais destas lendas o jovem vai sozinho a biblioteca da academia. Após ler sobre algumas lendas, como a do Navio fantasma e do Lobo Cinzento, uma reluzente luz dourada no topo da biblioteca o chama atenção e a sua curiosidade o faz subir a extensa escadaria. Ao chegar no topo ele se depara com um figura com um longo cabelo dourado e que a princípio ele pensa ser uma boneca, mas que na verdade se mostra uma garota misteriosa que o escolheu para que ele pudesse suprir o seu tédio e que o intima a reaparecer naquele lugar no dia seguinte. Assustado com a imagem de um boneca falante ele foge e no dia seguinte ele acaba descobrindo através da professora Cecile que a misteriosa garota se chama Victorique e que é sua colega de classe, mas que nunca vai as aulas.

Como estipulado por Victorique e a pedido de Cecile, Kujou acaba indo novamente ao último andar da biblioteca e começa a conhecer a face arrogante da pequena garota, que o trata com desdém desde a princípio, no entanto seu espanto é maior quando do elevador surge um elegante homem com um estranhíssimo topete louro que descobre ser um detetive e que está ali para utilizar das incríveis habilidades de raciocínio da jovem para desvendar um caso de assassinato. Kujo acaba se envolvendo com os dois por um não gostar de falar com o outro, ele acaba também descobrindo que eles são irmãos, mas que nenhum deles pensa no outro desta maneira. Victorique apenas com as informações fornecidas pelo detetive, que se chama Grevil, consegue juntar as peças do quebra cabeça e quase que instantaneamente resolver o caso. O detetive com a informação fornecida por sua irmã parte em busca do culpado e é mais uma vez taxado como grande o detetive da região.

Kujo se sente irritado por todo o mérito ter sido dado a Grevil, mas Victorique não se importa e apenas abusa da boa vontade de Kujo para tentar acabar com seu tédio,  mas o garoto não tem muito êxito em animar a garota, porém um novo caso que envolve a famosa lenda do navio fantasma surge e tentada a resolver mais este mistério Victorique junto a seu novo protetor, Kujo, partem em busca da verdade….

Gosick é um anime de mistério, drama, romance e com uma pitada de ação proeminente de contos policiais. Uma série a ser degustada com calma e em demasia e cujo os personagens cativam o telespectador do começo ao fim.

Sobre a Obra

Gosick originalmente é uma light novel escrita por  Sakuraba Kazuki, com os desenhos de Takeda Hinata. A adaptação para anime conta com 24 episódios exibidos entre janeiro e junho de 2011, produzida pelo estúdio Bones (Full Metal Alchemist) e dirigida por Nanba Hitoshi (Heroman).

O roteiro do anime apresenta uma história de mistério que a princípio parece focar na resolução de casos que não envolvem diretamente os personagens, mas que culmina na resolução dos terríveis mistérios relacionados a história de Victorique, de sua mãe e de toda Sauville. E neste contexto, Kujo funciona como um ponto seguro e externo que serve para que Victorique consiga suportar toda a dor que a história de sua familia a causa. Outro ponto interessante a se destacar no roteiro é o como durante toda a história é encaixada as diversas lendas de Sauville. Apesar disso tudo pode-se dizer que o ritmo da série é um pouco lento o que para alguns espectadores pode ser ruim, apesar de que não compromete a obra.

O caracter designe dos personagens, que estava a cargo de Toshihiro Kawamoto (Cowboy Bebop e Full Metal Alchemist) unidos aos cenários cenários muito bem desenhados nos transporta a um mundo que lembra uma Inglaterra e um França na época Vitoriana, o que é explicado por Sauville ser um país fictício localizado entre França, Itália e Suíça. Sem dúvida o caracter desinge cumpre muito bem seu papel, o que também vale para a arte da abertura e encerramento da série cujo caracter designe não é de Kawamoto, mas de Tomioka Takashi (Cowboy Bebop e Full Metal Alchemist). A animação flui de forma suave e é difícil achar qualquer ponto onde ela se perca, pois o encaixe com a história e com a arte é excelente e também devo destacar a utilização dos efeitos de luz que são muito bem encaixados e não são usados para esconder defeitos da animação, mas para tornar mais rico os cenários. Isso mostra o quão boa está sendo a evolução da equipe de animação do estúdio.

A música também se encaixa muito bem na história, mais uma vez um ótimo trabalho de Nakagawa Kotaro (Cross Game e Code Geass). A série possui um tema de abertura chamado “Destine Histoire” interpretado por Risa e dois encerramentos, ambos interpretados por Lisa Komine, cujos títulos são “Resuscitated Hope”  e  “Unity”.

A dublagem tem um time variado composta de veteranos e novatos e cumpre o seu papel com maestria, destaco os seiyuus de Kujo,Victorique  e Grevil, respectivamente os jovens Eguchi Takuya (Oosugi Satoshi em Higashi no Eden) e Yuuki Aoi (Madoka em Puella Magi Madoka Magica) e o experiente Kiuchi Hhidenobu (Dr. Tenma Kenzou em Monster).

Opinando…

Sem dúvida Gosick foi uma grata surpresa do primeiro semestre de 2011, ele é um acerto entre muitas tentativas que consegue tão bem misturar o mistério e os contos policias, fazendo lembrar as histórias de Sherlock Holmes, o que rendeu na internet a Victorique o apelido de Sherlock Homes de saias. E além do mistério, o anime consegue transmitir uma carga dramática excelente. E sem dúvida alguma é se não o mais, um dos animes com arte e animação mais bonitos do século 21 até o momento. O final é surpreendente ao ponto de que é difícil firmar um teoria precisa sobre o que vai acontecer, o que me agrada mais ainda. Talvez a série tenha uma compreensão um pouco madura e exija essa maturidade do espectador, mas isso se faz necessário para fãs de mistério apesar de que não limita a história a uma faixa etária muito avançada. Eu recomendo a todos os fãs de bons romances policiais de mistério, aos marinheiros de primeira viajem que não conhecem animes com um roteiro mais sério e que não apresenta personagens lutadores e como sempre a todos os fãs da animação japonesa. Como escrevi ao fim do relato da História: “É uma série a ser degustada com calma e em demasia e cujo os personagens cativam o telespectador do começo ao fim”.

Monstre Charmant

Comentários em: "Gosick" (1)

  1. […]  Sites Recomendados: Animesportifólio-Gosick, ElfenLiedBrasil- GOSICK: Juntando os fragmentos do Caos – Sentirei […]

Deixe um comentário