O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Você consegue perceber alguma diferença?

No começo de 2010 fiz uma enquete para saber que tema gostariam que fosse tratado na área de matérias. Houve uma margem pequena de votos e dois temas ficaram empatados, “Animes que vieram ao Brasil” e “Censura em animes”. No começo deste ano saiu o primeiro APCAST que tratou exatamente de séries de animações que vieram ao Brasil e hoje, mais de um ano e meio depois, falarei pela primeira vez de censura neste blog. Como assim primeira vez? Esta é a primeira de muitas postagens sobre censura que virão, inclusive está programado um evento especial no blog para tratar deste tema em 2012, mas não coloquemos a carroça na frente dos bois, cavalos, lagartixas gigantes, ou seja, o que estiver movimentando o veículo.

Neste texto inicial sobre censura tentarei explicar as respostas que escolhi para as perguntas:  “Porque a censura existe? “, “Quais os benefícios que ela traz?” e  “O que deve ou não ser censurado?”. Deixarei  para um texto futuro o tema específico da censura em animes.

As perguntas acima citadas  são frequentes quando se discute censura.  Para elas existem várias respostas (nem uma delas é 42), mas particularmente gosto das três das respostas seguintes: Não existe motivo para ela existir! Não traz nenhum benefício! Nada deve ser censurado!

Resumidamente, censurar é o ato de impedir que certa expressão seja exposta.

Ó meu deus, seios! Corram para as montanhas!

A censura não deve existir…

… O que deve existir é o bom senso. Impedir ou não que algo ocorra depende muito mais do que deve ser impedido do que o dano aquilo causará. Impedir que alguém assassine outra pessoa, está muito mais sujeito ao fato de o ato de matar ser incorreto do que a importância da vida da pessoa salva, porém impedir que uma cena de nudez seja apresentada não está sujeita ao ato de que ficar nu ser errado, pois não é, mas ao fato de que certas pessoas, por exemplo crianças, por convenção social,  não deveriam presenciar tal cena. Sendo assim, a censura não possui sentido de existir desde que se exista o bom senso e não faz sentido por simplesmente não fazer sentido a não existência de bom senso, logo não há motivos para existir censura.

Calcinhas são tão pervertidas né?

A censura não traz nenhum benefício…

…Pelo contrário ela só pode trazer malefícios. Impedir que um expressão seja exposta pelo fato das conseqüências que ela pode causar, não garante que o resultado “supostamente negativo” seja impedido, pois não impede que o estado consequente seja alcançado de outra maneira, porém impedir que uma pessoa presencie a expressão de outra, impossibilita a compreensão, o aprendizado e  o benefício que aquela expressão poderia por ventura causar a pessoa que a presenciou.

Nada deve ser censurado…

… afinal ninguém pode julgar previamente qual o efeito de presenciar uma expressão. Claro que existem certas expressões que são impróprias para certos grupos, porém se o indivíduo de tal grupo for treinado para ter bom senso e fizer questão de treinar os demais para tal, os próprios indivíduos irão preferir não presenciar aquela expressão devido a suas crenças e sua cultura, não porque simplesmente alguém quis que o indivíduo não visse.

Já entendi... a tela preta comeu ela que nem no Mário!

Por exemplo, é costume da sociedade americana, não deixar que crianças presenciem cenas de sexo, para que não tentem, por influência destas cenas, praticar atos sexuais antes que tenham mínima compreensão do que tais atos podem causar, porém certas animações apresentam tais atos, sendo assim seria de bom senso apenas exibir tais animações em horários que por convenção são destinados a um público mais adulto, ou que a animação apenas estivesse disponível para o mercado de home vídeo. No entanto, o grupo dominante desta sociedade acredita que a maioria das animações tem que ter como alvo o público infantil, por isto preferem censurar as  cenas que julgam impróprias, independente do quão importante são para a obra por completo, do que destinar a esta um horário adequado para exibição desta obra, ou um simples lançamento em home vídeo com recomendação de público.

Como visto no caso acima, não havia motivo para censura caso fosse aplicado o bom senso, o mesmo vale para quaisquer outros casos onde a censura é aplicada.

Então é isso pessoal…

Sei que o texto ficou com um ar meio intelectualóide, mas acho que faz-se necessário se pensar sobre as três perguntas e as três respostas apresentadas.  Espero que o texto faça o leitor se sentir convidado a pensar com mais calma sobre a censura e convido a todos a comentarem sobre quais seriam suas respostas as perguntas propostas e o sobre o que acham da censura em geral. Até mais!

Versão americana do Senhor Popo! Disponível nas cores: Preto afro descendente e Azul tinta guache.

Comentários em: "A resposta é 42: Vai censurar sua…" (3)

  1. Tudo se resume nisso: bom senso.

    A verdade é que vivemos em uma época tenebrosa, dominada cada vez mas por uma histeria coletiva e pelo “politicamente correto”. Todo mundo é “canelinha de vidro” e se sente ofendido, discriminado e oprimido por qualquer bobagem. Daí acontecem absurdos tais como o sr. Popo azul. Qualquer coisa que possa mexer com qualquer grupo, grupo esse que possa imaginar se sentir ofendido, é devidamente cortado, censurado e evitado. Há um episódio de South Park que retrata muito bem isso. Vou procurar e postar aqui depois.

    Uma prova de que a situação só tende a piorar é que hoje temos a censura “direto na fonte”, no próprio Japão.

    É como você deixou nas entrelinhas do texto. Nada disso é necessário. A única coisa necessária é a classificação etária. O resto, quem não gosta, discorda ou “se sente ofendido”, simplesmente não veja.

  2. Censura em anime serve pra uma coisa: vender bluray e dvd. Pega o blood-c por exemplo, to loco pra asssitir a bagaça sem censura, compraria os malditos blurays só pra ver o gore, assim como varios japoneses vão acabar comprando e alavancando as vendas.

  3. Muito legal esse post, eu penso do mesmo modo, parabéns pelo site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: