O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


O texto a seguir faz parte das postagens referentes ao especial de Hikaru no Go do Anime Portfolio…

Obata

Nascido em 11 de fevereiro de 1969, Takeshi Obata começou a ser reconhecido em 1985, quando ganhou o Tezuka Award (Um prêmio oferecido pela editora Shueisha a novos artistas que tentam ingressar na editora como mangaka) com a obra 500 Kounen no Kaiwa. No ano seguinte começou a trabalhar para a editora, mas inicialmente como assistente de Makoto Niwano, o autor de Bomber Girl. Apenas 1989, Obata iniciou sua primeira série própria, Cyborg Jii-chan G, que teve ao todo 27 capítulos, divididos em 3 volumes encadernados.

Nos anos que se seguiram após o fim de sua primeira série, teve dificuldades para emplacar novos mangás, foi então que surgiram oportunidades de trabalhar em conjunto com outros roteiristas, se preocupando apenas com a arte destas obras, neste período trabalhou nos mangás Arabian Magin Bokentan Lamp Lamp, que tinha Susumo Sendo como roteirista e um dos seus assistentes, durante a produção desta obra, foi Nobuhiro Watsuki, o criador de Rurouni Kenshin, que por várias vezes citou Obata como seu grande mentor. Obata também trabalhou no mangá Rikito Densetsu -Oni wo Tsugu Mono- junto a Sharako Marou, mas apenas em 1998, junto a Yumi Hotta, que conseguiu emplacar a primeira obra de grande sucesso, o mangá Hikaru no Go. Hikaru no Go não apenas se tornou um sucesso de público, mas também de crítica, tendo recebido os prêmios Shogakukan Manga Awards em 2000 e  Tezuka Osamu Cultural Prize em 2003, quando a obra foi encerrada. Ao longo dos 5 anos de publicação desta obra desenhou 189 capítulos mais alguns extras, divididos ao longo de 23 volumes encadernados.

Ainda em 2003, Obata se uniu a Tsugumi Ohba e lançou Death Note, que ao exemplo de Hikaru no Go se tornou um sucesso estrondoso, sendo, dentre os mangás em que trabalhou, o que mais recebeu adaptações para outras mídias, além de ser uma das obras mais republicadas fora do Japão. Após o fim de Death Note, em 2006, Obata se uniu a Tsuneo Takano e publicou Blue Dragon Ral Ω Grad, que é tido como uma das obras com arte mais bonita da carreira de Obata. Entre 2007 e 2009, ele trabalhou em obras menores, entre elas o mangá Hajime, junto a Hirotaka Adachi (também conhecido como Otsuichi), a obra  Hello Baby, junto a Masanori Morita (autor de Rookies) e em um One Shot de título Uro-Oboé Ouroboros, junto a Nisio Ishin (autor de Bakemonogatari e Katanagatari), além de fazer outros trabalhos fora do mundo dos mangás, como a criação do Character Design do jogo Castlevania Judgment e algumas artes para Light Novels, inclusive algumas obras do já citado Nisio Ishin, e o Character Design da maioria dos episódios da série de animação Aoi Bungaku.

Em 2008 Obata, novamente na parceria de Tsugumi Ohba, lança Bakuman, uma série shounen sobre jovens que querem se tornar mangakas de sucesso,  que se tornou mais um mangá de bastante sucesso, encerrada em março de 2012 com 176 capítulos, distribuídos em 20 volumes encadernados, sendo esta a obra mais recente deste artista.

Ao longo de suas obras Obata mostrou uma qualidade em desenhar personagens e cenários impressionante. Uma de suas características tidas como curiosas é a habilidade em desenhar roupas da moda para seus persongens e isso se tornou sua marca registrada nas obras Death Note e Bakuman. Seu estilo característico de desenho já se tornou um dos favoritos dos leitores de mangá e algo único, ao ponto de ter uma arte própria que faz qualquer fã seu saber apenas pelo design de um personagem que se trata de uma de suas obras.

Por tudo que Takeshi Obata fez em seus mais de 27 anos de carreira, não tem como dizer outra coisa, senão que ele é sim um Mestre Mangaka e é um orgulho tê-lo na galeria de grandes mangakas aqui do Anime Portfolio.

Comentários em: "Mestres Mangakas: Takeshi Obata" (1)

  1. […] Considerem esse post em homenagem aos 6 anos do Anime Portfólio, parabéns ao blog! E leia também esse post para conhecer mais sobre a carreira de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: