O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Tekkonkinkreet


Preto e Branco, duas faces de uma sociedade decadente.

“O mal e o bem, a paz e a violência não são nada perante uma amizade como a desses dois. Preto e Branco define perfeitamente do que se trata este filme.”

Relatando

Kuro (Preto) e Shiro (Branco) são dois orfãos que vivem unidos praticando pequenos furtos na cidade do tesouro (Takaramachi), juntos são conhecidos como gatos. Kuro é um garoto resistente e esperto, porém possui uma personalidade extremamente violenta que esconde de Shiro, que é um garoto bastante inocente. Takaramachi é uma cidade próspera, porém cheia de problemas sociais e com alto índice de criminalidade. Em meio a este caos Kuro libera seu prazer estranho pela violência e acaba por afetar a máfia da cidade e causa problemas que irão abalar sua amizade e vida com Shiro, porém o forte laço que une os dois garotos permanecerá mesmo com todas as dificuldades pelo qual os dois passarão, mas…

Tekkonkinkreet é uma história de amizade,  no entanto é bastante sombria e apresenta uma sociedade decadente que espelha o caos que muitas das nossas cidade tendem a alcançar se ainda não fizeram. Com uma estilização e uma arte deslumbrante é um filme que deve ser visto e se possível um quadrinho que deve ser lido, ambos merecem a degustação.

Sobre a obra

Tekkonkinkreet é um filme de 2006, baseado na obra homônima de Taiyo Matsumoto, produzido pelo estúdio 4ºC e dirigido por Michael Arias.

O roteiro do filme é muito bem escrito e se encaixa perfeitamente com a arte estilizada e deslumbrante da obra, um destaque especial para o character design de Shoujirou Nishimi. A mistura de cores, os cenários, a traço grotesco nas cenas de maior violência se unem muito bem a atmosfera da história que é contada e confunde enquanto deslumbra o espectador, ainda que não seja para todos os públicos.

A animação também é quase impecável, a movimentação dos personagens, ainda que algumas vezes exagerada, é fluida e crível apesar do  mundo distópico e da estilização exagerada da obra. Aliado a tudo isso a música do filme, a cargo de Plaid, fascina pelos seus temas eletrônicos e incomuns.

Por fim a dublagem do filme é muito boa, tanto a japonesa como a nacional, mas destaco que os protagonistas da dublagem nipônica não são famosos por seus trabalhos como seiyuu, muito pelo contrário a voz do Shiro, pertence a atriz Yuu Aoi que é famosa por seus trabalho em dramas televisivos e filmes, inclusive ela interpreta a personagem Hagu no filme de Honey & Clover, já o dublador do Kuro é o ator e cantor, membro da banda Arashi, Kazunari Ninomiya.

Opinando

Tenho a edição nacional do dvd deste filme e reconheço que o mesmo não é um filme para qualquer um. Sua arte, sua animação, seu estilo visual e principalmente seu roteiro choca, mas também me encanta. É um daqueles filmes que não tem muito como você dizer, essa pessoa vai gostar e essa outra não, cada um precisa ter a experiência de vê-lo para tomar sua própria decisão e para mim quem puder vê-lo deveria o fazer, gostando ou não do filme, sem dúvida é uma experiência a ser vivida, pois este é um daqueles filmes que te faz parar pra pensar, porque ao mesmo tempo que mostra a bonita amizade dos protagonistas, mostra seus conflitos, em meio a uma cidade decadente que pouco ou muito deve espelhar a cidade em que cada um de nós, que vivemos em centros urbanos, moramos.

Tekkonkinkreet no Brasil

O mangá  de Tekkonkinkreet foi lançado no país pela editora Conrad, com o título Preto & Branco, no formato original em 3 volumes, além disso, o DVD e o Bluray foram lançados no país pela Sony/Comlumbia e ostenta o título de primeiro Bluray de anime lançado no Brasil, o título saiu por aqui em 2008, 2 anos após o lançamento do filme nos cinemas japoneses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: