O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Depois de muito enrolar finalmente etá na hora de lhes apresentar minhas impressões inciais sobre o serviço oferecido pelo Crunchyroll para os brasileiros, então vale a pena deixar claro que não citarei o serviço internacional que também pode ser obtido por brasileiros e que contempla séries também não legendadas no país. Outra coisa interessante a se explicar logo de início para não causar dúvidas desnecessárias é o fato de que o serviço oferecido para o Brasil no momento só contempla animes e mesmo que um dorama esteja sendo testado com legendas em pt-br (português brasileiro) não irei tratar deste assunto neste texto. Também não falarei da experiência em dispositivos móveis, embora tenha testado, mas quase tudo que vale para o computador vale para o dispositivo que tem o app do crunchyroll.

Agora também em português brasileiro (ou quase)… Bem vindo Crunchyroll!

Informações gerais e conta premium

A versão brasileira do Crunchyroll foi oficialmente lançada no dia 1 de novembro de 2012, embora já há alguns meses houvesse animes com legendas em pt-br, apenas neste dia foi lançado o site www.crunchyroll.com.br. O site estreou com 32 séries oferecendo legendas em pt-br, sendo que algumas dessas não possuem ainda todos os episódios legendados. Deu-se uma prioridade para séries licenciadas que estão passando no Japão, para que o máximo de séries com opção de simulcast (assistir a série no mesmo dia que é lançada na emissora de tv japonesa, apenas algumas horas depois de sua exibição original) fossem disponibilizadas.

Página inicial do Crunchyroll Brasil

Além das séries em anime, foi elaborada uma página inicial contemplando notícias, últimas postagem no fórum brasileiro, informações de últimos lançamentos e horários da transmissão de animes com simulcast nos próximos 4 a 5 dias, bem como quais animes tiveram simulcast no dia atual. Fora isso há uma área onde é possível vislumbrar um calendário completo de próximos animes que serão exibidos.

Na parte inferior de todas as páginas há informações sobre os animes mais visualizados, dispositivos em que o crunchyroll pode ser utilizado, idioma padrão (caso mude o idioma, a página é alterada e passa a contemplar os animes do serviço disponíveis no idioma escolhido, mas o design continua o mesmo). E na parte superior ficam o link para página de notícias, para o fórum e para o acervo disponível  naquele idioma, bem como informações sobre o usuário ou login para quem não estiver logado.

Com relação a conta premium, para o Brasil no momento só é disponível apenas a opção para ver animes e o valor é de 10 reais, essa conta oferece acesso ao acervo completo de animes em todos as qualidades de vídeo disponíveis (SD, 480p, 720p e 1080p),  direito ao usuário ver o simulcast e opção para utilizar o serviço em todos os dispositivos móveis que tenham app do crunchyroll. Para os usuários sem conta, os animes ficam disponíveis após uma semana do lançamento, apenas na qualidade SD e alguns poucos animes do acervo podem não está disponíveis. Infelizmente até o momento o serviço só oferece a opção para cartão de crédito (internacional e nacional via Paypal), mas a equipe do site está tentando viabilizar a opção de boleto bancário, além disso, o assinante tem direito a usar o serviço premium gratuitamente por 14 dias e caso seja de seu interesse a conta pode ser cancelada antes do fim deste período para que não passe a ser cobrado após o mesmo. Por fim, o Crunchyroll Brasil possui o perfil @Crunchyroll_BR no twitter e uma comunidade no facebook que pode ser acessada através do endereço www.facebook.com/Crunchyroll.br. Uma observação é que tanto no facebook quanto no twitter já ocorreram e podem vir a ocorrer sorteios de passes livres de 48 horas, para teste do serviço premium sem precisar assinatura.

Qualidade do vídeo e legendas

Sword Art Online via Crunchyroll

Uma das principais preocupações dos usuários era quanto a qualidade do vídeo via streaming e a qualidade das legendas. Quanto a qualidade do vídeo, para usuários premium assistir 480p, 720p, ou 1080p garante uma qualidade excepcional, porém em SD o vídeo também mantém uma boa qualidade, já com relação a velocidade da internet mínima, é adequado se ter ao menos 2mb para ver vídeos em SD ou 480p, mas há relatos no fórum de pessoas com 1mb de velocidade que assistiram vídeos em 480p sem que o mesmo parasse nenhuma vez. Além disso, outros pequenos problemas, como passar o vídeo até determinado tempo, ou continuar o vídeo de onde parou caso tenha necessitado desligar o aparelho, foram resolvidos ou estão em processo de resolução, ao menos os poucos problemas relatados com relação ao streaming estão quase completamente resolvidos.

Já quanto a qualidade das legendas, em relação a fonte e timmer não há o que reclamar, já com relação a tradução existem alguns erros em alguns episódios, mas quando relatados, há casos que foram corrigidos, mesmo assim, os erros são poucos. Não dá para dizer que a tradução está perfeita, mas ainda assim vale a pena elogiar a equipe de tradutores pela quantidade de episódios já traduzidos e que apresentam poucos erros, vale ressaltar que praticamente todos os simulcasts foram entregues com legendas traduzidas, com a exceção de um único caso ocorrido dia 10 com o episódio 7 de Sukitte Ii na yo que demorou 2 horas (um tempo aceitável) para publicação da legenda em português após o simulcast. Por fim vale lembrar que a equipe responsável pelas legendas contempla brasileiros que já tem experiência devido a participação em algum fansub famoso no Brasil.

Acervo atual

Parte do acervo de animes do Crunchyroll BR

Como já citado o Crunchyroll iniciou o serviço no país com 32 séries em anime disponíveis, sendo 20 destas séries com a opção de exibição simultânea (simulcast). Ao longo desses 11 dias foram adicionadas mais 3 séries completas, além de alguns episódios de outras séries já encerradas que se encontravam incompletas. Assim sendo, ao todo o Crunchyroll conta, no exato momento em que esta postagem está sendo lançada, com 35 séries já disponíveis com legendas em português brasileiro, ou melhor, 403 episódios disponíveis. Além disso, há pelo menos mais duas séries ainda não legendadas que já possuem sinopse em português brasileiro.

Vale ressaltar que o trabalho de adição de novas séries não está restrito a tradução dos animes, mas também ao licenciamento dos mesmos, por isso existem séries ainda sendo negociadas e séries novas já sendo traduzidas. Provavelmente ainda neste mês, novas animações serão adicionadas ao acervo nacional. Assim sendo, além de ser o único serviço de streaming nacional há oferecer séries de anime em HD, já é o serviço com o maior acervo de animes licenciados do país.

Fórum

O Fórum nacional do Crunchyroll desde sua inauguração se mostrou uma importante ferramenta para melhora do serviço e para promover a integração dos usuário. Muitos dos erros apontados por usuários já foram corrigidos ou estão em processo de correção, além disso, através do fórum está claro que o serviço de pagamento via boleto bancário é uma necessidade para a expansão do serviço no país. Diversas sugestões feitas através do fórum já foram implementadas, como melhoria na formatação de legendas, alteração dos nomes das séries, que inicialmente estavam parte em português, parte em inglês e parte em japonês e agora todos os animes oferecidos para os brasileiros tem título em japonês, a solução que foi tida como melhor pela maioria, além dessas, outras melhorias sugeridas também foram feitas e também perfis oficiais no twitter e facebook foram disponibilizados após solicitação de alguns usuários. O próprio fórum já passou por melhorias, incluindo a nova divisão por subfóruns que pode ser vista na figura ao lado.

Críticas infundadas

Seu fansub não vai mais traduzir mais o anime que gostava? Nem ligo!

Inicialmente esse tópico não seria comentado, mas para garantir que os leitores do blog que não conferiram o serviço não retomem essas discussões fúteis, decidi destacar duas informações bastante comentadas e criticadas.

O crunchyroll vai acabar com os fansubs?

Não! O serviço já coexiste com os fansubs em outros países, mas a discussão ganhou força porque um famoso (provavelmente o mais famoso) fansub nacional decidiu parar de legendar algumas séries que podem ser vistas no crunchyroll, atitude nobre, penso eu, no entanto incitou diversas pessoas a crucificarem o serviço porque supostamente não poderiam conseguir mais aquelas séries gratuitamente e ainda houve pessoas afirmando que a qualidade da tradução do crunchyroll era inferior a deste fansub (não é mesmo). Resumindo, vários fansubs nacionais continuam lançando animes também oferecidos pelo serviço e com qualidade de tradução melhor,  mas não muito melhor como alguns citaram.

O crunchyroll nunca se movimentou para atacar quaisquer que seja o fansub nacional, logo se você ver aquele seu fansub parar de legendar um projeto em detrimento de haver o mesmo no crunchyroll, saiba que a decisão é livre e espontânea do fansub, mas em minha opinião concordo que os fansubs não legendem animes ali oferecidos, porque o objetivo de um fansub a princípio é oferecer séries que não estão legalmente disponíveis para o público de determinada região e se há um serviço oficial barato (não me venham chorar 10 reais) e que ainda pode ser acessado quase que por completo gratuitamente, a meu ver no tem motivo para o fansub continuar o projeto, sobra até mais tempo para os outros.

Não vou assinar porque não tem download!

A licença de que o crunchyroll disponibiliza é a de transmissão do anime ou dorama, ele não oferece o serviço de download de arquivo e pensando bem, não seria muito viável um serviço assim no país, pois para isso o serviço teria que comercializar episódio a episódio e mesmo com um valor plausível para comercialização, como 2 reais, para uma série grande como Bleach, que tem 366 episódios, o preço para obter todos os arquivos seria altíssimo e sem nenhum extra sequer. Volto a ressaltar que pessoas com 1mb de internet estão usando o serviço e aprovando e o sucesso de um serviço como este poderá impulsionar o mercado nacional de home vídeo de animes, oferecendo assim as séries para coleção dos que se interessam em colecioná-las, com boa qualidade e extras. Por isso, se não quer assinar o crunchyroll, sinta-se a vontade, mas tenha em mente que sua desculpa somente serve para você mesmo e lembre-se que ainda pode ver quase todos os animes gratuitamente no serviço, com alguns desvantagens em relação ao assinante.

Considerações finais

Assinei o serviço no dia 1 de novembro e estou extremamente feliz com o mesmo, sei que ainda há muito a melhorar, porém o que me foi disponibilizado até agora vale a assinatura e méritos. Não tenho a intenção de convencer ninguém de que o serviço é maravilhoso e que todos tem de assinar, mas depois de mais de uma semana analisando o serviço diariamente, garanto que minha experiência foi extremamente favorável a manter minha assinatura mesmo após o período de 14 dias gratuitos. Tudo que eu disse aqui corresponde a minha experiência, a minhas observações das ferramentas disponibilizadas e em particular as muitas horas utilizadas no fórum do crunchyroll. Por isso, em minha opinião, caso você ainda não esteja interessado no serviço, ou caso esteja desconfiado, teste-o, literalmente não custa nada. Por mim o serviço está aprovado e continuarei criticando, e apoiando o serviço para que ele continue melhorando gradativamente. Logo o Crunchyroll BR recebe o selo…

Comentários em: "Primeiras impressões especial: Crunchyroll brasileiro!" (4)

  1. erdan215 disse:

    Também gostei bastante do serviço, mas achei meio chato o fato da maioria dos anines serem aqueles famosos, mas tudo bem. Belo post, esclareceu todas minhas dùvidas

  2. Acho que o que mais tem que melhorar, do que pudemos pedir para melhorar, é o fórum em vista que ele é um lixo.

    Sério, pelamordedeus! Entreguem o fórum para o meu camarada Martec que ele manja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: