O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Hoje, dia 1º de dezembro de 2012, o Crunchyroll lançou seu mais novo serviço, o Crunchyroll Comics, e após testá-lo, achei interessante apresentar essa nova possibilidade de se ler e criar quadrinhos online, muitos deles inspirados nos mangas, por isto aqui estou para lhes trazer minhas primeiras impressões sobre este novo serviço.

O Serviço

Um novo mundo de possibilidades surge.

Um novo mundo de possibilidades surge…

Não é novidade para ninguém que a internet possibilitou e possibilita que as pessoas conhecessem quadrinhos de todos os cantos do mundo facilmente e nem que se tornou a vitrine para diversos novos artistas. Já é comum ver pessoas lendo quadrinhos digitais e com a popularização dos tablets e e-readers este tipo de mídia está cada vez mais forte. Neste sentido, o Crunchyroll, um dos mais famosos serviços de stream de animes e dramas orientais, acaba de lançar seu novo serviço, chamado Chrunchyroll Comics. Esse serviço apresenta uma biblioteca de quadrinhos digitais selecionadas pela equipe do Crunchyroll e disponíveis “gratuitamente” (ao menos no momento) para leitura online em um visualizador próprio do Crunchyroll que é similar aos visualizadores criados para leitura de quadrinhos no computador.

Acervo do Crunchyroll Comics

Acervo do Crunchyroll Comics

O acervo apresenta obras criadas especificamente para o formato digital, além disso, o Crunchyroll pretende receber trabalhos feitos por usuários, avaliá-los e possivelmente adicioná-los ao acervo. Os trabalhos podem ser enviados pela página http://cms-manga.crunchyroll.com/artists_application, mas cuidado para não deixar de seguir as etapas informadas.

Fora tudo isso, ainda é possível obter no site o software ComicPo!, que é uma plataforma para criação de histórias em quadrinhos com estética similar a mangás. Os interessados em saber mais sobre este software, podem ver um vídeo de demonstração do mesmo em http://www.crunchyroll.com/media-583914/comipo-comipo-demo e mais informações estão disponíveis na página http://www.crunchyroll.com/comipo.

Inicialmente não há nada confirmado se scans de mangás ou mangás digitais serão licenciados e disponibilizados futuramente para leitura, no entanto é sabido que com essa ferramenta, pretende-se criar uma espécie de devianarts de quadrinhos, tendo o Crunchyroll Comics como uma grande vitrine para novos artistas.

Acervo Inicial e Opinião

Knite

Knite

O acervo atual possui 17 quadrinhos, todos em inglês, e dentre estes, li 3 que me pareceram bem interessantes, sendo que dois deles possuem apenas o primeiro capítulo e o outro trata-se de um one shot (Obra de apenas um capítulo). O primeiro que li foi devido a recomendação do forum do próprio Crunchyroll, a obra Knite. Demorei alguns segundos para me familiarizar com a ferramenta, mas a mesma é bastante intuitiva, por isso não tratarei de explicar seu funcionamento, a única ressalva é que esta mostrou-se meio lenta para carregar algumas imagens de um outro quadrinho que só folheei, porém a possibilidade de passar páginas pelo teclado me deixou bem contente. Quanto a Knite e as outras duas obras que li,   A tale of ABC&D e 1000 words, comentarei melhor no fim do mês na análise mensal de mangás lidos, pois criarei uma seção apenas para quadrinhos do Crunchyroll Comics (embora não deva ler outros por enquanto), mas posso lhes adiantar que gostei muito destas 3 obras.

Em sumo, achei bastante interessante o novo serviço e realmente tive uma leve empolgação quanto ao mesmo, principalmente pelas 3 ótimas leituras que tive, porém é cedo para dizer se o serviço vai realmente engatar, mas garanto que esta é uma ótima oportunidade para se conhecer novos quadrinhos interessantes, apenas espero que saia logo um aplicativo específico do serviço para meu tablet, pois ainda  que a minha tela atual ajude, não sou um fã de ler quadrinhos no computador. Por fim, só posso lhes dizer que o serviço deve ser testado por cada um dos leitores que se interessar. Obrigado a todos que leram mas esta postagem e até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: