O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Estou de volta!

Estou de volta!

Antes de começar esta nova coluna no Anime Portfolio gostaria de deixar claro que eu (Kyon) só topei ser o interlocutor dela porque o primeiro dublador a ser apresentado é alguém que respeito bastante. Além disso, não irei medir esforços para economizar o máximo de energia possível, por isso quem faz o trabalho de pesquisa sobre o dublador é o administrador do blog (Evilasio Junior, ou EJ), então a culpa de qualquer informação errada é dele, ademais vamos começar.

Nesta edição de estréia apresentaremos aquele que é a voz do inconsequente, imprevisível e estranhamente confiável Sakata Gintoki, do maluco chamado Hoshi que vive abaixo de uma ponte e pensa que é um bom roqueiro, e do incrível, sagaz e esperto (e cãozinho da Haruhi, nota do EJ) …, também conhecido como Kyon. Estou falando do inestimável dublador…

Tomokazu Sugita

Um bom dublador precisa ter estilo.

Um bom dublador precisa ter estilo.

Ficha técnica

Nome: Tomokazu Sugita
Nasceu no dia: 11 de outubro de 1980 em Saitama.
Tipo sanguíneo: B
Trabalha na agência: Atomic Monkey
Personagens Famosos: Motosuwa Hideki em Chobits, Kyon em Suzumiya Haruhi no Yuutsu, Sakata Gintoki em Gintama, Hoshi em Arakawa Under The Bridge, Switch em Sket Dance e Tabata Hidenori em Danshi Koukousei no Nichijou.

tumblr_m98ylvJtMh1r8hd3do3_250

Prêmios

Sugita ganhou o Anime Gran Prix na categoria personagem masculino favorito em 2009 com o personagem Kyon e em 2010 com o personagem Sakata Gintoki. Além disso, também conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante no terceiro Seiyuu Awards.

Sobre Tomokazu Sugita

Trio principal de Danshi Koukousei no Nichijou.

Trio principal de Danshi Koukousei no Nichijou.

É conhecido pela sua capacidade de improvisar e sua versatilidade que o permite facilmente mudar  de um príncipe, para um samurai vagabundo, ou do líder renegado de seres humanos para um ronin inocente e meio tarado, ou de um colegial entediado a um guitarrista mascarado que mora embaixo de uma ponte.

É um grande amigo do dublador Narita Ken (Reborn em Katekyou Hitman Reborn e Ishida Ryuuken em Bleach). Muitas vezes eles são referidos como irmãos devido ao uma piada feita no Live Pastel Collection 2003 . Segundo os dubladores Morikawa Toshiyuki e Hiyama Nobuyuki, Tomokazu e Ken raramente piscam o que  faz parecer que sempre estão encarando as pessoas de uma forma ameaçadora. Outro ator com quem mantém uma grande amizade desde 2001 é Yuichi Nakamura (Tomoya Okazaki em Clannad e Gray Fullbuster em Fairy Tail).

Sugita vestido como o personagem Hoshi de Arakawa under the bridge

Sugita vestido como o personagem Hoshi de Arakawa under the bridge

Seu trabalho em Suzumiya Haruhi, além de lhe trazer prêmios e uma grande popularidade, lhe rendeu  o desafio de contracenar e cantar em um Live Concert.

Neste ano de 2012 já trabalhou como Switch de Sket Dance, Muguruma Kensei de Bleach, Zen de Nurarihyon no Mago, Johnny e Kanzaki de Beelebub,  Sakata Gintoki de Gintama,  Leon de Ixion Saga: DT, Onizaki Takuma de Hiiro no Kakera, Akira Agarkar Yamada de Tsuritama, Pace de Arcana Famiglia, Tabata Hidenori em Danshi Koukousei no Nichijou, Vincent Lowell em Muv-Luv Alternative: Total Eclipse e Joseph Joestar de Jojo’s Bizarre Adventure dentre vários outros. Além disso, ele também faz parte da equipe da BlueRadio que promove o jogo BlazBlue produzido pelo Nico Nico Douga.

Fora do seu trabalho ele é conhecido por ser um grande nerd. gamer e ani-otaku (otaku de anime). A sua espontaneidade e seu jeito estranho é o que faz ser tão adorado pelos amigos e pelo público, mesmo que as vezes isso afete sua dignidade. Devido a sua personalidade, os fãs o apelidaram como “Freedon Sugita”.

Opinião do administrador do blog

Da esquerda pra direita: Tomokazu Sugita, Chihara Minori, Hirano Aya, Yuuko Gotou e Ono Daisuke.

Da esquerda pra direita: Tomokazu Sugita, Chihara Minori, Hirano Aya, Yuuko Gotou e Ono Daisuke.

Tomokazu Sugita está entre meu dubladores japoneses preferidos, sempre que ouço um personagem com sua voz facilmente a identifico e me impressiona sua versatilidade. Acho que ele tem uma voz excelente para comédia, embora faça bem personagens mais dramáticos, no entanto os personagens que mais gosto são aqueles de séries de comédia como o Kyon em Suzumiya Haruhi no Yuutsu, o Gin-chan em Gintama, principalmente na sketch Ginpanchi Sensei, do exagerado Hoshi de Arakawa Under the Bridge e mais recentemente do completamente sem noção Hidenori de Danshi Koukousei no Nichijou. Seus personagens me apresentam uma espontaneidade que só um cara extrovertido pode passar. Sugita é um grande ator e merece todo o sucesso que conquistou como dublador ao longo desses mais de 10 anos de carreira.

Fonte e links diversos

Lista de trabalhos:

Informações sobre o dublador:

Imagens:

Outros:

E finalmente acabou! Agora vou aproveitar para dormir antes que a Haruhi tenha alguma nova ideia mirabolante para o SOS DAN. Parece que o  Administrado do blog decidiu compactuar com a Haruhi e acabar com meu tempo livre. De qualquer jeito, Até mais e boa noite! (E bom dia! E boa tarde! E boa madrugada também! nota do EJ).

Anúncios

Comentários em: "A voz dos personagens: Tomokazu Sugita" (5)

  1. Não é difícil achar por aí blogs que possuem seções de “Seiyuu da semana”, por exemplo, mas geralmente os posts não passam de uma chata lista enorme com seus trabalhos, sem qualquer comentário pessoal mais aprofundado por parte do autor, seja a respeito da vida da pessoa ou dos animes que ela participou… No AC bem que queria abordar mais esse tema, mas desanimou depois de ver que os dois textos sobre seiyuus que fiz pra seção que tenho lá foram de longe os menos acessados e etc… Parece que a grande maioria não dá muita importância em saber detalhes daqueles que dão voz aos personagens.

    Gosto muito desse dublador e de seu tom de voz pseudo-sério que ele geralmente usa, mesmo quando seu personagem é o mais louco da história… Dando uma olhada em sua página no MAL para lembrar seus papéis, me surpreendeu ver que ele dublou o Hideki de “Chobits”, um dos primeiros animes que vi pela internet. Já hoje é para mim uma voz bem característica, fácil de reconhecer, que nem Hanazawa Kana, Fukuyama Jun ou Hirano Aya, por exemplo.

    O Hoshi de “Arakawa Under the Bridge” é ótimo, o afetado Specter de “Baccano!”, o coitado do Pinguim que não consegue confessar seu amor de “Shirokuma Cafe”… Citar Gintoki e Kyon, então, é até carta marcada, são os trabalhos mais emblemáticos. Foi somente após ver “Suzumiya” que sua voz me chamou a atenção, e passei a reconhecê-lo em outros animes.

    Já de papéis coadjuvantes, me agradam o personagem sadomasoquista doidão de “Inu x Boku SS” (“Seu pedaços inúteis de carne!”), o padre introspectivo de “Maria Holic” (mesmo eu achando o anime muito ruim) e o sempre ignorado “Homem do sal” de “Natsu no Arashi”. O último trabalho que vi – ouvi? – dele foi em “Arcana Famiglia”, onde dubla um personagem bem medíocre e imbecil, totalmente esquecível; mas, ah, nesse caso nem é sua culpa, o anime todo é uma grande m…

    • Hehehe. Bom vê-lo por aqui. Muito obrigado pelo comentário e muito bem lembrado do Specter de Baccano! é um personagem muito bom, como quase todos nesse anime, mas o Tomokazu consegue sempre dar aquele ar mais pseudo sério mesmo. Outro que faz isso muito bem é o Norio Wakamoto, o narrador mais genial que conheço. Ele o narrador de Hayate no Gotoku e Nichijou, além de outro papéis muito bons que ele já faz.

  2. Ha, cometi uma gafe no post… Achei estranho ter dito que o Pinguim de “Shirokuma Cafe” foi ele quem dublou, sendo que era outro cara de quem gosto que o dubla, Hiroshi Kamiya… Sugita dublou um pinguim sim em Shirokuma, mas foi um secundário…

    “Nichijou” não tem um narrador diferente por episódio? Pelo menos no final de cada um, no preview… Não lembro se havia no meio do anime. De narrador o que mais gosto é Fumihiko Takichi, mesmo quando é tão mala que nem em “Kaiji” por exemplo…

  3. Post muito bom e interessante sobre o Sugita. Parabéns @Evilásio! o/
    Já ouvi bastante falar dele, mas não imaginava que ele era o mesmo dublador do Kyon e do Gintoki! O_O
    Tá certo, eu não vi Suzumiya ainda, mas testei o anime há algum tempo e já vi 99 episódios de Gintama até agora e, não reconheci não…=( Mas talvez isto se dê pelo fato de que eu não deva ser bom neste tipo de coisa…xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: