O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Olá caros leitores não pensem que estou atrasado, pois a partir desta semana a coluna mais polêmica e questionadora do universo tem novo dia para seu lançamento, ou seja, todo sábado (sempre que possível) vocês terão um novo texto da coluna “A resposta é 42”. Antes de começar a falar sobre a edição desta semana, quero avisar que somente ano que vem teremos novas postagens sobre Vilões, Pokemon e Censura, que são temas abordados anteriormente e que havia prometido continuar.

Deixando tudo isso de lado, essa semana me inspirei na última postagem onde falo de novos animes confirmados e cá estou para comentar pela primeira vez a temporada de Inverno de 2013, pois eu confio que o mundo não pode acabar logo no dia de aniversário deste blog, e como o objetivo desta coluna é apresentar novos questionamentos, aproveitei a nova temporada para fazer aquela pergunta que quase ninguém sabe me responder direito: Como se faz pra escolher uma nova série de anime? Um dilema que nos atinge a cada nova temporada, embora esse “nos” não se aplique muito a mim já que assisto tudo antes de escolher, ainda assim tenho meus motivos para escolher certos animes caso um dia meu tempo livre se torne ainda menor do que já é e serão 6 desses motivos que enunciarei neste texto.

Eu escolho esse aqui!

Eu escolho esse aqui!

Escolher um novo anime para ver não é um tarefa tão fácil assim se você não tem tanto tempo livre para ficar experimentando. Assim sendo, muitos procuram reviews, ou notas e outros textos que lhe ajudem a escolher um bom novo anime, mas o problema disso é que há uma limitação muito grande das obras que lhe serão indicadas e que estejam de acordo com seu gosto pessoal. Fora isso, para aqueles que sempre acompanham as novas temporadas, a cada trimestre existe uma gama de novas séries para diversos gostos, então como fazer para escolher um série realmente boa diante de tamanha diversidade e baseado em critérios pessoais que se adequem mais a seu gosto? Não há como julgar se uma série vai ser boa antes de assisti-la, mas um fã de fato sempre tem aqueles seus critérios que geram o menor prejuízo possível de tempo ao escolher séries que provavelmente irá gostar. Hoje apresentarei 6 critérios que uso e peço que pensem e repensem quais são seus critérios e caso ache interessante usar um dos critérios que apresentarei abaixo, fico lisonjeado.

1º – Estúdio 

O primeiro critério que citarei é o Estúdio de Animação que está encarregado da série. Em geral mais de um estúdio está associado a um anime, mas há sempre aquele estúdio principal que cuida da maior parte da produção e em muitos casos um bom estúdio é sinal de um bom anime, ao menos quando aparentemente a ideia do anime é similar as produções anteriores desse estúdio. Esse critério não é tão relevante para aqueles que não acompanham muito a indústria, mas quem conhece ao menos um pouco do estúdio sabe no que ele é bom e aposta sempre em algo que pareça valer a pena. Um exemplo atual são as séries de comédia colegial do estúdio Kyoto Animation, em quase 100% dos casos, sai algo excelente e na maioria das vezes, muito acima da média deste tipo de produção e digo isso baseado não somente em gosto pessoal mais no grande sucesso alcançado pelas séries deste estúdio.

2º – O Character Design me agradou

O que seria do sucesso das animações e dos quadrinhos sem o visual de seus personagens? Esse critério pode ser considerado o mais descartável, pois não está diretamente ligado ao artista em si, mas a seu gosto pessoal e não venham me dizer que nunca escolheram uma animação, um quadrinho, ou um filme devido a uma imagem. Hoje em dia não uso tanto esse critério, principalmente por causa dos demais que me garantem uma precisão melhor na hora da escolha, mas admito que já vi muito anime porque achei as imagens de divulgação bacanas e sei que muita gente ainda faz isso, afinal, quem nunca ficou com vontade de ver um filme por causa de um pôster?

3º – Continuação de uma série que gostei

Em geral, uma boa série gera uma boa continuação, mas nem sempre isso é verdade, às vezes a mudança do estúdio afeta o anime ou a história decai com o tempo, por isso não dar pra garantir que uma continuação será boa, mas ser uma continuação de um anime que gostou já é um motivo mais que plausível para você escolher essa nova animação.

4º – Tema

Há certos temas que gosto tanto, que as vezes passo por cima dos outros critérios e vejo o anime mesmo sem saber previamente nada além de sua temática. Séries espaciais, histórias de detetive, fantasia medieval e sci-fi são quatro temas que me agradam ao ponto de ignorar muitas vezes certas premissas que indicam problemas em um anime e por isso já perdi algum tempo com animes ruins relacionados a essas temáticas, mesmo assim esse é um daqueles critérios de escolha, tal como o Character Design, que é bastante pessoal e queiram ou não, você sempre vai atrás das séries com as temáticas que lhes agradam, não é mesmo?

5º – Premissa

O elemento que mais é julgado em qualquer mídia que conte uma história é a própria história em si e um boa premissa pode ser o bastante para que um anime seja escolhido. Apesar de muitos defenderem as histórias de seus animes favoritos, uma boa premissa não é algo tão simples de se encontrar, pois muitas das premissas de animes e mangás são muito mais estranhas do que realmente boas e quando um anime com uma premissa que acho interessante aparece, me sinto no dever de ao menos conferir o início deste.

6º – A opinião dos amigos

Um bom amigo sempre quer que o outro saia bem na foto...

Um bom amigo sempre quer que o outro saia bem na foto…

E por último é sempre bom contar com a opinião de um bom amigo que conhece seu gosto. Muitos dos melhores animes que conheci foi devido a indicação de amigos e fico feliz por já ter indicado bons animes a muitos de meus amigos. Nenhum especialista é melhor do que um amigo na hora de lhe dar um conselho, por isso confie mais nos seus amigos, porém cuidado, porque um bom amigo uma hora ou outra sempre acaba querendo lhe pregar uma peça.

Então, o que vocês pensam sobre o assunto? O que mais lhe importa ao escolher um novo anime? Como você emprega seu conhecimento na escolha de uma nova boa série? E que tipo de anime você já indicou a um amigo só pra zoar?

Fico por aqui e sábado que vem tem mais perguntas e mais idéias, no entanto antes de me despedir peço que me ajudem a fazer uma coluna cada vez melhor sugerindo temas a serem retratados aqui, pois escolher o tema da semana é a parte mais difícil de todos as postagens! Até mais!

Anúncios

Comentários em: "A resposta é 42: Como se escolhe uma série de anime para assistir?" (19)

  1. Eu sigo a todos os passos que você falou, e alguns outros como a equipe por trás da produção e tento ver um pouco sobre a obra original de onde a serie se baseou se tive e se não tive vejo que esta escrevendo o roteiro.

    • Eu preferi não ir muito no lado técnico mais também tem alguns diretores, roteiristas, músicos e character designers que eu gosto muito e sempre que possível vejo os animes deles. Obrigado pelo comentário! Só faltou falar o que mais pesa na hora de escolher e se já zoou algum amigo. Aliás já viu um anime que é tão ruim que se torna mega engraçado? Pra mim, Variable Geo foi um desses casos.

      • o que mais pesa para mim é a historia depois o estúdio. Zoar amigo não é comigo .. Anime ruim não me lembro ter de visto nenhum que guarde boas recordações

  2. Escritora disse:

    Meus critérios pra escolher uma série? Das citadas do post, da 3ª em diante, porque pouco me importo com qual estúdio faz a animação ou o designe dos personagens: a primeira é um tanto equivocada e a a segunda não dá pra agradar a todos.
    Sobre como escolho as séries vem mais do fator informação: antes de escolher uma série, pesquiso a respeito, lendo resenhas ou a sinopse da animação e aí, dependendo do meu humor e curiosidade, acabo pegando ou não a série. Um exemplo que não sou do tipo de pegar animes das temporadas que estão passando, preferindo séries já concluídas ou que estão legendando e que são do meu interesse. E, às vezes, um colega ou um amigo me indica e dou uma olhadinha pra ver se me agrada ou não.

    Só a partir de 2010, que passei a ter mais interesse de assistir séries que são feitas para aquela temporada: comecei com “Bakuman”; em 2011, a segunda temporada de “Bakuman” e “Mirai Nikki” e deste ano de 2012, a terceira temporada de “Bakuman” e “Magi”. O resto são séries que devo dar uma conferida e assistir pra ver se me agrada ou não, até pode acontecer pegar animes mais recentes, como “Kaichou Wa Maid-Sama” (2010) e “Kuroshitsuji”, que tem duas temporadas (2008 e 2010) e gostar da forma que é mostrada a história e seus personagens. Normalmente pego séries mais antigas, até porque pra mim, tem mais história que as atuais, que tentam e tentam,mas, por mais que tenha sido feita não tem o mesmo charme ou atenção pra assistir.

    Os primeiros animes que gravei eram sugestões que vi em revistas – quando a Internet ainda era um espaço limitado – e agora, posso ter acesso a tais informações nos sites e blogs e ver no que vai dar. De séries indicadas por colegas ou amigos já foram as duas séries do “Naruto”; “Bleach”; “Death Note”; “Clannad”/”Clannad After Story” e “RomeoXJuliet”. E fora que curto tokusatsus: já gravei Dengeki Sentai Changeman”(1985); “Hikounin Sentai Akibaranger”(2012) e tô gravando “Choushinsei Flashman”(1986); o próximo da lista que devo ver se vale a pena conferir é “Garo”, que é um tokusatsu para o público mais velho e que dizem maravilhas a seu respeito.

    Ufa! Que comentário longo… Fazer o quê!?

    Até o próximo “A resposta é 42…” e … mas, não foi feito um post a respeito de “Pokémon”, então, por que outro? Se quiser responder é claro.

  3. Post muito bom, e o jeito com que você colocou os animes da próxima temporada realmente foi uma boa sacada. Acho que só faltou dizer se os critérios são em ordem de importância ou…

    Pra mim o principal quesito é a premissa. De uma única premissa podem sair várias e várias idéias, e pra mim essa é toda a graça do negócio. Analisar o que poderia ter sido feito, qual direção o enredo poderia ter tomado, etc.

    • Não tem prioridade não, mas no meu caso ainda assisto de tudo antes de julgar ao certo, mas teve um tempo que só via animes depois de consultar os critérios 5, 6 e 1.

  4. Ha, me faz lembrar quando olho aquelas cartelas de estreias da temporada, e vou marcando um X nas que mais me interessam… No final sempre acabo assistindo tudo que posso, então o que decido é quais animes verei primeiro mesmo. Dos seis casos que você citou só não pratico o último, porque, bem, entre amigos sou o único que acompanha animes com frequência… E nunca zoei com algum deles, sempre indico e empresto animações que possam gostar – empurrando junto um “bônus”, tipo “blz você vai gostar de Highschool of the Dead pois tem peitos e zumbis mas leve junto Nodame Cantabile é muito bom esse”.

    Acho que sou mais influenciado por enredos, temas, estúdios e seiyuus; depois viriam diretores, visual fofo e por aí vai. Hanazawa Kana e outros dubladores me obrigam a ver qualquer anime, por pior que possa parecer num primeiro instante. SHAFT, Kyoto e Brains Base são também estúdios “obrigatórios”, dos quais acompanho tudo… Alguns diretores como Masahiko Ohta, Takahiro Omori e Akiyuki Shinbo, idem. E se o anime pode parecer a coisa mais questionável do que existe, mas é fofinho bonitinho mooooeeee, eu vejo também. Essa última opção é a que mais causa surpresas desagradáveis, junto com a de seiyuus (mas dois dos meus animes favoritos desse ano comecei a ver por conta disso, “Poyopoyo Kansatsu Nikki” e “Acchi Kocchi”). No final, ir por questões técnicas parece ser a opção mais confiável.

  5. erdan215 disse:

    Eu só leio a sinopse. Esse Ammesia é bom? Achei interessante o character design.

  6. Igor Snow disse:

    Uma vez eu perguntei pra uma amiga o que influenciava ela ao ver um animê e tive uma resposta que até hoje eu adoro lembrar: “Não me importo com nenhum quesito em especial… Se chegar aos meus ouvidos e eu me interessar, vou assistir!” kkk
    Eu sempre vejo o menor número de animês possível. Odeio ter o conhecimento sobre as temporadas. Todos os blogs falam disso, então você acaba se sentindo pressionado a ver algo desse momento, tipo… procurar o melhor animê desse momento, e não ter visão geral, o que eu acho errado.
    Os critérios que eu uso são: premissa – que é obviamente o mais importante, já que é o fator mais específico; imagem – se a série for “bonita”, com uma abertura legal, e personagens que já falem quem são pelo visual (saudades Soul Eater) eu não vou resistir e vou acompanhar XD; fama: tudo vai depender dos elogios, pq ninguém merece aqueles clichês de “os personagens são cativantes” ou “você sempre tem vontade de saber o que acontece depois”. Apesar de tudo isso, sou a pessoa mais chata do mundo pra escolhas. Séries como another e sword art, de premissas simples e diretas, visual bonito, e bem famosinhas, eu vi só o primeiro episódio e não tive vontade de continuar (risos), enquanto que um Pandora Hearts, eu vi o primeiro episódio, achei fraquinho, mas depois de algumas semanas eu passei a ler o mangá, que hoje em dia é o único que eu acompanho online.
    Como eu disse, sou muito chato, e minha internet também. Resultado: sempre assisto pouca coisa rs, mas sempre saio satisfeito.

    • Essa é uma forma de escolher muito bacana. Por hora eu ainda tenho possibilidade de testar muitas coisas, mas quando um dia não tiver, se esse dia chegar, vou lembrar destas opiniões.

      Obrigado pelo comentário e fico feliz por ter conseguido causar uma reflexão interessante em todos que comentaram.

      • Igor Snow disse:

        Por nada XD obrigado pelo texto e por responder na velocidade da luz…
        Espero que nunca tenha que passar por isso kkk quer dizer, eu sou acostumado, mas pra quem confere a temporada toda deve ser o caos.

        • Pra mim é tranquilo, mas para pessoas não acostumadas deve ser complicado mesmo. Como eu já faço isso desde de 2007, então estou calejado =D.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: