O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Como prometido estou aqui para divulgar resultados obtidos a partir do formulário do mês de Novembro de 2012 do projeto conhecido como “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!” que foi apresentado no dia 02 de dezembro de 2012 neste blog e que atualmente está com o formulário de Dezembro no ar (Acesse e preencha o formulário atual clicando aqui). A pretensão deste projeto que atualmente envolve os blogs Anime Portfolio, AnimeCoteOnly good animesMangatom e Netoin  é fornecer artifícios numéricos que ajude tanto a nós, blogueiros, quanto aos nossos leitores a compreender melhor como anda o mercado nacional de mangás. O formulário de novembro de 2012 foi posto no ar no dia 02 de dezembro de 2012 e retirado na madrugada do dia 15 para o dia 16 de dezembro de 2012, quando foi substituído pelo formulário atual do mês de dezembro de 2012 que deverá ficar no ar até o dia 15 de janeiro de 2013.

Nesse formulário são feitos apenas três questionamentos a pessoa que o está preenchendo, qual o seu sexo, qual a sua faixa etária dentre as apresentadas para escolha e quais dos mangás da lista de mangás lançados no mês a que pertence o formulário você comprou ou pretende comprar (vale ressaltar que todas as perguntas são respondidas através de checkboxes e que a última permite múltiplas escolhas). De acordo com o resultado obtido foi feito uma análise parcial com todos os formulários que está disponível para todos os blogs participantes e que caso seja de interesse do leitor poderá ser visualizada pelo mesmo com um permissão a ser solicitada ao e-mail conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Em cima desta análise parcial fiz uma análise mais profunda de acordo com meu interesse nos resultados e abaixo apresentarei alguns gráficos e certas conclusões tiradas diretamente desses valores e no fim da postagem farei algumas considerações finais sobre a importância desse resultado para aqueles que visam divulgar a cultura dos quadrinhos japoneses no país. Vale ressaltar, que como foram enviados 193 formulários, fica mais fácil a princípio aceitar esse resultado como as pretensões de compra de mangás dos leitores dos blogs participantes do projeto, mas caso haja um desejado aumento no número de pessoas a preencherem os formulários nos próximos meses podemos daí então ter uma análise mais precisa do mercado nacional, por isso é importante que todos preencham o formulário e que ainda peçam para seus amigos, que gostam de mangá, preencherem também.

 Resultados Gerais

A partir dos resultados da planilha que criei com base nos formulários e na análise parcial supracitada, em âmbito geral podemos concluir que:

  • Ao todo recebemos 193 formulários correspondentes aos resultados de novembro (entre os dias 02/12/2012 e 15/12/2012).
  • Apenas 1 pessoa não informou o sexo.
  • A faixa mais ativa foi entre 16 e 24 anos.
  • Nenhuma pessoa com menos de 10 anos enviou formulário (Para o formulário de dezembro isso já mudou).
  • Os 6 títulos com maiores pretensões de compra foram: One Piece, Rurouni Kenshin, 20th Century Boys, Bakuman, Dragon Ball e Card Captor Sakura.
  • Os 5 mangás com menores pretensões foram Futari Ecchi, Naruto Pocket, Mad Love Chase, Negima e As Estrelas Cantam.
  • Os mangás da editora Nova Sampa (que entrou no mercado de mangás em novembro) e os dois novos títulos da New Pop (“A Pessoa Amada” e “Red Garden”)  foram pouco visados.
One Piece é o mangá com mais interessados.

One Piece é o mangá com mais interessados.

  • One Piece é o shounen mais visado seguido da nova versão de Kenshin.
  • Títulos com uma carga mais ecchi estão entre as menores pretensões com apenas Freezing se destacando, embora apenas entre homens. Além disso, somente 1 volume de Yakuza Girl e um de Futari Ecchi foi escolhido por mulheres.
  • Houve mais interesse pela edição meio tanko (edição 25) que pela edição “especial” (edição 13) de Evangelion.
  • Contra as expectativas, as pessoas que enviaram formulário não optaram muito pela versão Pocket da série Naruto (No formulário atual já percebi que há vários interessados na versão normal da obra).
  • Ao todo foram selecionados 1334 mangás, sendo que apenas 3 foram escolhidos pela pessoa que não informou o sexo, logo, 1331 mangás foram analisados com relação ao sexo e a faixa etária.
  • A pessoa que não informou o sexo, segundo o formulário, possui entre 10 a 15 anos e escolheu os títulos One Piece 10, Kimi ni Todoke 10 e Naruto Pocket 30. Não fiz nenhuma análise mais profundo sobre este indivíduo em específico.

Resultados em relação as Editoras

Qtd por Editora e Sexo

No formulário de novembro de 2012 estavam disponíveis para escolha 17 títulos da editora JBC, 3 da editora New Pop, 2 da editora Nova Sampa e 11 da editora Panini. Com relação as editoras, algumas das conclusões que puderam ser obtidas através do resultados dos formulários enviado foram:

  • Embora a maioria dos títulos sejam da editora JBC, o resultado da mesma não se mostrou muito superior a sua principal rival, a editora Panini, em termos proporcionais. Além disso, entre os 6 títulos com mais pretensões de compra, 3 são da JBC e 3 da Panini, sendo que a Panini tem o 1º e 3º lugar.
  • A editora Nova Sampa apresentou o menor rendimento geral.
  • O título mais pretendido por ambos os sexos da editora Nova Sampa foi Kyou Kara Hitman.
  • Com relação a editora New Pop, enquanto “K-ON 4” foi o que mais interessou os homens, as mulheres preferiram o mangá de volume único “A Pessoa Amada” que é do Grupo CLAMP. Vale ressaltar que esse é o primeiro mangá do Grupo CLAMP que é publicado por uma editora diferente da JBC.

Em termos de editora o resultado foi o esperado com a Panini e a JBC sendo as que mais foram visadas, mesmo em termos proporcionais, além disso a falta de alguns títulos de peso da editora Panini pareceram garantir um resultado melhor da JBC.s. O que realmente me pareceu mais relevante a princípio foi a baixa procura dos títulos da editora Nova Sampa, pois mesmo esses sendo de menor popularidade, por serem algo novo no mercado, supus que a procura também fosse um pouco maior dentre as pessoas que acessam os blogs envolvidos nesse projeto.

Resultados em relação aos Homens

Titulos por sexo (Masculido)

Com relação ao resultado dos formulários enviados por pessoas dos sexo masculino foi fácil perceber que:

Kenji comemora o desempenho de 20th Century Boys

Kenji comemora o desempenho de 20th Century Boys entre os homens.

  • One Piece foi o mangá que mais interessou os homens, seguido por 20th Century Boys e logo após por Rurouni Kenshin.
  • Mad Love Chase não foi escolhido por nenhum homem.
  • Um jovem na faixa etária de 10 a 15 anos escolheu dois mangás ecchi (Em geral, para maiores de 18 anos, devido as insinuações sexuais) (Freezing e Futari Ecchi).
  • Entre as pessoas com mais de 24 anos, 20th Century Boys e One Piece praticamente empataram em pretensões.
  • Houve uma preferência dentre os homens com 16 a 30 anos por shoujos em relação as demais faixas.

A maioria dos resultados foram de homens e em geral shounens e seinens realmente são mais visados. Também faz se perceber que os títulos da editora japonesa Shueisha, princialmente os publicados na antologia Weekly Shounen Jump, são os preferidos. Com relação a editora Nova Sampa, não houve uma grande diferença entre os mangás desta em termos de pretensões, embora as pessoas entre 25 e 30 anos tenham escolhido mais o título “Yakuza Girl”.

Resultados em relação as Mulheres

Titulos por sexo (Feminino)

Sakura Kinomoto ainda em alta entre as mulheres Brasileiras.

Sakura Kinomoto ainda em alta entre as mulheres Brasileiras.

O número de mulheres foi bem inferior ao de homens que responderam o formulário, o que aparentemente mostra que dentre os leitores dos blogs envolvidos com o projeto, há mais homens que colecionam mangás publicados aqui no Brasil. Em particular isso não me espanta, pois sinto que ao menos em relação ao Anime Portfolio, recebo muito mais visitas de homens, mas garanto que minhas leitoras mulheres não devem em nada aos leitores homens em conhecimento. Sobre o resultado das mulheres é interessante notar que:

  • Dentre as mulheres, Sakura Card Captor e Kimi ni Todoke foram os títulos preferidos, seguidos por Rurouni Kenshin.
  • Freezing não foi escolhido por nenhuma mulher .
  • As mulheres mostraram pouquíssimo interesse pelos títulos da editora Nova Sampa.
  • Como era de se esperar proporcionalmente os títulos escritos por mulheres interessaram mais este grupo.
  • One Piece foi apenas o sexto título preferido entre as mulheres.

Por mais que o número de mulheres tenha sido 3 vezes menor que o número de homens, houve um variedade maior nas escolhas, além disso, mesmo Freezing sendo o único mangá que não estava no formulário de nenhuma mulher, ouve 8 títulos com menos de 3 votos, sendo que os ecchis “Futari Ecchi” e “Yakuza Girl” tiveram ambos, apenas 1 voto. Além disso, “Mad Love Chase”, que não foi escolhido por nenhum homem, teve um número percentual de votos femininos muito bom, cerca de mais de um quarto das  mulheres escolheram esse título.

Considerações Finais

Alguns dos leitores devem está se perguntando “Mas afinal, para que esses resultados serão úteis” e para a maioria dos leitores realmente não serão tão úteis, mas tanto para os blogueiros, quanto para os leitores interessados em divulgar os quadrinhos japoneses, um resultado como esse pode ser o que falta para uma ação mais efetiva. Além de todos esses resultados mais gerais que apresentei, posso mensurar de forma razoável a popularidade da maioria dos mangás publicados recentemente, pelo menos com relação aos leitores do meu blog, assim posso focar em postagens mais direcionadas, fora isso, fica claro que muitos bons títulos semelhantes aos lançados aqui, mas que ainda não foram licenciados, poderiam vir a fazer sucesso se fossem publicados.

Sei que o número de resultados ainda é diminuto e em minha opinião será preciso ao menos 4 meses para saber se esse projeto pode ou não dar certo, mas fico satisfeito com esse primeiro resultado, afinal, para blogs que não tem tanto acesso diário assim e para um formulário que ficou apenas 14 dias no ar, 193 pessoas é um número bem interessante e parece mostrar um perfil bem próximo do que imagino que seja o dos leitores do meu blog, por isso eu me sinto bastante feliz e gostaria de agradecer a todos que  responderam o formulário, mas ainda é preciso mais, por isso peço novamente que preencham mensalmente os formulários desse projeto e que chamem amigos,  seguidores e quem conhecerem que gostem de mangá, a nos ajudar nessa iniciativa. Quem sabe um dia as editoras não olham para ela e decidem elas mesmas divulgarem algo, gostaria muito que esse dia chegasse.

Espero que tenham gostado e lembrem-se que o formulário de Dezembro está no ar e pode ser visto em https://animeportifolio.wordpress.com/anime/ajude-nos-a-entender-o-mercado-nacional-de-manga/

Até mais e muito obrigado a todos que apoiam essa iniciativa e que querem que o mercado de quadrinhos nacional cresça, em especial a quem quer que o mercado de mangas cresça por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: