O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Sket Dance


Você está precisando de ajuda?

Você está precisando de ajuda?

“Uma comédia colegial no melhor estilo “fique sério se for capaz”! Afinal que pedido você faria ao Sket Dan?”

Relatando…

Yusuke Fujisaki (Bossun), Hime Onizuka (HImeko) e Kazuyoshi Usui (Switch) são membros do Sket Dan, um clube escolar que objetiva ajudar os estudantes em quaisquer tarefas que precisem, uma espécie de “Faz Tudo” escolar.

Sket (Support, Kindness, Encouragement and Troubleshoot) significa algo como  bondade, apoio, incentivo e solução de problemas. E é isso que os nossos protagonistas pregam durante toda a série, mas esse grupo não haje muito como o esperado, afinal ele tem como seus integrantes um líder fracote que tem como habilidades especiais, se concentrar para achar soluções e fazer origamis, uma garota ex-delinquente que põe medo em qualquer marmanjo ao mesmo tempo que adora pirulitos (intragáveis) e coisas bonitinhas e um nerd e otaku louco que se comunica através de uma voz computadorizada ou placas (em casos especiais). Além disso, aparentemente metade da escola é formada por estudantes meio estranhos, como um brutamontes com cara de delinquente que na verdade é bonzinho, um samurai viciado em tecnologia com problemas de relacionamento e concentração, um garota especializada em todo tipo de esporte que come mais rápido que o Goku e o Luffy juntos, a não ser que tenha ovos na refeição, uma dupla bipolar de viciados em charadas e uma professor gentil que mais parece o Jason de sexta feira 13.

Sket Dance é uma série que mistura humor nonsense, no mesmo estilo de Gintama, com muitos personagens estranhos e divertidos a trechos dramáticos e um clima escolar que chama atenção e traz lembranças do tempo da escola aos mais velhos e que inspira os mais novos que ainda estão nela. Uma série excelente que peca em poucos aspectos e que envolve com muita facilidade o espectador. Fica então o desafio para saber se depois quatro episódios você consegue desgostar e desgrudar deste anime.

Sobre a obra

Uma pintura cheia de bom humor e figuras marcantes...

Uma pintura cheia de bom humor e figuras marcantes…

Sket Dance é uma série animada que foi exibida entre 7 de abril de 2011 e 21 de setembro de 2012, com 77 episódios ao todo. Ela é baseada no mangá homônimo de Shinohara Kenta, ainda em publicação na Weekly Shonen Jump. O anime foi produzido pelos estúdios Avex Entertainment (Bobobo-bo Bo-bobo e Shirokuma Cafe), Dentsu (A-Channel, Beelzebub e Binbougami ga!) e Tatsunoko Productions (Casshern Sins, Karas e Yatterman), além de ser dirigido por Kawaguchi Keiichirou (Hayate no Gotoku, Moetan e Nyankoi).

O roteiro de Sket Dance se assemelha muito ao de Gintama, contando os casos que são resolvidos pelo grupo de protagonistas, intercalando a história do passado destes e de outros personagens que ganham bastante significância ao redor da série. Sket Dance não se utiliza de humor negro e nem de muitas piadas de baixo calão (como Gintama), mas por outro lado, se aproveita de forma natural de muitas referências a cultura pop. O ponto forte da série é sem dúvida sua grande gama de personagens únicos e carismáticos. Personagens típicos de animes de comédia colegial, mas com uma pitada de exagero que torna mais fácil identificar e lembrar de cada um.

A arte da série é muito bem elaborada e o character design de Nakataku Manabu (Baron One) encanta pela mistura de simplicidade e detalhismo em elementos que definem a imagem de cada personagem.  Os cenários também são muito bem desenhados e ganham destaque junto aos efeitos de luz. Quanto a animação, deixa a desejar em alguns poucos episódios, mas em geral é acima da média e em especial nas aberturas é muito bem aproveitada.

A trilha sonora entrega o lado bem humorado da série e por isso se torna um dos pontos altos da mesma e  as aberturas e encerramentos estão ligados diretamente a cada etapa da série, não apenas do ponto de vista do anime, mas também com relação ao quanto o espectador já conhece de cada personagem. Os temas de abertura e encerramento podem variar de muito bons a levemente desinteressantes, embora todos combinem muito bem com os vídeos a que estão associados. Destaco o tema da primeira abertura e do segundo encerramento, respectivamente “Kakkowarui I Love You!” do French Kiss e Comic Sonic do The Pillows.

Com relação a dublagem, não poderia ter um time melhor. A cada frase a voz dos dubladores deixa-nos mais certos de que eles foram as melhores escolhas possíveis para cada um dos personagens, incluindo o cantor Gackt que dubla o personagem Kiyoshi Date, um estudante que se veste e vive o estilo Visual Key ao extremo. Como grande destaque ressalto os excelente dubladores dos protagonistas Bossun, Himeko e Switch, respectivamente Hiroyuki Yoshino (Treize Bain em Allison to Lillian, Solf J Kimblee em FullMetal Alchemist e Idris Tytania em Tytania), Ryoko Shiraishi (Ginji Amano em GetBackers, Ayasagi  Hayate em Hayate no Gotoku e Sumimura Yoshimori em  Kekkaishi) e Tomokazu Sugita (Kyon em Suzumiya Haruhi no Yuutsu, Sakata Gintoki em Gintama e Hoshi em Arakawa Under The Bridge).

Opinando

Como muitos, não gostei tanto do episódio que inicia o anime, mas bastou mais um para preder meu interesse e dois para me encantar. Cada personagem é tão bacana que você quer saber mais até mesmo do professor maluco que treinou com um chinês ainda mais maluco. É divertido acompanhar cada caso e é emocionante saber sobre o passado de cada protagonista. Depois de ver Gintama, comecei a valorizar mais e mais cada série como essa, com um humor mais ácido e menos pudor por parte dos personagens em dizer o que pensa. De certa forma os personagens de Sket Dance me lembram muito Scool Rumble, fazendo desse anime uma mistura de School Rumble e Gintama, mas com um pitada essencial de originalidade. Aprendi a adorar Sket Dance e hoje tenho esta série não apenas como uma das minhas comédias preferidas, mas como um dos meus animes preferidos. Por isso e por muito mais que não sei como expressar em palavras, Sket Dance é uma das melhores recomendações que posso fazer a você, meu caro leitor que gosta de séries bem humoradas e para você que não gosta também.

 

Anúncios

Comentários em: "Sket Dance" (2)

  1. @Açougueiro@ disse:

    Também gostei do anime, mas quase o dropei de inicio lá pelo episódio 5. Mas assim que você vai se acostumando com os personagens e sabe que é aquilo que se espera deles muda completamente o ponto de vista. Agora sinto falta de algo com a mesma qualidade desde que este acabou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: