O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Aproveitando a proximidade da edição de 2013 da maior premiação do cinema (dos Estados Unidos) decidi fazer uma pequena lista de filmes que poderiam e mereciam, mas que não ganharam o Oscar (Sem piadinha envolvendo o ex-jogador de basquete), na verdade a maioria deles sequer foi selecionada para a disputa final. Fiz uma lista levando em consideração tanto filmes que são superiores aos que ganharam, como o fato de terem sido lançados nos Estados Unidos no ano anterior a premiação, além disso, não estou considerando filmes de franquias que já tiveram série de tv ou OVA, nem os anos de 2009 a 2011, pois considero que mesmo havendo algumas animações japonesas levemente melhores, há bons motivos para os campeões serem quem foram. Então que justiça seja feita…

1 – Millennium Actress em 2002

millennium_actress_161

Não é preciso ser nenhum cinéfilo para perceber as qualidades tanto técnicas, quanto de roteiro de Milenium Actress, nem para perceber que é um filme com um conteúdo mais denso que o do campeão Shrek, mas também sejamos francos, essa obra prima do mestre Satoshi Kon merecia esse prêmio muito mais que o divertido filme do ogro verde, talvez merecesse até concorrer entre os melhores filmes daquele ano.

2 – Appleseed em 2005

robot deunan saviour images briareos wallpaper appleseed

Um de meus filmes de CG favoritos, embora prefira sua sequencia que infelizmente não merecia o Oscar devido a um outro filme lançado em 2008 que comentarei mais a frente. De fato existem outros grande filmes campeões e não campeões do Oscar melhores, mas em 2005 seu embate seria apenas contra Os Incríveis, um ótimo filme da Pixar, mas não melhor que Appleseed, ao menos não no conjunto da obra.

3 – Hauru no Ugoku Shiro (O Castelo animado) em 2006

o-castelo-animado-tudoparaotakus7

Esse texto desde seu início mostra a injustiça que a academia de Hollywood promove, mas nenhum dos filmes aqui citados foi mais injustiçado que este, pois ele chegou a lista final e para os fãs de boa animação estava claro que ganharia contra seus fracos oponentes, mas não sabemos até hoje porque a academia preferiu premiar o divertidinho (sim, divertidinho) Wallace & Gromit: A vingança dos vegetais em vez desse obra prima do mestre Hayao Miyazaki. E quando dizem que o pessoal da academia é viciada em massinha ninguém acredita!

4 – Paprika em 2007

images

Mais uma vez Satoshi Kon cria uma obra de arte quase inquestionável e mais uma vez a academia prefere premiar um filme infantil e dessa vez, que me desculpem os que gostam de pinguins e musicais juntos,  ruim. Como assim Happy Feet é melhor que Paprika? Na verdade Paprika nem foi selecionado, ou seja, algum louco na academia achou que Carros, Happy Feet e Casa Monstro merecia uma estatueta, faça-me um favor academia e parem de deixar o Shrek votar só porque ele ganhou um Oscar (Existe uma regra que  diz que quem ganha o Oscar pode votar nos próximos), isso se é que o Shrek tem esse mal gosto.

5 – Toki o Kakeru Shōjo em 2008

toki-wo-kakeru-shoujo

Em um ano que tivemos Appleseed: Ex Machina e 5 cm per Second, o diretor Mamoru Hosoda decidi mostrar do é capaz e se une ao gênio Yoshiyuki Sadamoto, o responsável pelo Character Design de Evangelion, para apresentar uma releitura de uma clássica história e cria um dos melhores filmes que vi em minha vida, infinitamente superior as 3 adaptações para live action da mesma história, e que mais uma vez bateria fácil o filme da Pixar que ganhou naquele ano, o muito bom Ratatouille, se não fosse os cinéfilos acadêmicos de Hollywood.

5.5 Kokuriko-zaka kara em 2013

Kokuriku Zaka Kara - 01 - Large 14

Apesar de ter participado da pré-seleção do Oscar deste ano, o excelente filme que Goro Miyzaki dirigiu não foi selecionado para concorrer ao grande prêmio. Em minha opinião ele é bem melhor que todos os que ali estão concorrendo, mas o que mais me espanta é que ao menos 3 dos 5 filmes selecionados são claramente inferiores em roteiro a Kokuriko-zaka kara, mas não vou me dignar a soltar nomes aqui, pois esperarei para saber se injustamente um desses 3 ganhará, mas o que posso dizer ao menos é que esse ano mais do que nunca fica claro como a academia gosta de massinha.

Eu fico por aqui e espero que ao menos os leitores que não viram um ou mais dos filmes citados vá atrás dos mesmos, menos de Happy Feet, quem tem uma lista diferente a coloque aí nos comentários e se você não gostou dessa seleção, pode comentar também, eu não me importo. Até mais tarde com mais uma postagem.

Anúncios

Comentários em: "5.5 filmes de animação japonesa que mereciam ganhar o Oscar de melhor animação, mas não ganharam" (17)

  1. Concordei com todos (não posso dizer sobre Kokuriko-zaka kara que ainda não vi e nem estou a par dos indicados ao Oscar).

    Agora preferir Wallace & Gromit: A vingança dos vegetais invés de O Castelo Animado é injusto demais!!! Qual será o critério escolhido? Ahhhhh! Revoltante!!!

    Ótimo post!

    • Obrigado pelo comentário! Aqui a lista de todos os indicados e campeões a Oscar de animação, tem alguma justiça, mas não tanta nela – http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_de_melhor_filme_de_anima%C3%A7%C3%A3o

      • Vi a lista.
        É insultante ver Kung Fu Panda, por exemplo, ter concorrido duas vezes (1 e 2). Aquilo é horrível!

        Concordo com o Animecote aí embaixo. Eles devem ter medo da animação oriental.

        • Não acho Kung Fu Panda ruim, mas realmente é bem mais fraco que muito filme japonês. Entra também em questão aquela máxima americana de que animação deve ser para criança, então dificilmente qualquer obra mais madura participe da seleção final, mesmo assim ainda tem muito filme de animação japonês pra toda família, melhor que muito filme campeão do Oscar.

  2. Concordo plenamente com vc. Achei injusto algumas animações nem serem indicadas ao oscar, como os próprios filmes de Evangelion. Kokuriko-zaka kara para mim venceria o oscar de olhos fechados esse ano. Eles devem ter medo do mercado de animação oriental supera-los, só pode ser isso.

    Vai gostar de massinha lá na casa do chapéu…

    • Pois é meu caro, esse ano nem a Pixar pra competir e embora eu goste de todos os candidatos desse ano, nenhum chega perto de Kokuriko, mas fazer o quê, esse acadêmicos…

  3. wallyouko disse:

    Wallace & Gromit ganhou pela tecnica de animação, castelo animado e muito superior mas naquele ano parece que a academia olhou o trabalho para fazer a animação e Wallace & Gromit que é muito dificil de ser feito levou a estatueta.

    Oscar não vale muito como parametro de filmes bons ou ruins na realidade premiação nenhuma isso depende do gosto de cada um o que achar que é bom o ruim, se oscar fosse votaçã popular quantos filmes do creupusculo ganharia

    Este ano Piratas Pirados ganha pode apostar

    depois que vi Chihiro achei que o premio do oscar foi pela obra (do miazaki no caso) e não pelo filme mas paciencia

    • De fato se levarmos animação a dificuldade de se animar algo em stop motion o Frankeweenie do Tim Burton deve levar (Eu queria que fosse o Panorman ou ele), mas isso só reforça a questão do pessoal adorá massinha, sei que o gosto é algo pessoal, mas existem quesitos que não há muito o que contestar, se fosse em termo de elementos técnicos Gromit pode até ser mais difícil de animar, mas e quanto a todo o resto, os efeitos de luz, a dublagem a trilha sonora. Não estou dizendo que os filmes japoneses são completamente superiores aos ocidentais, Up, Wall-e E até o conjunto da obra que deu o título a Toy Store 3 foram merecidos. mas tem tantos filmes com enredos e animações melhores que alguns que foram selecionados para concorrer o oscar que ignorar a injustiça (sim, injustiça) que é feita seria demais. O Próprio filme nacional Lutas tem um enredo melhor que mais da metade dos filmes selecionados esse ano.

      Bem, desculpe o desabafo, mas realmente penso que o oscar de animação tem quesitos que não são levados em conta, não é uma questão de ser melhor ou pior, por exemplo Valente ganhou o globo de ouro, mesmo sendo tão criticado. A academia precisa parar de tratar filme de animação como desenhos para crianças e sem grandes importâncias, até lá não tem nem mesmo como dizer que eles se esforçaram para eleger um bom filme. E quanto a crepúsculo meu caro, bem… acho que até quem gosta sabe que tem muita coisa mais bem feita.

      Obrigado pelo comentário, e novamente desculpe se minha resposta pareceu ofensiva, não foi a intenção.

      • wallyouko disse:

        Muito pelo contrario não foi ofensivo só estou comentando sobre o caso do filme do wallace & gormit,

        Toy Story 3, Wall-e e Up são melhores filmes da pixar isso é inegavél, só que oscar e injusto a anos exemplos classicos como o melhor diretor nunca ter ganho um oscar (Kubrick), filmes ridiculos terem sidos indicados, vai me falar que Central do Brasil e um bom filme, em suma Oscar parece que só entra quem paga sacou?
        .
        Por isso falei questão de gosto pessoal etc… para medir o que se gosta ou não

        Eles cada ano usa um criterio sei lá tecnica se quem dublou e famoso, se é da Disney etc.

        No mais sou um milhão de vezes O castelo animado do que o filme do Wallace, além de outros mediocres filmes que ganham o Oscar de animação ou são indicados para eles a 2 ou mais filmes de animação melhores nem sempre japoneses.

        Por outro lado sempre torço pelo filme deste cara que só faz filme com masinha pelo trabalho e dedicação que ele empenha em um ramo que não tem muito valor para adultos (coisa que com nossa geração vai mudar e já esta mudando).

        Kokuriko-zaka kara este eu vi e excelente mas nem no japão é considerado o Top tanto que outro filme que esqueci o nome esta ganhando os premios de melhor animação, e tirando que o Goro e muito lento no ritmo de direção Tales e sofrido para se assitir

        e parabens pela materia estou correndo atrás destes filmes que voce citou pois não vi nem metade.

        • Obrigado pelo comentário e concordo com você, embora eu ache Chihiro muito bom =D. Apareça mais vezes!

          • wallyouko disse:

            Viu o resultado do Oscar? Valente venceu a sentido para isso?
            Nem sei para que tem estas premiaçoes manjadas

            E agora lembrei faltou Ponyo na sua lista ai

          • Eu admito que preferi tanto Wally, quanto UP a Ponyo, que também é demais, por isso não citei.

            Sobre Brave ter ganho o Oscar, essa academia de cinema deve escolher o campeão no palitinho, porque não podem ter visto o mesmo filme que a gente.

  4. moara silvia disse:

    eu amei essa seleção!eu não vejo o porque dele não guanharem oscar!esse do castelo animado e otimo e tem varios outros que são tambem!bem como adoro filmes de animaçao japonesa ja to vendo esse!abraço e obriga pelos filmes!kissus

  5. moara silvia disse:

    ei meus queridos amigos cenéfilos!eu vi outros filmes de animaçao japonesa otimos vcs querem ver tambem?

  6. Milton disse:

    É simples entender porque as animações americanas quase sempre levam a estatueta. O Oscar foi criado para dar destaque e ajudar a vender as produções americanas no mundo. Isso explica consequentemente porque todo ano vemos um monte de filmes americanos medianos recebendo indicação e levando o prêmio máximo da academia, mesmo nós sabendo que há (em grande quantidade) muitos filmes melhores feito por outros países.
    Para mim o Oscar deixou de ser referência a muito tempo. É patético ver em alguns casos filmes serem premiados não pela qualidade técnica e sim por representarem uma posição politica que os Estados Unidos quer passar ao mundo, como no caso do absurdamente tosco “Guerra ao Terror” que recebeu o prêmio de melhor filme.
    Por fim… graças a internet, hoje em dia não dependemos mais da boa vontade da midia para ter conhecimentos de excelentes filmes produzidos em outras nações. Basta ter boa vontade em buscar essas informações na rede. E parabéns ao site por ajudar a divulgar isso. Vou assistir cada um deles. 😉

    • Eu agradeço muito o comentário e concordo com vocês sobre o Oscar a muito não ser um prêmio que premia os filmes com mais qualidade e sim os que seguem melhor as regras que a academia estipula, mas pelo menos não dar pra dizer que todos os filmes são ruins, porém são muitas injustiças cometidas de fato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: