O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Depois do texto que publiquei na quarta explicando o novo caminho que o blog deve seguir essa coluna também mudou e embora o conteúdo continue com foco em notícias, ela deixará de ser semanal e poderá ser lançado em qualquer dia, a qualquer hora, basta haverem notícias que eu considere relevantes o bastante e que o Kyon esteja disposto em deixar suas palavras no blog. Sem mais delongas vamos a mais um Curtas da Semana, hoje falando sobre o Gen que não saiu e sobre premiações no mundo dos animes.

Descoberto esboços da continuação de Hadashi no Gen (Gen, pés descalços)

Se-descubre-la-continuacion-bosquejada-de-Hadashi-no-Gen-Hiroshima

Gen, o mangaka que não usa chinela?

Já anunciei anteriormente que infelizmente em dezembro passado o mangaka Keiji Nakazawa faleceu, mas antes de isto acontecer, o mesmo pretendia escrever uma continuação de sua obra mais famosa o manga semi-biográfico Hadashi no Gen. Após sua morte parte dos esboços da nova obra haviam sido doadas para o “Museu em memória da paz de Hiroshima”, mas nessa semana a viúva do autor anunciou que encontrou mais esboços desse trabalho e também irá doá-los ao museu supracitado. Essa continuação apresentaria a fase da vida de Gen quando se mudou para Tóquio para seguir com seu sonho de ser mangaka e como conheceu um outro autor que também viveu perdas devido a guerra, sendo que este novo amigo de Gen é baseado no amigo de Nakazawa, Akiyuki Nosaka, o escritor de Hotaru no Haka (O túmulo dos vagalumes), uma novela semi-biográfica que ficou mundialmente conhecida graças a adaptação cinematográfica feita pelo Estúdio Ghibli e dirigida por Isao Takahata.

Fico feliz pelo reconhecimento que o trabalho de Keiji recebe até hoje, mas me pergunto onde é que esses artistas escondem tantos esboços de novas obras, porque se formos contar quanta gente teve trabalhos póstumos conhecidos eu ficaria aqui o dia todo e a Haruhi não ia parar de me perturbar para por em pratica algum de seus planos. Bem, como não tivemos um texto propriamente sobre a morte do autor, apenas uma menção e um vídeo em memória, acho que finalmente posso registrar aqui nossa admiração pelo mangaka e nossas condolências aos parentes e a todos os fãs do mesmo, assim como nós (Digo o mesmo T.T . Nota do Administrador).

Premiações de montão no mundo da Animação (Japonesa)

No final de janeiro ocorreu a cerimônia de entrega do Asia Pacific Screen Awards  que premia dentre outros, as melhores animações vindas de diversos cantos do mundo e nesse ano o grande campeão foi o filme A Letter to Momo (Momo e no Tegami), animação dirigida por Hiroyuki Okiura, diretor de Jin-Roh. Vale ressaltar que também participavam da disputa o Ookami Kodomo no Ame to Yuki, do diretor Mamoru Hosoda, Kokuriko zaka-kara, de Goro Miyazaki e Niji-iro Hotaru: Eien no Natsuyasumi, do diretor Uda Kounosuke, o mesmo de Lovely Complex e um dos principais diretores de One Piece. Já essa semana no Japão saiu o resultado da 67ª edição dos prêmios cinematográficos Mainichi e  dessa vez quem levou a melhor foi exatamente Ookami Kodomo no Ame to Yuki, do já citado Mamoru Hosoda. Também foram premiados neste evento o  curta Hi no Youjin, de Katsuhiro Otomo, que fala sobre as pessoas responsáveis por apagar incêndios no período feudal da história japonesa. Também foram premiados nesse evento a adaptação em live action do mangá Thermae Romae e a atriz Sakura Ando que faz uma personagem da adaptação live action do mangá de romance Ai to Makoto, que foi dirigida por Takashi Miike.

Nos Estados Unidos tem Globo de Ouro, Oscar (prêmio injusto do $%#&#@#. Nota do Administrador), e outros prêmios, na Europa mais outros prêmios e no Japão também tem muita gente premiando e sendo premiada, embora eu não me empolgue como o Administrador do blog com essa época dourada, parabenizo os campeões e lhes lembro que no dia 8 de março tem os resultados da Japan Academy Prize, que foi citada aqui no último post dessa coluna. Se por um lado há aquele revés de várias injustiças sendo feitas ou quase, por outro passamos a conhecer filmes que provavelmente nos arrependeremos se nunca assistirmos (ou não. Nota do Kyon), por isso, boa sorte a todos que ainda estão concorrendo em algo e bem que podiam me dar o prêmio de melhor preguiçoso sarcástico blogueiro não é mesmo?

Com isso declaro o fim desta edição curta dos curtas e até qualquer dia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: