O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Estou aqui mais uma vez para apresentar os resultados do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!“. Dessa vez é hora de conhecer os resultados de Dezembro, hoje apresentarei os resultados gerais e referentes as editoras. Amanhã os resultados por sexo e as considerações finais sobre o resultado de Dezembro. Na quinta apresentarei a primeira parte dos resultados de Janeiro e na sexta a parte final do mesmo. No sábado farei um texto especial comparando os valores dos 3 meses iniciais de projeto.

Para quem ainda não conhece o projeto, veja o texto de atualização do último formulário (Fevereiro) que foi postado semana passada e que pode ser acessado clicando aqui. Quanto ao formulário que forneceu os dados hoje apresentados:

Nesse formulário são feitos apenas três questionamentos a pessoa que o está preenchendo, qual o seu sexo, qual a sua faixa etária dentre as apresentadas para escolha e quais dos mangás da lista de mangás lançados no mês a que pertence o formulário você comprou ou pretende comprar (vale ressaltar que todas as perguntas são respondidas através de checkboxes e que a última permite múltiplas escolhas). Para mais informações e para saber como adicionar seu blog ou site ao projeto e ter acesso aos dados do formulário assim que são preenchidos, envie um e-mail para conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Antes de mais nada vale ressaltar que a melhor forma de entender esse resultado é a princípio considerando o mesmo como um perfil das pessoas que acessam os blogs participantes e não como um todo do mercado, mas sintam-se a vontade para entendê-lo da forma que acharem melhor.

Resultados Gerais

Em âmbito geral alguma conclusões interessantes que podemos tirar são:

  • Ao todo recebemos 137 formulários correspondentes aos resultados de dezembro (entre os dias 16/12/2012 e 15/01/2013).
  • 2 pessoas não informaram o sexo.
  • A faixa mais ativa foi entre 16 e 24 anos.
  • Todas as faixas foram contempladas por ao menos 1 pessoa.
  • Os 5 títulos com maiores pretensões de compra foram: Rurouni Kenshin 2, One Piece 11, Card Captor Sakura 7,   Soul Eater 5 e OnePiece 41.
  • Os 5 mangás com menores pretensões de compra foram: Gentleman Alliance Cross 11, Futari Ecchi 41, 07 Ghost 9, Negima! 74  e Karin 8 .
  • Ao inverso do mês passado Kenshin é o shonen mais visado seguido de One Piece.

    images (1)

    Pode comemorar Battousai, pois seu título foi mais escolhido deste mês

  • Títulos com uma carga mais ecchi continuam entre as menores pretensões com Freezing ainda  se destacando entre os homens. Além disso, mais uma vez houve apenas 1 escolha de Futari Ecchi por mulheres.
  • Como era esperado o número de pessoas comprando as edições iniciais de One Piece é maior que a edição mais avançada, porém a diferença é pequena, o que pode significar que a maioria dos leitores acompanham as duas edições.
  • O título Gentleman Alliance Cross 11 não foi escolhido por nenhum homem, sendo que esta é a edição final do mesmo.
  • Naruto Pocket continua sendo pouco visado e Naruto embora tenha um desempenho melhor também está longe de ter sido o mais escolhido.
  • Ao todo foram selecionados 874 mangás, sendo que apenas 3 foram escolhidos pelas pessoas que não informaram o sexo, logo, 871 mangás foram analisados com relação ao sexo e a faixa etária.
  • As pessoa que não informaram o sexo, segundo o formulário, possui respectivamente entre 10 a 15 anos e entre 16 e 24 anos. A primeira escolheu apenas o título One Piece 11 e a segunda escolheu os títulos Bakuman 16 e  Card Captor Sakura 7. Não fiz nenhuma análise mais profundo sobre estes indivíduos em específico.

Resultado em relação as editoras

Quantidade de pessoas e títulos por editora

Com relação as editoras, algumas das conclusões que puderam ser obtidas através do resultados dos formulários enviado foram:

  • Embora a maioria dos títulos sejam da editora Panini, o resultado da editora JBC, sua principal rival, se mostrou melhor em termos proporcionais. Além disso, entre os 5 títulos com mais pretensões de compra, 3 são da JBC, sendo eles o 1º, 3º e 4º lugares neste quesito.
  • Os títulos mais pretendido entre homens e mulheres foram da JBC
  • No gênero Romance a JBC apresentou um resulto bastante superior a Panini que foi melhor com séries de Batalha.
  • Apesar de ter menos títulos a JBC apresentou um resultado melhor que o de sua concorrente na maioria dos aspectos, além disso, a Panini só apresentou um resultado expressivo com relação a seus títulos de Batalha e com o título Monster destinado ao público maior de idade, mas sem muito apelo sexual.

Por hoje é só, nesta terça um eremos texto um pouco mais enfático, pois hoje demorei um pouco para preparar os resultados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: