O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Noite de quinta é hora de falar dos resultados de janeiros do formulário do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!” como prometido. Nessa primeira parte novamente  o foco é falar sobre os resultados mais gerais e sobre as editores. Eu particularmente fiquei surpreso com alguns valores.

Para começar vale lembrar ou conhecer a proposta do projeto lendo o texto da última atualização do mesmo onde falo sobre o mais novo formulário que corresponde aos lançamentos de fevereiro e que ficará no ar até o dia 15 de março. Confiram esse texto aqui. Vale lembrar que:

Nesse formulário são feitos apenas três questionamentos a pessoa que o está preenchendo, qual o seu sexo, qual a sua faixa etária dentre as apresentadas para escolha e quais dos mangás da lista de mangás lançados no mês a que pertence o formulário você comprou ou pretende comprar (vale ressaltar que todas as perguntas são respondidas através de checkboxes e que a última permite múltiplas escolhas). Para mais informações e para saber como adicionar seu blog ou site ao projeto e ter acesso aos dados do formulário assim que são preenchidos, envie um e-mail para conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Um detalhe importante a esclarecer é que estou desconsiderando os resultados dos mangás Freezing 7Burn-up: Excess & W 1. No primeiro caso porque já falei desse mangá no formulário de Dezembro, já que havia sido anunciado que sairia em Dezembro, mas acabou só chegando em janeiro. No segundo caso, o mangá foi anunciado para janeiro, mas só foi lançado neste mês de fevereiro.

Resultados Gerais

Em âmbito geral posso afirmar que:

  • Ao todo recebemos 139 formulários correspondentes aos resultados de janeiro (entre os dias 16/01/2013 e 15/02/2013).
  • Todas as pessoas informaram o sexo.
  • A faixa mais ativa foi entre 16 e 24 anos.
  • Nenhum homem com menos de 10 anos e nenhuma mulher com menos de 10 anos e mais de 30 responderam o formulário.
  • E a disputa pelo posto de novo Deus Ex Machina foi a mais contemplada no mês de estréia de Diário do Futuro.

    E a disputa pelo posto de novo Deus Ex Machina foi a mais contemplada no mês de estréia de Diário do Futuro.

    Os 5 títulos com maiores pretensões de compra foram: Diário do Futuro 1, One Piece 12, Soul Eater 6, Dragon Ball 9 e Rurouni Kenshin 3.

  • Os 5 mangás com menores pretensões de compra foram: Kyou Kara Hitman 2, O mito de Arata 9As estrelas Cantam 11 (Final), Mad Love Chase 3 e Negima! 75.
  • Para minha surpresa Diário do Futuro 1 é o shounen mais pretendido do mês junto a One Piece 12. Já Rurouni Kenshin 3 conseguiu apenas o quinto melhor desempenho neste mês.
  • O gênero romance foi o que menos se destacou em números no mês.
  • Ikkitousen 1, Yakuza Girl 2 e RG Veda 3 não foram escolhidos por nenhuma mulher.
  • Embora ainda longe dos mangás mais vendidos, esse o foi o mês como melhor desempenho de Naruto Pocket.
  • Ao todo foram selecionados 8oo mangás, 160 escolhidos pelas 37 mulheres e os outros 640 pelos 102 homens que responderam o formulário.
  • Todos os títulos que começaram a ser lançados em janeiro tiveram um bom desempenho dentre os títulos da mesma editora, enquanto que os títulos que foram encerrados no mês e os que estão a menos de 3 volumes do fim se saíram mal.

Resultado em relação as editorasQuantidade de pessoas e títulos por editora

Com relação as 3 editoras com mangás publicados nesse mês vemos que:

  • Dessa vez, com a retirada dos títulos Freezing 7 e Burn-up: Excess & W 1, tivemos 11 mangás da Panini, 11 da JBC e 4 da editora Nova Sampa, a JBC apresentou um resultado levemente superior ao da Panini em termos de número de títulos e em proporção de pretensões de compra e ambas foram muito superiores a Nova Sampa em termos de número de títulos e em proporção de pretensões de compra.
  • Os títulos mais escolhidos por homens foram da Panini e por mulheres foram da JBC, mas o título mais escolhido por ambos os sexos é da Panini (One Piece 12 e Dragon Ball 9 empatados entre os homens e Kimi ni Todoke 11 entre as mulheres).
  • A Panini também foi a editora que teve a maioria dos títulos entre os 5 piores resultados, mas o título Negima 75 da editora JBC foi o que apresentou o resultado mais baixo dentre todos. Entre os melhores tivemos 3 títulos da JBC e 2 da Panini e em primeiro lugar ficaram empatados One Piece 12 da Panini e Diário do futuro 1 da JBC.
  • Novamente a JBC foi a melhor no gênero romance, já entre a séries shonens de batalha houve um resultado aparentemente similar da JBC e da Panini e entre os mangás para adultos a Panini superou as demais editoras devido ao ótimo desempenho de 2oth Century Boys.
  • A Nova Sampa em sua segunda aparição conseguiu um desempenho melhor e os seus novos títulos foram mais preteridos que os anteriormente lançados, sendo Old Boy 1 o título mais escolhido da editora e apesar de todas as críticas o mangá Yakuza Girl 2 foi mais escolhido que Kyou Kara Hitman 2, o que não impressiona por este ser o volume derradeiro da série, mas é interessante notar que esse foi o mangá mais escolhido entre os homens com 10 a 15 anos e com mais de 25 anos dentre os demais da editora. O título anteriormente citado também foi o segundo preferido entre os homens que estão na faixa dos 16 aos 24 anos, nessa faixa o mais escolhida da editora foi Ikkitousen 1. O que mostra que ao menos esse mês as séries com mais apelo sexual desta editora foram as que mais interessaram os homens. Já entre as mulheres os dois títulos, Yakuza Girl 2 e Ikkitousen 1 não foram escolhidos sequer  1 vez.

Então é isso pessoal, você se surpreenderam com algum resultado como este que vos fala ou tudo saiu como imaginaram? Peço mais uma vez que preencham o formulário atual e quem quiser mais informações para tirar outras conclusões mande um e-mail para bloganimeportfolio@gmail.com e eu lhes enviarei um resumo de minha análise numérica dos resultados. Até mais!

Comentários em: "Conhecendo o Mercado nacional de Mangás: Resultados do formulário de Janeiro de 2013 – Parte 1" (4)

  1. Interessante. Não conhecia o trabalho desenvolvido pelo seu blog, mas o desejo de aproximar os números do nosso mercado me fez desenvolver um trabalho também que já está em sua quarta edição.

    http://post-animem.blogspot.com.br/2013/02/ranking-pa-4-os-mais-vendidos-no-brasil.html

    Continuarei acompanhando, parabéns.

    • Muito bacana seu trabalho tinha visto vc comentar antes no twitter e visitei sua página,mas agora a olhando de novo fiquei ainda mais interessado, será que a não podemos fazer uma parceria e depois juntar os resultados quem sabe pra fazer algo mais completo.

      • Claro. Podemos conversar melhor por e-mail, talvez. O meu aparece aí no painel pra você? Se eu postá-lo aqui talvez minha caixa lote de spam.

        • Enviei uma mensagem para o e-mail que informou ao comentar, se não chegar pode me enviar um e-mail para bloganimeportfolio@gmail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: