O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Está na hora de apresentar a segunda e última parte dos resultados de janeiro do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!“. Se você não conhece esse projeto, visitem essa postagem. E se você já conhece e ainda não preencheu o formulá deste mês que foi posto no ar dia 16 de fevereiro, acesse este link e contribua também. Hoje é dia de falar dos resultados entre os homens e entre as mulheres e tecer algumas considerações finais. Antes de mais nada dê uma olhada na primeira parte desta análise clicando aqui.

Resultado em relação aos homens
Quantidade por título - Homens

Com relação ao resultado dos homens podemos afirmar que:

Podem comemorar, pois Dragon Ball é o título mais escolhido do mês pelos homens!

Podem comemorar, pois Dragon Ball é o título mais escolhido do mês pelos homens!

  • Dessa vez Dragon Ball 9 e One Piece 12 ficaram empatados em primeiro lugar dos mais escolhidos por homens, seguidas de Rurouni Kenshin 3.
  • O mangá menos escolhido pelos homens foi As estrelas cantam 11 (Edição final).
  • Tivemos duas escolhas de Yakuza Girl 2, uma  de Ikkitousen 1, uma de Kyou Kara Hitman e uma de Old Boy por jovens na faixa etária de 10 a 15 anos. (Esses mangás são recomendados para maiores de 18 anos).
  • Dessa vez também os shounens de batalha foram os mais escolhidos mesmo pelos homens com mais de 24 anos, mas 20th Century Boys também se saiu muito bem entre as pessoas com 16 a 30 anos.
  • Entre os homens com 16 a 30 anos, Old boy e Ikkitousen foram os mangás da Nova Sampa mais escolhidos e dentre todas as faixas Kyou Kara Hitman foi o mangá da Nova Sampa com menos pretensões de compra.
  • A única editora que não teve nenhum mangá com menos de 10 escolhas entre os homens foi a Nova Sampa e a editora que apresentou o melhor rendimento geral entre os homens foi a JBC com 38 edições escolhidas a mais que a Panini, ainda que a Panini tenha tido 3 dos 5 títulos mais escolhidos incluindo os dois primeiros como já citado.
  • A Panini teve melhor desempenho entre os homens com mais de 30 anos, em todas as demais faixas a JBC se mostrou superior em números gerais.
  • Foram escolhidos por homens ao todo 66 edições da Nova Sampa, 268 edições da Panini e 306 edições da JBC.

Resultado em relação as mulheres
Quantidade por título - Mulheres

Com relação ao resultados feminino dos formulário podemos afirmar que:

A maioria das mulheres se rendeu ao romance inocente de Kimi ni Todoke e o tornou o mangá mais escolhido do mês entre elas.

A maioria das mulheres se rendeu ao romance inocente de Kimi ni Todoke e o tornou o mangá mais escolhido do mês entre elas.

  • Dentre as mulheres, Kimi ni Todoke 11 foi o mangá mais escolhido, seguido de perto por Card Captor Sakura, Diário do Futuro e Soul Eater, todos os três com o mesmo número de escolhas.
  • Nenhuma garota escolheu Yakuza Girl 2, nem Ikkitousen 1 e nem RG Veda 3.
  • Old Boy e Kyou Kara Hitman foram escolhidos apenas uma vez cada por mulheres, sendo que Kyou Kara Hitman foi escolhido por uma jovem com menos de 16 anos.
  • Esse mês tivemos menos mangás de romances e foi notado que houve menos mangás escolhidos por mulheres, mesmo havendo mais resultados de garotas que mês passado. E ao contrário dos homens as mulheres preferiam shonens que não saíram pela editora japonesa Shueisha (levem em consideração a diferença entre os shonens de sucesso da Jump e os fora dela, não a editora em si).
  • Card Captor Sakura, Diário do Futuro e One Piece apareceram tanto na lista dos 5 preferidos por homens quanto por mulheres, embora em posições distintas.
  • A única editora que não teve nenhum mangá com 0 escolhas entre as mulheres foi a Panini e a editora que apresentou o melhor rendimento geral entre estas foi a JBC com 6 edições escolhidas a mais que a Panini. Além disso, a JBC teve 3 títulos entre os 5 mais escolhidos por elas, enquanto que a Panini teve apenas 2.
  • A Panini teve desempenho igual ao da JBC entre as mulheres com 25 a 30 anos, em todas as demais faixas com resultados a JBC se mostrou superior em números gerais.
  • Foram escolhidos por mulheres ao todo 2 edições da Nova Sampa, 76 edições da Panini e 82 edições da JBC.

Considerações Finais

Serei breve hoje com minhas considerações finais, pois ainda devo falar do resultado dos três meses de projeto amanhã. Só gostaria de destacar que fica claro que esse formulário mostrou um perfil mais ou menos igual aos meses anteriores e que as séries mais adultas do mercado só estão tendo sucesso entre os homens e por outro lado os romances também parecem estarem tendo mais resultado entre as mulheres que aparentemente é um público menor.  Também é interessante notar que a editora JBC vem tendo desempenhos melhores que as demais nos últimos meses entre ambos os sexos.

Por fim, peço novamente que não deixem de preencher o formulário de fevereiro se ainda não tiverem o feito, não demora nem 2 minutos, mas pode fazer uma grande diferença. Acessem o formulário aqui e amanhã sairá o último texto de fevereiro sobre os resultados do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!“. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: