O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Essa pode parecer uma coluna estranho (e é), embora na verdade o nome “Extra de mangá” faça referência a bem mais do que apenas os extras dos mangás, mas vocês compreenderão isso em outra edição. A ideia para tal texto veio ao twitar qual meu extra preferido, ou seja, como em todos os casos anteriores, a ideia da coluna veio do nada.  Feita as apresentações (ou apresentada as desculpas por qualquer coisa…) vamos começar essa coluna insana, divertida e (se possível) curtinha .

Traduzindo: Somente vacas podem criar alguém incrível o suficiente para chutar o traseiro brilhante de Edward Cullen.

Traduzindo: Somente vacas podem criar alguém incrível o suficiente para chutar o traseiro brilhante de Edward Cullen.

A experiência de ler um volume de mangá varia muito de título a título e uma das coisas mais legais que somente podemos conhecer através de cada volume são os extras exclusivos que cada um trás. Esse material normalmente é produzido pelo autor exclusivamente para a versão encadernada do mangá (cada volume) ou é criado pela própria editora. Como no Brasil cada mangá está sujeito a normas da editora japonesa que tem os direitos sobre a obra, nem sempre o contrato permite que todos os extras publicados no japão sejam também publicados aqui, por isso muitas vezes só contamos com extras produzidos por aqui.

Um outro detalhe a se constar é que para que haja extras numa edição é preciso que haja páginas sobrando onde possa se colocar este material, aí você me pergunta: como assim páginas sobrando? Cada quadrinho possui números de páginas limitados e não se imprime menos nem mais que um certo número de folhas possível, além disso, é incomum se ver qualquer quadrinho com um número ímpar de folhas, mesmo porque o tamanho da folha onde o material é impresso permite cerca de 4 páginas de mangá, logo às vezes acaba sobrando folhas, daí a ideia de se colocar extras.

Agora que sabemos um pouco sobre o porque de surgirem os extras no final dos volumes, porque eles ficaram mais constantes e surgiram os extras entre capítulos? Pra ser sincero não faço ideia, mas imagino que viraram um diferencial, algo que chama a atenção para as edições encadernadas e posteriormente isso se popularizou e tornou-se quase que obrigatório. Em nem todo mangá nacional há extras, o que pode ser devido a questões contratuais, devido a falta de páginas sobrando em cada edição (difícil ser isso porque virou comum se colocar propagando em todo mangá) ou por escolha da editora local.

Acho que todo leitor de Bleach sente falta da RádioKon! Os de One Piece devem sempre está ansiosos pelo próximo SBS (Lembra muito Beakman)! E com certeza tem muito fã de Fairy Tail que já sentiu vontade de falar “Leão-da-montanha-POON” em voz alta! Extras são materiais tão gratificantes quanto qualquer página colorida (pessoas que não acompanham mangás não entenderão a comparação, mas é difícil ter gente assim por aqui), por isso, vamos prestigiá-los e, quem for do tipo ativista, vamos pressionar as editoras para que sempre os publiquem!  Leão-da-montanha-POON!

TOP 3 nacional – Extras de mangá

O post já está grandinho, logo usarei isso como desculpa para não embasar minhas escolhas abaixo, mesmo assim, gostaria de convidá-los a por nos comentários o seu top 3.

3º Lugar

Correio do  Falcão - Publicado na edição nacional de Berserk

Correio do Falcão – Publicado na edição nacional de Berserk.

2º Lugar

Seção Bom Saber (SBS) - Publicado em One Piece

Sempre Bom Saber (SBS) – Publicado em One Piece.

1º Lugar

Pedido Especial. Explique os mistérios da Fairy Tail! - Publicado em Fairy Tail.

Pedido Especial. Explique os mistérios da Fairy Tail! – Publicado em Fairy Tail.

Hora de terminar essa primeira edição de mais uma coluna revolucionária e sem periodicidade do Anime Portfolio.  Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: