O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


O herói lendário de Sword Art Online.

O herói lendário de Sword Art Online.

Kirigaya Kazuto, um adolescente de 15 anos, viciado em jogos online, foi apresentado ao público em 10 de abril de 2009, no primeiro volume da light novel Sword Art Online. O jovem progonista já fazia uma grande fama entre os leitores da novel que foi considerada uma das melhores novels nos anos seguintes a publicação de seu primeiro volume. A obra ganhou diversos prêmios de melhor novel em 2011 e posteriormente em 2012, porém o personagem só caiu na graça do grande público ao redor do mundo com o lançamento da  adaptação animada da obra original em julho de 2012. Considerado por muitos o melhor personagem masculino dos animes e novels no ando de lançamento do anime, ele derrotou Jonathan Joestar, Togashi YuutaHaruyuki AritaKaoru Nishimi em uma enquete deste blog e foi considerado pelos leitores que opinaram, o melhor protagonista masculino do ano de 2012.

Kirigaya Kazuto, mas conhecido como Kirito, seu nickname no jogo Sword Art Online, foi um dos testadores da versão beta do jogo supracitado, mas sua história heróica começou no dia 6 de novembro de 2022, dia do lançamento oficial do jogo, quando ele e os demais jogadores descobriram a armadilha em que se meteram.  O criador do jogo, Kayaba Akihiko, surge no dia do lançamento para parabenizar os eufóricos jogadores que estão ansiosos por vivenciar a experiência que esse mundo pode lhes proporcionar, mas na verdade ele revela que eles não poderão sair do game até tê-lo completado, e que qualquer tentativa de deslogar do jogo causaria a morte destes, além disso, a morte do personagem do jogo, também significa a morte para o jogador e por fim a aparência dos personagens dos jogadores, deixam de ser a do avatar que cada um escolheu para a aparência que cada um possui no mundo real.

Kirito começa a aventura como um jogador já experiente devido ao que aprendeu na fase de teste do game, mas também parece anti-social, no entanto, as aventuras que vive, como o famoso jogador de primeira linha que anda só, o mudam, além disso, no início de suas aventuras, seus principais relacionamentos com outros jogadores são frustrados.  O primeiro grupo do qual aceita participar acaba se tornando um trauma, pois devido a uma armadilha de uma dungeon que eles estavam desbravando, todos os membros de seu grupo morrem com exceção dele, inclusive uma jovem garota por quem ele começa a sentir afeição. Kirito então decidi seguir seu rumo sozinho, apenas fazendo parcerias necessárias e vivenciando aventuras em grupo quase que como um mercenário se preciso. Ainda assim o jovem acaba por firmar amizades com certos membros do jogo, em especial com a jovem Yuki Asuna. Posteriormente o sentimento que esses dois nutrem um pelo outro será externado para todos quando decidem se casar dentro do jogo. E o amor que eles compartilham fica ainda maior quando se tornam pais adotivos de uma pequena garota que na verdade é uma IA criada para ajudar os jogadores de SOA. Passados mais de 2 anos de vivência neste mundo finalmente a luta final que irá decidir o futuro do jogo  é travada entre Kirito, o segundo jogador mais forte deste mundo virtual, e Kayaba Akihiko, que estava se passando por um jogador de elite e que foi o único a vencer Kirito em um disputa (injusta). Kirito consegue derrotar Akihito e finalmente os jogadores podem voltar ao mundo real, mas Asuna é morta na disputa, porém na verdade ele descobre após sua volta que ela e mais 300 jogadores continuam em coma e posteriormente ele precisa enfrentar uma nova aventura em um novo mundo virtual para salvar a sua amada.

Kirito é um tipo de personagem que costuma agradar mais pelos seus atos heroicos do que pela forma como interage com os outros personagens, mas sua relação com Asuna o faz mudar e o torna também um personagem mais crível e com muita mais empatia.  Sua garra para salvar as pessoas de quem gosta e sua força adquirida pela prática constante e solitária de suas habilidades não só o tornaram o lendário herói de Sword Art Online, mas também de outros mundos virtuais em que convive em seguida. Mesmo com um relacionamento familiar conturbado que é amenizado ao longo da aventura, ele se mostra um personagem que evolui e amadurece muito rápido e a cada momento se torna mais forte.  As críticas que o personagem recebeu e recebe podem até ter algum fundamento, mas seja pela sua personalidade que muda com o tempo, seja pela sua força, ou pela sua  habilidade sem sentido de fazer as garotas se sentirem atraídas por ele, Kirigaya Kazuto é um personagem que se destaca e independente do que se pode pensar a favor ou contra o mesmo, sem dúvida ele merece ser mais um personagem símbolo incluso na lista do Anime Portfolio.

O relacionamento com Asuna é o maior motivador do amadurecimento de Kirito. Que o casal seja feliz!

O relacionamento com Asuna é o maior motivador do amadurecimento de Kirito. Que o casal seja feliz!

Comentários em: "Personagens Símbolo: Kirigaya Kazuto (Kirito)" (2)

  1. O que ferra nesses animes puxados pro shounen (apesar de SAO não ser necessariamente shounen, teoricamente, claro) são as idades colocadas nos personagens principais, Kirito com 15 anos não cola muito bem, uns 17 até que daria pra engolir, mas como protagonista de uma trama tão bagunçada como SAO ele foi um dos pontos (únicos) positivos, se não fosse por ele, garanto que teria droppado depois da primeira metade do anime.

    • Eu admito que demorei muito para achar o personagem interessante, mas eu ainda não o acho tão incrível assim, mesmo tendo suas qualidades. Agora eu acho que entendo quem gosta dele, pelo menos eu respeito, ma admito que passei a gostar mais da Asuna depois que eles se casaram e até na segunda parte que não acho tão ruim, só não aturo o pseudo incesto.

      Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: