O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Astro Boy da Image Animation

Astro Boy da Image Animation

Qual fã de anime nunca ouviu falar na influência que os filmes da Disney tiveram no trabalho de Osamu Tezuka, mas também que o famoso Rei leão seria um plágio ou ao menos uma inspiração a obra Kimba: O Leão Branco (Jungle Taitei) do Deus dos mangás? E falando em obras do mestre Tezuka, você já chegou a conferir o filme em CG de Astro Boy, lançado em 2009 pela Image Animation?

Que os animes e mangás são fenômenos culturais e mundiais, todos sabemos, e que Hollywood anda dando mais atenção aos materiais advindos dos quadrinhos e das animações japonesas, também, mas a quanto tempo essa parceria vem acontecendo? Como ela beneficiou os mangás, os animes e o cinema? E mais importante, o que de bom e de ruim podemos esperar disso?

Dragon Ball Evolution

Dragon Ball Evolution

Infelizmente a balança anda meio desequilibrada, se por um lado os quadrinhos japoneses sofreram grande influencia do cinema ocidental e evoluíram com isso, por outro, as grandes produtoras americanas não produziram muitas adaptações dignas de mérito. Para citar algumas dessas adaptações, temos o fraquíssimo Fist of the North Star de 1995, baseado no famoso mangá Hokuto no Ken  e produzido pela First Look International e pela Warner Bros Pictures, também há o famoso e quase ofensivo Dragon Ball Evolution de 2009, produzido pela 2oth Century Fox e (muito levemente) inspirado no Dragon Ball de Akira Toriyama.  Também não podemos deixar de citar Speed Racer e Transformers, que diferente dos filmes citados anteriormente, dividem bem a opinião entre aqueles que gostam e entre os que não gostam e inclusive entre os que acham que foram bem adaptados e aqueles que pensam o contrário.

Perfect Blue e Cisne Negro

Perfect Blue e Cisne Negro

Ainda podemos não ter tido nenhuma grande adaptação Hollywoodiana de um anime ou mangá, mas ao menos são muitos os bons filmes com inspiração em quadrinhos e animações japonesas. Dentre as muitas (e são muitas mesmo) influências de Matrix, percebemos uma grande inspiração no Ghost In The Shell de Masamune Shirow e na estética dos mangás. Também é fácil perceber as influencias das obras nipônicas no Kill Bill de Tarantino e dentre elas a do anime Ninja Scroll. Outras grandes influencias do cinema Hollywoodiano, são os filmes de Satoshi Kon, começando pela clara inspiração de  Cisne Negro no filme Perfect Blue, há cenas praticamente idênticas em ambas as obras, outro filme a ser citado é o Inception de Christopher Nolan que lembra e muito Paprika. E  as influências dos quadrinhos japoneses e dos animes não para por aí, outras citações rápidas são Poder sem Limites, cujo final lembra muito Akira,  Monstros S.A. e sua clara influência e homenagem a Tonari no Totoro, e já que estou falando no Ghibli, não posso esquecer do Avatar de James Cameron e da semelhança de partes dessa obra com Nausicäa do Vale dos Ventos.

Será que não?

Será que não tem nada dos animes e mangás de mecha em Pacific Rim?

O que o futuro reserva para essa parceria entre o cinema Hollywoodiano e os animes e mangás? Dentre as referências perceptíveis, embora não oficializadas, vemos o Pacific Rim de Del Toro com relação aos mechas dos animes e mangás e os filmes japoneses de monstros. Dentre as adaptações, temos a confirmação de Old Boy pela Warner, possivelmente para o final desse ano , e de Kite, ainda sem data marcada e produzido pela Detalle Films e pela Distant Horizons. Fora isso, ainda existem os projetos para filmes de Akira, Cowboy Bebop, Battle Angel Alita e Bleach, além da especulação sobre um filme de Evangelion que já dura quase uma década. O que essa parceria nos ensinou e o que podemos pensar dela no futuro? Como animes e mangás poderão influenciar e até originar boas filmes Hollywoodianos?

E você, o que acha de tudo isso? Que tal debater conosco suas opiniões, falar o que pensa sobre o que já foi feito e sobre o que está por vir, além de especular sobre como, ou o quê, deve ser feito? Se você mora em Fortaleza, ou está passando por aqui, não deixe essa oportunidade passar e vá no dia 24 de março (domingo) ao mini-auditório da Livraria Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi e participe do Clube do Anime sobre Hollywood e os animes. Agora se você não tem como ir, deixe sua opinião nos comentários e vamos continuar essa discussão também aqui no blog. O conteúdo e os questionamentos gerados por vocês também serão levados para o evento!

Clube do Anime Março 2

Compartilhem esse tema e vamos continuar a divulgar cada vez mais os animes e mangás!

Comentários em: "Hollywood e os animes – uma prévia do Clube do Anime de Março" (8)

  1. Muito bacana o post, Evilasio!

    Dos filmes que citou ainda não vi Fist of the North Star, Speed Racer e Dragon Ball (este nem quero chegar perto mesmo!!!), mas há muitas das influências citadas que não havia reparado.

    Parabéns!

    • Sinceramente eu até curto Speed Racer, talvez ajude o fato de que não gosto do anime em si, mas é uma boa pedida pra uma diversão descompromissada. Já quanto aos outros dois, pode passar longe.

      Obrigado pelo comentário!

  2. Ta aí uma fórmula que nunca vai dar certo, ao menos, na maioria das vezes. É melhor que essas culturas se mantenham separadas, assim como Japão raramente faz filmes bons, EUA raramente fará coisas baseadas em animes ou mangás boas, isso é um fato incontestável, e não é questão de uma visão mais panorâmica, apenas segmentos que não se encaixam nos contextos em que são inseridos.

    • Vou te dizer que acho que falta apenas um bom diretor que não se curve aos produtores pegar uma adaptação dessa pra sair algo bom. Se o Cameron não tivesse dado pra trás com relação a Alita eu teria muita fé na obra, porque ele tem capacidade e a grana pra fazer, aliás especulava-se que ele criou a tecnologia de Avatar para usar em Alita, mas sabe como é?

      Também discordo que o Japão raramente faz filmes bons, mas admito que as suas adaptações de muitos mangás, embora mais fiéis, são aquém do original, mas não dar pra criticar tudo também. O recente filme de Space Battleship Yamato, Solanin, 20th Century Boys e Thermae Romae são exemplos de boas adaptações, aliás incluo também de leve Usagi Drop e Kaiji (O primeiro filme).

      No mais, obrigado pelo comentário e não perca a fé, nunca se sabe o que pode acontecer! =D

  3. gostei! presença 98% garantida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: