O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Olá a todos! Mais uma coluna sendo ressuscitada, na verdade fazia algumas semanas que estava para escrever um texto sobre esses volumes iniciais de Shingeki no Kyojin, mas decidi esperar até a grande revelação dessa primeira parte aparecer no anime, coisa que só aconteceu de fato no último episódio. Sobre Freezing, é hora de contar um pouco sobre o desfecho da saga que comentei na edição anterior desta coluna (clique aqui para ler o post citado) e o início da melhor saga até então dentre o que saiu aqui no Brasil, como há muitas personagens novas, já aviso que vou me ater a falar da história e deixar alguns nomes de lado. Sem mais delongas, vamos aos comentários.

Shingeki no Kyojin 1 a 5

Canhões? Boa tentativa!

Troll Master Detected

Em Shingeki no Kyojin somos apresentados a uma  terra completamente desolada devido a uma espécie que ameaça a existência da raça humana, os titãs. A aparência desses seres é similar a raça humana, mas  eles se alimentam exclusivamente de seres humanos, mesmo que não precisem se alimentar, e são bem mais altos que humanos, tendo entre 3 e 15 metros, ou pelo menos é isso que os humanos sobreviventes acreditavam até um certo evento ocorrer. Para se livrar da ameaça titã, a humanidade, ou pelo menos a parte até agora apresentada, construiu uma fortaleza circular com 3 níveis protegidos por muralhas gigantescas e extremamente sólidas e criaram vilarejos satélites em pontos estratégicos da parte mais externa da primeira Fortaleza, para que servissem como chamariz para os titãs no caso de conseguirem atacar as fortalezas, pois é sabido que os titãs normais são mais atraídos por um número concentrado de pessoas.

Cem anos se passaram e eis que começa nossa história, quando somos apresentados aos jovens Eren e Mikasa, irmãos de criação que vivem em um dos vilarejos satélites. Eren sonha em um dia sair de dentro das fortalezas e explorar o mundo, já Mikasa, que aparentemente é a última descendente do que seria povo asiático antes do ataque dos titãs, só quer continuar com sua família atual. Cem anos deixaram acomodados os humanos e principalmente o exército, que tem a função de defender as pessoas contra possíveis insurgências titãs, mas tudo mudou em um instante quando surgiu um titã colossal vindo do nada e com mais de 50 metros, o tamanho das muralharas que cercam as fortalezas, e ele destruiu a muralha externa, ou parte dela, o bastante para que os titãs menores entrassem e começasse um verdadeiro massacre, o que dentre outras coisas, deixou Eren e Mikasa mais uma vez, orfão de mãe, enquanto o pai de Eren e padrasto de Mikasa tinha saído em um certa expedição. Eren jurou matar os titãs, se vingar por sua mãe e retomar o controle do mundo para os humanos e Mikasa decidiu está junto de Eren sempre, pois ele é sua única família agora. Além deles, seu amigo Armin também decidiu fazer o possível para ajudar os humanos a derrotar o titãs. Cinco anos depois eles se juntaram ao exército e um dia antes de se formarem oficialmente e ir para uma das três divisões existentes, o titã colossal surgiu novamente para atacar a segunda muralha da humanidade, mas dessa vez, Eren e Mikasa resolvem fazer o possível para impedir que os titãs invadam a segunda fortaleza, mas Eren acaba sendo engolido por um titã na frente de Armin que não consegue fazer nada para salvar o amigo, enquanto isso Mikasa ajuda os civis a se refugiarem em uma parte mais protegida da fortaleza, até que decide ir ajudar o grupo de Eren. Como um soldado de elite que se tornou, Mikasa logo detém os titãs em seu caminho e chega até seus colegas de treinamento e até Armin para então descobrir o que aconteceu com Eren.

shingeki no Kyojin reviewEla não sabe o que fazer, mas tenta parecer forte, no entanto está prestes a ser devorada por um titã quando um outro titã vem e derrota este usando técnicas humanas e salvando Mikasa, não muito tempo depois descobrimos que este titã que enfrenta seus iguais é ninguém menos que Eren, que não só se tornou alguém capaz de se transformar em um titã, mas capaz de talvez mudar o rumo da guerra contra os titãs. Os humanos finalmente vencem esta batalha e cuidam do buraco na muralha feito pelo titã colossal com ajuda do poder de Eren. E o quinto volume termina com a primeira missão externa de Eren e dos novos membros da tropa de expedição e ataque aos titãs.

Bastante intenso este começo, com uma reviravolta grande quando descobrimos que Eren tem esta capacidade e mais ainda quando descobrimos que o pai de Eren pode saber o segredo por trás dos titãs, mas essa parte é melhor não contar para quem ainda está vendo só o anime. Fazia tempo que eu não lia um mangá no computador, mesmo assim, agradeço os parceiros dos MangaHost, que tem a série até onde foi traduzida para português. O roteiro da série é bem empolgante e as informações extras presentes no mangá são excelentes para causar mais imersão naquele mundo, porém a arte do mangá é realmente muito fraca se comparada a outras obras do gênero shonen de batalha. Não tenho certeza se continuarei acompanhando o mangá por enquanto, quem sabe um dia não sai por aqui, seria uma boa, minha caras editoras nacionais. No mais, é uma série recomendada, embora eu ache que o anime é melhor, no entanto menos completo, se desse para ter mais coisas extras, alguns ovas com as histórias paralelas e as informações a mais, presentes no mangá, seria melhor, mas não tenho tanta esperança que o anime se torne uma nova franquia gigantesca, acho que está mais para um sucesso no estilo de Sword Art Online, porém isso só daqui a um tempo que comprovaremos.

Freezing 8 a 11

A humanidade é sempre cruel, né?

A edição nacional é legal, mas essa capa diz tudo sobre a diferença de qualidade.

Serei um pouco mais breve ao falar de Freezing, pois a série está bem adiantada e não quero muitas reclamações de quem caiu de paraquedas nesse momento da história, mas vale ressaltar que desde a edição 7 já estamos no terreno do que devemos ver na segunda temporada do anime, então quem só viu a primeira temporada receberá spoiler, no entanto tentarei ser gentil e falar só o essencial para tentar empolgá-los um pouco com  o que está por vir.

Na edição 8 temos o final derradeiro da saga do hotel em Bali, aparentemente o irmão de Satellizer conseguiu tomar o controle da situação, mas Kazuya não consegue aceitar este fato, porém Louis fica louco e manda sua parceira atacar o jovem, no entanto Satellizer não permite e começa uma verdadeira batalha de nervos que por pouco termina com a redenção de Louis e com Satellizer livre do controle do irmão. Ainda nessa edição temos o prólogo da saga das e-pandoras, quando Chiffon, Elizabeth, Satellizer e Lana são convocadas, junto com seus respectivos limiters, a ajudar nesse projeto que poderá  mudar o rumo da guerra contra os Novas.

Nas edições seguintes temos o início da nova saga que começa com a apresentação de diversas pandoras, vindas de todos os lugares do mundo, mas especificamente as terceiranistas mais poderosas, que foram convocadas para ajudar neste projeto que visa desenvolver um modo de implantar estigmatas em humanas comuns, afim de torná-las pandoras tão poderosas quanto as atuais pandoras. Após um  capítulo de apresentações começam os testes e as e-pandoras são completamente derrotadas pelas verdadeiras pandoras, mas para que o projeto não pare, uma das e-pandoras se submete a experimentação de uma droga que supostamente é capaz de conter os efeitos de forçar o aumento da sincronização destas com os estigmatas, no entanto a experiência dar errada e a e-pandora acaba ficando descontrolada e assumindo a “Nova form”, sendo essa uma forma ainda mais poderosa que a que conhecemos anteriormente no ataque a Genetics japonesa. Infelizmente para deter a jovem e-pandora foi necessário matá-la, mas isso causa um grande remorso nas e-pandoras remanescentes e Elizabeth Mably toma as dores dessas garotas e decide revelar os podres do projeto e confrontar a Chevalier, porém a Chevalier consegue rechaçar sua tentativa e tanto ela é punida como toda o império da família Mably entra em colapso. Independente do ocorrido, os testes com as novas e-pandoras devem seguir, mas como forma de acabar com o primeiro grupo de e-pandoras, que, segundo a Chevalier, se mostrou um fracasso para o projeto,  é planejado ministrar a droga experimental mais uma vez, mas agora em todas as e-pandoras, porém essas decidem fazer um plano para tentar fugir ou acabar completamente com o projeto e para isso elas ministram a droga experimental em si mesmas, afim de ao menos por algum tempo terem poder para lutar contra as pandoras verdadeiras que poderiam impedi-las, mas o que não era esperado é que Elizabeth, Satellizer e Lana se unissem as e-pandoras e que Cassie Lockhart ajudasse essas como forma de retribuir a Satellizer, que havia salvado ela no Nova Clash anterior. O que será que acontecerá no fim dessa saga?  Somente saberemos nos próximos volumes.

De longe essa é a melhor saga, com as melhores lutas, as pandoras mais incríveis , com um fanservice um pouco mais contido e levantando o questionamento sobre as intenções da Chevalier, afinal será que vale tudo para vencer os Novas? E será que realmente vencer os Novas é único objetivo da Chevalier? Estou ansiosíssimo para ver essa saga na segunda temporada do anime, já deu para ver um pouco nos trailers da nova temporada e deve ficar muito bom. Freezing ainda é um dos mangás mais interessantes que estou lendo, uma pena ser tão menosprezado pelo preconceito bobo que alguns tem com o teor ecchi da obra.

Anúncios

Comentários em: "Eu li – Shingeki no Kyojin 1 a 5 e Freezing 8 a 11" (1)

  1. […] primeiro sobre as obras que não farão parte desta coluna, Shingeki no Kyojin já recebeu um texto e Cowboy Bebop tem um Animecotecast todinho só sobre ele. Os mangás Franken Fran e One Punch Man […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: