O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Se até o Miyazaki chorou...

Se até o Miyazaki chorou…

No começo do ano de 2012 os fãs de Hayao Miyazaki se alegraram com um boato sobre a produção de um novo filme do diretor comentada pelo seu filho Goro Miyazaki, que é o diretor de Gedo Senki e Kokuriko zaka Kara. Inicialmente se falava que o filme seria autobiográfico e depois cogitaram a possibilidade de ser uma continuação de Kurenai Buta (Porco Rosso) por parecer se tratar de um filme envolvendo aviões de guerra, mas só por volta do segundo semestre de 2012 que os primeiros relatos sobre a real história da película foram sendo revelados, primeiro como forma de especulação e depois sendo oficial que o filme trataria da história do design de um modelo de avião utilizado na segunda guerra, mas especificamente o caça japonês mais famoso em tal evento.  Assim finalmente descobrimos a premissa base da obra que tem como protagonista Jiro Horikoshi, o criador do caça Mitsubishi A6M Zero (Zero-sen).

Intitulado Kaze no Tachinu, o filme está programado para sair dia 20 de julho de 2013 e é baseado na minissérie homônima em mangá do próprio Miyazaki, publicada entre março e dezembro de 2009 na revista Model Graphix. Segundo o próprio Miyazaki o filme gira em torno do romance trágico de um jovem engenheiro técnico e combina as histórias de duas pessoas reais: Jiro Horikoshi, que projetou o famoso caça “Zero” da Segunda Guerra Mundial e Tatsuo Hori, que escreveu o romance de mesmo título no qual o filme é baseado parcialmente. Miyazaki fez a seguinte revelação durante um evento em que ele,  Hideaki Anno e Yumi Matsutoya  participaram: “Eu tenho criado animações há 50 anos. Neste trabalho, muitos elementos da minha vida, tais como livros que eu li, músicas que ouvi, e pessoas que conheci, vieram ao mesmo tempo”.  Miyazaki revelou que foi dominado pela emoção de ter seu trabalho concluído e que essa é a primeira vez que ele chorou com um filme que produziu.

Além da direção de Miyazaki, o filme conta mais uma vez com a trilha sonora do maestro Joe Hisaishi, que trabalhou em todos os filmes dirigidos por Miyazaki para o estúdio Ghibli. O filme também tem como Caracter Designer, o experiente Katsuya Kondo, famoso pelos trabalhos em diversos filmes do estúdio Ghibli incluindo o carcter design de Kokuriko zaka Kara de Goro Miyazaki. O tema musical ”Hikouki Gumo” é de Yumi Matsutoya e entre o elenco de dubladores está Hideaki Anno, um dos fundadores do estúdio GAINAX e criador de franquias como Shin Seiki Evangelion e Gunbuster.  Hideaki será o dublador do protagonista do filme, Jiro Horikohi. Vale ressaltar que Anno e Miyazaki são amigos de longa data, uma amizade que começou em 1984, ano de lançamento de Kaze no Tani no Nausicaä.

A matéria completa que preparei sobre o filme, com mais informações e curiosidades, vocês poderão conferir na edição 5 da revista Any Magazine. Fiquem abaixo com o teaser do filme e por razões óbvias, invejem um pouquinho os japoneses.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: