O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Clannad

Clannad

Não é de hoje que Visual Novels (VN) são adaptadas para animação, pelo contrário, essa é uma prática bastante comum desde o início do século 21. Visual Novel é um tipo de jogo que, em geral, costuma funcionar com um simulador de encontros onde você vai tomando decisões ao longo da história com o objetivo de chegar a um dos vários finais possíveis, mas não existem apenas esse tipo de visual novel, há diversos tipos de jogos com possibilidades diferentes que possuem essa estrutura apenas como base.

Devido a essa base de simulador de encontro as VN’s mais comuns são aquelas de ação e drama, e devido a certa popularidade, os eroges, que são basicamente visual novels comuns com teor erótico e cenas de sexo, são bastante populares. Como esses jogos dificilmente chegam ao ocidente, pelo menos não de forma oficial, o principal contato que temos com essas obras são as suas adaptações para anime ou mangá, principalmente anime.

shingetsutan tsukihime

Shingetsutan Tsukihime

Algumas produtoras desses jogos se destacam mais do que outras e são velhas conhecidas dos fãs de anime, até porque algumas trabalham diretamente com animação, como por exemplo a Nitroplus. A Key e a Aquaplus são duas produtoras bem conhecidas, famosas por suas séries de drama, romance e comédia, geralmente colegial, que viraram anime.  A Key Visual Arts é a criadora de Kanon, Air, Clannad e Little Busters!, já a Aquaplus é a criadora de Comic Party, To heart e White Album. A Aquaplus também tem franquias com uma pegada de ação e rpg famosas que também viraram animes, são elas Tears do Tiara e Utawarerumono. Ainda na parte de jogos com um lado na ação e também na fantasia, a produtora mais famosa é a Type Moon, a criadora das franquias Kara no Kyoukai, Tsukihime e Fate/, a Type Moon também se destaca pelo jogo de luta Melty Bloody que tem bastante ligação com Tsukihime. Já no gênero ficção científica, o principal destaque a é a produtora Nitroplus já citada, ela é bastante conhecida atualmente pelas franquias criadas junto a 5pb., é dessa parceria que surgiram os games Chaos;Head, Steins;Gate e Robotic;Notes, todos eles se passam no mesmo universo e todos os 3 viraram animes. Ainda falando um pouco da Nitroplus, ela é criadora de uma famosa franquia de ação com uma temática bastante sombria e que também rendeu alguns animes, a franquia Phantom. Uma divisão da Nitroplus que se destaca é a Nitroplus Chiral que é voltada para o desenvolvimento de games boys love para garotas, com destaque para Togainu no Chi que ganhou uma animação em 2010.

Steins;Gate

Steins;Gate

Falando em visual novels para garotas, os Otome Games, nos últimos anos a popularidades desses jogos vem crescendo bastante e cada vez mais vem sendo produzidos animes baseados nesses jogos. Uma das principais produtoras desse segmento é a Idea Factory que produz visual novels para diversos públicos, geralmente focado no mercado de consoles, dentre seus otome games de destaque  que viraram animes há as franquias Hakuouki e Hiiro no Kakera, além do jogo Amnesia. A Idea factory também trabalha na produção de outros jogos com visual semelhante a séries de anime e mangá, como o jogo de rpg Hyperdimension Neptunia. Alguns outros otome games que viraram animes são Starry Sky da HoneyBee e La storia della Arcana Famiglia da Hunex.

Hakuōki Shinsengumi Kitan

Hakuōki Shinsengumi Kitan

Na temporada mais atual, a de verão (ou inverno aqui no hemisfério sul) de 2013, estão sendo lançados os animes Brothers Conflict baseado em uma visual novel da Idea Fatory, adaptada da série de novels das autoras Kanase Atsuko e Udajo, Fate/Kaleid Liner Prisma Illya que é um dos jogos da franquia Fate/ da Type Moon, além do OVA de Koikishi Purely Kiss, uma visual novel da Effordom Soft. Também vale destacar que nessa temporada está sendo lançado o anime Choujigen Game Neptune The Animation baseado no jogo Hyperdimension Neptunia da Idea Factory.

Fate/kaleid liner Prisma Illya

Fate/kaleid liner Prisma Illya

Nesse domingo Às 15:00 no mini-auditório da livraria Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi em Fortaleza teremos mais uma edição do Clube do Anime, onde abordaremos o  tema Visual Novels e Animes e aprofundaremos ainda mais o assunto com destaque principal para séries de drama, romance, comédia, ficção científica, ação, fantasia e horror, mas também será comentado obras de outros gêneros. Quem puder ir, não deixe de participar de mais essa discussão e ainda de quebra concorra a alguns brindes, lembrando que a entrada é franca.

FORTALEZA 1

Anúncios

Comentários em: "Visual Novels e Animes – Uma prévia do Clube do Anime de Julho" (2)

  1. Sou eternamente grato à Key por me fazer conhecer o mundo das visual novels. A melhor empresa do ramo que também foi impulsionadora para criar os meus animes favoritos, mas há outras grandes empresas como Nitro + e a AquaPlus que também lançam ótimos trabalhos.

  2. Com certeza dos VNs adaptados pra animes pra mim o melhor é Phantom requiem of the phantom.. dar até arrepio só de lembrar daquela obra prima, que infelizmente pelo que soube escolheram um final filler, tendo varios finais pra escolher nem entendi o pq dessa escolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: