O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Rurouni Kenshin é o mangá que mais aparece no topo dos resultados do projeto!

Rurouni Kenshin é o mangá que mais aparece no topo dos resultados do projeto!

Hoje finalmente irei divulgar os resultados de Abril a Junho do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!“.

Para começar vale lembrar ou conhecer a proposta do projeto lendo o texto da última atualização do mesmo onde falo sobre o mais novo formulário que corresponde aos lançamentos de Agosto e que ficará no ar até o dia 15 de setembro. Confiram esse texto aqui. Vale lembrar que:

Nesse formulário são feitos três questionamentos à pessoa que o está preenchendo, “Qual o seu sexo?”, “Aqui faixa etária, dentre as apresentadas para escolha, você pertence?” e “Quais dos mangás da lista de mangás lançados no mês a que pertence o formulário você comprou ou pretende comprar?” (vale ressaltar que todas as perguntas são respondidas através de checkboxes e que a última permite múltiplas escolhas). Desde o mês de Julho de 2013, há ainda uma pergunta extra que varia a cada formulário e que é opcional. Para mais informações e para saber como adicionar seu blog ou site ao projeto e ter acesso aos dados do formulário assim que são preenchidos, envie um e-mail para conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Antes de mais nada quero esclarecer que foi preparada uma série de perguntas que são respondidas com os dados fornecidos pelo formulário como forma de facilitar a análise feita a cada mês (Ver tabelas abaixo), esses dados estão sendo divulgados a partir deste texto de divulgação. Peço então, que caso achem interessante alguma outra pergunta ser adicionada nas análises posteriores, deixe um comentário com a pergunta ou envie ela(s) para o e-mail conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Resultados Gerais

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos meses de Abril a Junho houve um decremento no número de pessoas que responderam o formulário (julho já tivemos um aumento), mas percebe-se que o perfil dos participantes da pesquisa se manteve o mesmo. Um detalhe interessante é que nesses três meses houve o término de alguns mangás shoujo, dentre eles Card Captor Sakura que até então era o mangá shoujo que mais foi escolhido, com o término do mesmo, o número de mangás shoujos e de romance escolhidos caiu consideravelmente e com o término de RG Veda esse mês a editora JBC praticamente não terá mais shoujos em sua lista de lançamentos, enquanto que a editora Panini também não parece está interessada em novos títulos do gênero por enquanto, sendo Kimi ni TotokeMaid Sama! os únicos títulos com algum destaque que permanecerão no mercado. A medida que há um declínio de mangás shoujo, há um aumento considerável de seinens no mercado e muitos desses estão mostrando resultados bem superiores aos dos shounens, mesmo em relação a obras mais conhecidas. 20th Century Boys, Monster e Another (que terminou recentemente) são os principais títulos do gênero no ano até o momento. Por fim, vale ressaltar também o aumento do número de obras ecchi no mercado, que embora não estejam alcançando resultados espetaculares, aparentemente o retorno é satisfatórios, pelo menos entre o público a que é destinado. Confiram abaixo a comparação dos resultados gerais dos meses de Abril a Junho do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!“.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Resultado em relação as editoras

Este slideshow necessita de JavaScript.

A JBC desde o começo do ano vem apresentando resultados surpreendentes com seus novos lançamentos e com a mudança do material de seus mangás, porém nesse meio de ano, muitos títulos da editora terminaram e mesmo com os novos títulos sendo apresentados a cada mês, uma fatia do mercado, principalmente as mulheres, passaram a consumir alguns produtos a mais da Panini que continua tendo títulos para quase todos os nichos de público, enquanto que a JBC vem focando nos shounens e seinens similares a outras obras de sucesso lançadas por ela, o que vem sendo muito rentável para a mesma. Em outras palavras a JBC não perdeu público, mas meio que parece está se especializando nos nichos mais rentáveis do mercado nacional e com isso, apresenta um desempenho geral melhor que o de suas concorrentes. Por isso mesmo o resultado tão diferente no mês de Junho, como verão na tabela abaixo. Vale ressaltar que a New Pop e a Nova Sampa vem correndo por fora, sem parecer serem afetadas pelas duas grandes e sem afetá-las também. Confiram abaixo alguns dados sobre as editoras coletados através dos formulários.

Comparação de Abril a Junho - Dados em relação as Editoras

Clique na imagem para ampliar.

Resultado em relação aos homens

Este slideshow necessita de JavaScript.

O público masculino, aparentemente, vem consumindo mais mangás, principalmente as pessoas com 16 a 30 anos, isso parece ser em consequência do relançamento de obras mais clássicas que fizeram bastante sucesso no país e devido ao aumento do número de seinens e ecchis no mercado. Por outro lado o interesse por obras de romance e shoujos vem caindo bastante e a variedade cada vez menor desses títulos só piora a situação, no entanto não dar para dizer que isso está afetando negativamente o mercado, já que a “substituição” desses títulos por outros shounens  e seinens vem rendendo resultados positivos as editoras principais. Confiram abaixo alguns dados coletados pelo formulário sobre o público masculino consumidor de mangá.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Resultado em relação as mulheres

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diferente dos homens, as mulheres ainda apresentam interesse forte nos mangás de romance e também nos mangás de mistério, sejam shounens ou seinens, o único gênero que elas não parecem procurar é o ecchi, apesar disso, o público consumidor de mangá feminino não parece ser expressivo o bastante para que as editoras tragam mais material shoujo, ainda que ele seja consumido por esse público. Por outro lado as editoras parecem está focando em seinens com menos ação e mais mistério, sobrenatural e vida cotidiana, o que chama a atenção do público feminino.  Os resultados mostram que alguns mangás que aparentemente são um fracasso perante o público masculino, são um sucesso entre o feminino e vice-versa, mesmo assim há diversos mangás que estão fazendo sucesso entre ambos os públicos, principalmente os supracitados seinens. Confiram abaixo alguns dados coletados pelo formulário sobre o público feminino consumidor de mangá.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Finalmente estão aí os resultados que tanto prometi, espero que estas informações sejam tão relevantes para vocês quanto é para mim como fã e estudioso do mercado nacional de mangás. Por fim, peço novamente que colaborem com o projeto, respondendo o formulário que está no ar. Logo logo eu trago os resultados de julho com alguns adendos bem interessantes! Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: