O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


shonen-jump

No dia 10 de novembro teremos mais uma edição do Clube do Anime e dessa vez o tema são as Antologias de mangá.

O mercado das revista de mangá ocupa a maior parte das produções literárias japonesas na atualidade e isto ocorre devido não a versões completas de volumes de mangá, mas devido as revistas especializadas em oferecer, seja semanal, quinzenal, mensal, bimestral ou em uma periodicidade maior, uma compilação de inúmeros capítulos de títulos diferentes de mangá e estas revistas são as chamadas antologias de mangá. Hoje é comum os fãs de mangá em todo mundo ouvirem falar nomes como Shounen Jump, Shounen Ace, Ribon, Margaret dentre tantos outros títulos de antologias famosas no Japão.

Cada uma destas revistas, muitas vezes comparadas a grandes listas telefônicas, exibem dezenas de histórias e em geral possuem um sistema rotativo de títulos baseados em questionários de julgamento sobre as séries ali publicadas respondidos pelos leitores. A grande maioria dos mangás e até dos animes que conhecemos hoje surgiram nas páginas destas revistas que consagraram muitos autores e que também acabaram com o sonho de tantos outros. A história das antologias começa alguns anos depois do fim da 2ª guerra mundial e esse tipo de publicação vem se alterando e evoluindo desde então. Tantas foram as revistas já canceladas que marcaram a história, que é difícil comentar cada uma, além disso, o sistema de rotatividade de títulos nem sempre foi como é o citado acima. Hoje em dia, centenas de antologias dos mais diversos gêneros e com as mais diversas periodicidades custando sempre menos que o valor de um tankohon (uma versão compilada de um mangá, são os volumes de mangá que vemos aqui no Brasil) de uma série são lançadas todos os anos.

A importância das antologias na história dos manga é imensurável, mas para que toda esta importância seja minimamente compreendida apresentaremos a história, informações sobre as mais importantes publicações e mais detalhadamente o mercado atual nesse edição do Clube do Anime.

Essa será a última edição do ano, mais um motivo para não perder esse evento. Lembramos que a entrada é franca, que teremos sorteios de brindes no final e que esse é um evento do Anime Portfolio em parceria com a Livraria Saraiva que tem o intuito de divulgar, discutir e se possível criar novos fãs de animação e quadrinhos japoneses.

Clube do Anime – Antologias de Mangá

Data: 10/11/2013
Horário: 14:00
Local: Mini-auditório da Saraiva Megastore so Shoppring Iguatemi em Fortaleza-CE
Entrada Franca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: