O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Olá a todos! Cá estou, meio atrasado (demorei a escolher o que apresentar neste texto e a preparar esses dados), para trazer-lhes os resultados da questão extra do formulário de julho de 2013 e devo dizer que me sinto satisfeito com a variedade de respostas e inclusive com o fato de o mangá que escolhi ser o mais mencionado, por incrível que pareça, ao menos eu não esperava.

Kuroko no Basket foi o mangá de esporte mais mencionado.

Kuroko no Basket foi o mangá de esporte mais mencionado.

Após preparar os dados, retirando quem não escolheu nenhum mangá e também alguns mangás que já estão sendo publicados no país, embora vale ressaltar que mantive as solicitações de relançamento,  cheguei a um número final de 68 pessoas que indicaram novas obras, já o número de obras indicadas chegou a 105 mangás, além de menções explícitas do interesse por mais light novels e por mangás mais antigos da Shounen Jump. Houve ao todos 152 escolhas entre mangás e solicitações extras, sendo que 83 destas escolhas foram únicas, onze títulos foram escolhidos por 2 pessoas, nove títulos foram escolhidos por 3 pessoas, três títulos foram escolhidos por 4 pessoas e um único título foi escolhido por 8 pessoas. As  faixa etárias em ordem decrescente do número de escolhas foram: Homens entre 16 e 24 anos, Homens entre 25 e 30 anos, Mulheres entre 16 e 24 anos, Mulheres entre 10 e 15 anos, Homens entre 10 e 15 anos, a pessoa que não informou o sexo e tem entre 25 e 30 anos e Homens com mais de 30 anos. As pessoas das demais faixa etárias não opinaram.

Akira e Berserk são os relançamentos mais pedidos.

Akira e Berserk são os relançamentos mais pedidos.

Dos 105 títulos de mangás selecionados, 58 são shounens, 11 shoujos,  4 jouseis, 1 yaoi e 30 seinens. 8 dos títulos escolhidos são baseados em light novels. 7 são baseados em franquias de jogos. 6 são relançamentos, 2 são de esportes alternativos, jogos de tabuleiro ou jogos de azar, 7 são de esportes convencionais e destaca-se também a escolha de um mangá shounen que fala sobre culinária.

Lista de obras escolhidas apenas uma vez. Clique na imagem para ampliar.

Lista de obras escolhidas apenas uma vez. Clique na imagem para ampliar.

Entre gêneros os principais mais conhecidos tivemos 3 títulos musicais, 2 mangás de detetives ou policiais, 5 mangás de arte marcial, 7 colegiais, 12 ficções científicas, 16 mangás de fantasia, 20 obras de mistério, horror ou terror, 22 mangás de romance e 22 mangás de comédia. Não cheguei a mensurar o número de mangás de ação e aventura, mas de fato é são os gênero mais presentes entre os mangás escolhidos.

Pokemon Adventure é o mangá baseado em franquias de jogos mais mencionado.

Pokemon Adventure é o mangá baseado em franquias de jogos mais mencionado.

Vale ressaltar também que os autore mais enfaticamente citados foram Takehiko Inoue (Slam Dunk e Vagabond), Ai Yazawa (Gokinjo Monogatari, Paradise Kiss e Nana), Masakazu Katsura (DNA², I”s e Zetman) e Naoki Urasawa (20th Century Boys, Monster e Pluto).

Informações sobre os mangás escolhidos mais de uma vez

Mangás escolhidos mais de uma vez. Clique na imagem para ampliar.

Mangás escolhidos mais de uma vez. Clique na imagem para ampliar.

Como foram muitos títulos, não tinha como falar sobre informação a mais de sobre todos eles, por isso resolvi comentar melhor apenas os 23 mangás escolhidos mais de uma vez. Dentre estes 23 mangás, há 12 shounens, 7 seinens e 4 shoujos. Dentre os 4 mais escolhidos, temos 2 shounen, 1 shounen/seinen (a demografia deste mangá mudou com o tempo) e 1 seinen.

Pluto é o seinen mais desejado!

Pluto é o seinen mais desejado!

Akira e Berserk foram as duas obras com mais solicitações de relançamento e algumas pessoas gostariam que fosse em uma versão de luxo. Pluto de Naoki Urasawa é o seinen mais mencionado, vale ressaltar aos que não conhecem o mangá, que Pluto é uma espécie de adaptação mais adulta de Astro Boy. Apesar de Berserk e Akira serem seinens  mais violentos, a grande maioria dos seinens mencionados são histórias que tratam de dramas humanos e desilusões da vida, como Oyasumi PunPun. Entre os shounens, prevalece obras de ação e comédia, com um destaque também para obras mais antigas e um pouco violentas, como Hokuto no Ken e Jojo’s Bizarre Adventure.

Shoujo e Romance mais escolhido.

Lovely Complex é o Shoujo e Romance mais escolhido.

Entre os shoujos, o mais escolhido foi Lovely Complex e o gênero mais selecionado foi o de romance. Vale citar que muitos mangás de mistério, horror e comédia foram escolhidos, dentre eles destacam-se, Gintama, Sket Dance e Zetman. Também vale ressaltar que muitos dos mangás solicitados já tiveram uma adaptação em anime. Por fim, o mangá mais mencionado foi o shounen de fantasia, romance e mistério,  Pandora Hearts.

Pandora Hearts foi mangá mais mencionado.

Pandora Hearts foi mangá mais mencionado.

Espero que tenham gostado do resultado e podem ter certeza que esses dados serão importantes para geração futura de conteúdos ao leitores dos blogs participantes. Peço mais uma vez que todos divulguem essa iniciativa, lembrando que basta acessar a página do projeto Ajude-nos a conhecer o mercado nacional de mangás e responder o formulário do mês, não demora nem 2 minutos. Enfim é isso, até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: