O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Hoje irei divulgar os resultados de Julho do projeto “Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangá!“.

Mostrando a força da influencia que um anime famoso tem no mercado nacional!

Madoka Magica está mostrando a força da influencia que um anime famoso tem no mercado nacional!

Para começar vale lembrar ou conhecer a proposta do projeto lendo o texto da última atualização do mesmo onde falo sobre o mais novo formulário que corresponde aos lançamentos de Novembro e que ficará no ar até o dia 15 de dezembro. Confiram esse texto aqui. Vale lembrar que:

Nesse formulário são feitos três questionamentos à pessoa que o está preenchendo, “Qual o seu sexo?”, “Aqui faixa etária, dentre as apresentadas para escolha, você pertence?” e “Quais dos mangás da lista de mangás lançados no mês a que pertence o formulário você comprou ou pretende comprar?” (vale ressaltar que todas as perguntas são respondidas através de checkboxes e que a última permite múltiplas escolhas). Desde o mês de Julho de 2013, há ainda uma pergunta extra que varia a cada formulário e que é opcional. Para mais informações e para saber como adicionar seu blog ou site ao projeto e ter acesso aos dados do formulário assim que são preenchidos, envie um e-mail para conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Antes de mais nada quero esclarecer que não será tratada a pergunta extra nesse texto, ainda nessa madrugada farei um post só tratando dessa questão.  Além disso, vale ressaltar que foram preparadas uma série de perguntas que são respondidas com os dados fornecidos pelo formulário como forma de facilitar a análise feita a cada mês (Ver tabelas abaixo). Peço então, que caso achem interessante alguma outra pergunta ser adicionada nas análises posteriores, deixe um comentário com a pergunta ou envie ela(s) para o e-mail conhecendoomercadodemangas@gmail.com.

Resultados Gerais

O número de resultados em julho foi superior em relação aos dos meses maio e junho, o que é muito bom. Novamente tivemos uma pessoa que não informou o sexo e esta escolheu 19 mangás, a maioria shounens. Os dois mangás mais escolhidos em geral, inclusive pelo mesmo número de pessoas, foram Madoka Magica e Blue Exorcist 1, ou seja, as duas estreias e embora talvez o resultados de Blue Exorcist tenham sido acima do esperado, o que impressiona é o resultado de Madoka, primeiro por que é de uma editora (New POP) que normalmente não tem resultados tão marcantes em comparação as duas grandes (JBC e Panini), além disso, é um mangá que surgiu de uma série de animação, o que normalmente torna o quadrinho levemente menos atraente devido a ser muito similar a história do anime, mas sem todos os elementos que um anime tem, porém o que mais se destaca, é o fato de ser um seinen de garotas mágicas, isso provavelmente não deve ter atraído muitos curiosos que viram sua capa na banca ou no comic shop, logo, presumo que a grande maioria, se não todo o público que o escolheu, e que de fato o comprou, é formado por pessoas que viram este anime, sem dúvida um dos principais, senão o principal, lançamento de 2011. Entre os mangás que não se saíram nada bem, destacam-se Berserk, Naruto Pocket e Saint Seiya, muito embora seja compreensivo o resultado de Berserk, tanto pelo formato em que é lançado, quanto pela questão das paradas do autor. Já Naruto Pocket e Saint Seiya vem apresentando números espantosamente baixos na pesquisa, pelo lado de Naruto Pocket, presumo que não há uma vantagem grande em se comprar esse mangá, em detrimento da edição normal de Naruto, mas Saint Seiya é um título do qual não esperava-se um resultado tão baixo, devido toda a nostalgia que a obra trás ao público nacional e a boa avaliação da história por pessoas de várias faixas etárias. Os seinens e shounens continuam tendo ótimos resultados, enquanto que os shoujos estão sempre no limite entre aceitável e não aceitável, além disso, nem sinal de josei. Romances e ecchis também não fizeram muito a cabeça das pessoas que responderam o formulário. A tabela abaixo apresenta algumas informações obtidas a partir dos resultados gerais dos formulários de julho.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Resultado em relação as editoras

Novamente a JBC, que teve um número considerável de títulos a mais que a Panini no formulário, se sagrou a editora com os melhores resultados e desta vez entre ambos os sexos. A vantagem da Panini continua sendo com relação as obras shoujo e, sem seus seinens mais famosos, deixou a JBC também atingir mais fãs deste estilo, porém a New POP com seu Madoka Magica, surpreendeu tanto nos dados gerais, quanto em relação aos seinens, no entanto vale deixar claro que mais do que a editora, o título Madoka Magica se mostrou o grande coringa desses resultados, pois os outros dois títulos da New POP (ambos do mestre  Osamu Tezuka) não apresentaram resultados expressivos. A tabela abaixo apresenta algumas informações obtidas a partir dos resultados relacionados as editoras no mês de julho.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Resultado em relação aos homens

Entre os homens, Madoka Magica foi o mangá mais escolhido seguido igualmente por One Piece e Blue Exorcist. Já entre os mangás menos pretendidos estão Kimba, Naruto Pocket e Kimi ni Todoke. Vale destacar também que nenhum shoujo se saiu bem entre o público masculino neste mês. Um resultado inesperado é  dos 8 menores de 16 anos e do sexo masculino que responderam o formulário, 7 selecionaram um ou mais títulos ecchi, recomendados para maiores de 18 anos, além de outras obras recomendadas para o público adulto. Também vale destacar que dos 3 títulos da editora New POP que haviam no formulário, Madoka conseguiu sozinho 40 das 56 pretensões de compras masculinas de mangás da editora, sendo ainda, como já citado, o mangá com mais pretensões de compra entre os homens em julho. A tabela abaixo apresenta algumas informações obtidas a partir dos resultados de pessoas do sexo masculino que responderam o formulário de julho.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Resultado em relação as mulheres

Diferentemente dos resultados masculinos, o mangá mais escolhido por mulheres foi Blue Exorcist, seguido por Kimi ni Todoke e, igualados em terceiro, Madoka Magica e Yakumo. Com relação as editoras, embora a Panini tenha os dois shoujos mais selecionados por garotas, estando os dois no top 3, a JBC teve resultados melhores entre todas as faixa etárias, devido, principalmente, a Blue Exorcist e aos demais shounens de ação da editora que, em geral, tem características que agradam mais o público feminino, do que os shounens de sucesso da editora Panini. A tabela abaixo apresenta algumas informações obtidas a partir dos resultados de pessoas do sexo feminino que responderam o formulário de julho.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Aqui estão os resultados que prometi, espero que estas informações sejam tão relevantes para vocês quanto é para mim como fã e estudioso do mercado nacional de mangás e ressalto que ainda hoje divulgarei os resultados relacionados a questão extra do mês de julho. Por fim, peço novamente que colaborem com o projeto, respondendo o formulário que está no ar. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: