O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Provavelmente esse será um dos tops mais contestados, mas vale lembrar que é meu top pessoal, por isso seria interessante quem pensa diferente por seu top nos comentários, junto a suas justificativas se possível, isso seria até interessante para que os leitores conhecessem outros autores, pois de fato minha lista só contém figurinhas carimbadas e provavelmente já esperadas pelos leitores.

Antes de mais nada, esse texto não está sendo publicado novamente na terça, como deveria, pois devido a problemas na minha internet não pude gravar o podcast da semana, dessa forma nada de Yopinando Shinbun hoje… Sem mais delongas, hora de criar desavenças, ou quase isso…

5º Lugar

Kentaro Miura

Kentaro Miura

Kentaro Miura

Obras publicadas: Miuranger, Ken e no Michi, Futanabi, Noa, Berserk Prototype, King of Wolves, Berserk,  Gigantomachia, Ouron Den e Japan

O primeiro desse top é um dos meus artistas preferidos, embora só tenha lido Berserk, sua obra mais famosa. A habilidade dele em construir cenários e monstros é incrível, além de desenhar muito bem os personagens principais de sua obra e  criar cenas de ação inigualáveis. Claro que gosto muito do Miura roteirista, mas sem dúvida é como desenhista que ele mais se destaca. O grande problema é que passado tantos anos de carreira, ele parece ter decidido de vez não ligar mais tanto para a expectativa de seus fãs em ver a continuação de sua obra prima e, assim sendo, a publica em intervalos irregulares e longínquos, por vezes se dedicando a outros trabalhos , como o fará em 2014, mesmo assim não havia como não mencioná-lo nesse top.

4º lugar

Takehiko Inoue

Takehiko Inoue

Takehiko Inoue

Obras publicadas: Baby Face, Buzzer Beater, Chamelion Jail, Piercing, Real, Slam Dunk e Vagabond

Se  estivesse julgando arte ou carisma, o Inoue seria com certeza o primeiro da lista, mas como este não é o caso, infelizmente ele fica apenas em quarto, afinal, por mais que algumas das obras de Inoue sejam inigualáveis, li relativamente pouco da maioria delas e minha preferida não poderia ser outra senão Slam Dunk. Os roteiros do autor também são muito bons, porém nem tanto pela história em si, mas pela forma como ele constrói os personagens. Takehiko Inoue é sem dúvida um dos mais incríveis quadrinistas da atualidade!

3º Lugar

Eiichiro Oda

Eichiro Oda

Eiichiro Oda

Obras publicadas: One Piece e Wanted

E aqui começam as contestações… Todos que acompanham o blog sabem que One Piece é uma das minhas obras preferidas, principalmente o anime, então não deve ser uma surpresa tão grande o Oda está na minha lista. Não acho o Oda lá um grande desenhista, embora goste de seu traço, mas como roteirista é inegável que ele tem muitas qualidades, primeiro com relação a construção de seus personagens, fora que ele costuma não abandonar a maioria dos coadjuvantes, os utilizando em vários momentos marcantes de sua obra. Além disso, acho a Grand Line do mangá One Piece, uma das invenções mais incríveis da história dos mangás shounens, pois é simplesmente um lugar em que tudo (tudo mesmo) pode acontecer sem que explicações detalhadas sejam criadas, contanto que haja algum motivo divertido para aquilo ser do jeito que é. Sei que muitos podem não achar  o Oda esse grande mangaka, mas fazer o quê? Para mim, por toda a diversão que ele me proporcionou e que continua proporcionando é mais do que merecido ele está neste top.

2º lugar

Shimoku Kio

Se acharem uma foto boa do rosto dele por favor me enviem, por fiquem com as mãos e com um desenho de Shimoku Kio

Se acharem uma foto boa do rosto dele por favor me enviem, por enquanto fiquem com as mãos e com um desenho de Shimoku Kio

Obras publicadas: Genshiken, Genshiken Nidaime, Genshiken Return of The Otaku, Gonensei, Yonensei, Jigopuri, Kujibiki Unbalance e Spotted Flower

O que dizer de Shimoku Kio? Ele não é o desenhista mais incrível, nem o roteirista mais memorável que conheci, mas é o autor do meu mangá preferido, Genshiken. Eu gosto da arte dele, mas admito que não é a que mais me maravilha, porém seus personagens, sua forma peculiar de referenciar outras obras e principalmente a forma como descreve as situações do dia dia pela ótica otaku, são características que gosto muito nas obras do autor. Além disso, seu tipo de comédia me agrada bastante.

1º lugar

Naoki Urasawa

Naoki Urasawa

Naoki Urasawa

Obras publicadas: Beta!!, Yawara!, Pineapple Army, Dance Policeman, Master Keaton, NASA, Happy!, Monster, Jigoro, 20th Century Boys, 21st Century Boys, Pluto, Billy Bat, Mangari Michi e Master Keaton Remaster.

Por mais que goste de outros autores, nenhum supera Naoki Urasawa em obras que me deixam empolgado, além de ter uma arte única, que embora não seja a mais bela, é  uma das que melhor retratam personagens não japoneses e japoneses. Se por um lado Urasawa não é um desenhista brilhante, como roteirista é difícil pensar em alguém que o bata. Ele não só é um gênio em criar roteiros interessantes, como o faz sem seguir um padrão específico, mesmo que em Monster e 20th Century Boys, meus mangás preferidos deste autor, ele tenha uma narrativa similar, o mesmo se diferencia bastante em obras como Yawara! e Master Keaton. Fora que ele reviveu a lenda de Astro Boy em seu mangá Pluto e, que me desculpe o Deus dos Mangás, de forma mais sublime do que a obra original, embora tenhamos que convir que são obras bem diferentes em termos de profundidade e público alvo. Naoki Urasawa merece sem dúvida essa posição em meu top 5 de mangakas preferidos e dificilmente irá perdê-la nos próximos anos, quem sabe daqui a uma ou duas décadas?

Menções Honrosas

Osamu Tezuka, Akira Toriyama e Masakazu Katsura

Nenhuma lista de mangakas escrita por mim estaria completa se não citasse o Deus dos Mangás, que é um dos homens que mais me inspira e não só por ser um grande quadrinista e nem por tudo que representa para os mangás e animes, mas pela história de vida que possui. Que eu sou fanboy do Tezuka todo mundo deve saber, porém não tem como não admirá-lo ao conhecer sua história. Já Akira Toriyama é e sempre será o meu mangaka comediante preferido, fora que não só eu, como maioria dos que devem está lendo esse post, devem parte de seu infância ao criador de Dragon Ball. Por fim, se Takehiko Inoue é o melhor desenhista de mangás da atualidade em minha opinião, o segundo melhor é sem dúvida Masakazu Katsura.

Então é isso! Coloquem nos comentários o top de vocês e até o próximo post!

Anúncios

Comentários em: "Este é meu TOP 5 de… Mangakas Preferidos" (6)

  1. Eu já li muita coisa e sempre estou lendo mais, mas são poucos os autores de quem li várias obras diferentes, e menos ainda os que me fizeram querer outro obra dele por ser dele. O Oda por exemplo escreve meu battle shounen infinito predileto, mas isso é tudo o que ele escreveu. Gosto muito de One Piece, mas só vou poder dizer que gosto muito do Oda, como autor, quando e se ele publicar outras obras. De todo modo, de um jeito ou de outro gosto de todos os que você citou.

    Exceto o Toriyama. Nem desgosto dele. Acho que não tem jeito melhor de explicar do que “o santo não bateu”. Não acho Dragon Ball essa maravilha toda (mas reconheço sua importância para o mercado e desenvolvimento do mangá atual; gosto pessoal é outro assunto) então nunca me interessei muito por ele. Penso em ler um dia (um dia…) Dr. Slump. Talvez.

    Quero ler mais coisas do Inoue e do Urasawa, mas não tive ainda tempo ou oportunidade então não coloco eles entre meus favoritos. Mas são fortes candidatos.

    Feitas essas considerações todas, só há três mangakás que li o bastante e gostei o bastante e quero ler mais, e portanto só tenho um top 3:

    1. Rumiko Takahashi

    Maison Ikkoku continua sendo meu romance predileto, Ranma e Urusei Yatsura são comédias de absurdos épicas. InuYasha teve o defeito de ser longo demais, mesmo assim seus personagens são muito bons.

    2. Ken Akamatsu

    Primeiro mangá que li foi Love Hina, esse apelo afetivo me fez ler Negima e AI ga Tomaranai, e gostei muito! Negima tem um final apressado e mesmo assim muito bom (chorei vendo a desolação da Asuna quando percebeu que estava sozinha), AI ga Tomaranai é mais curto e com traço ainda em desenvolvimento, mas apresenta uma boa história. UQ Holder até agora está sendo muito interessante também.

    3. Masakazu Katsura

    Seus romances são muito bons, se eu fosse decidir agora, acho que I”s só fica atrás de Maison Ikkoku e Kimagure Orange Road. Considero seu traço o mais bonito que conheço, e sim, ele faz desenhos eróticos (mas não pornográficos) como ninguém. Até me sinto meio culpado por ter descoberto após ler vários de seus romances que ele nunca quis desenhar romance e só fazia isso por ordem do editor. Mas gosto de Zetman também, então me sinto menos mal.

    • Obrigado pelo comentário… Já sobre Dr. Slump, ele é uma comédia propriamente dita como Dragon Ball seria sem a parte Z e os torneios de luta.

  2. Ótima seleção, Inoue e Urasawa são meus mangakás preferidos não só por suas obras, mas por características únicas de cada um como pessoa também, além da forma como eles participam ativamente de outros assuntos como comerciais, música, exposições, entre outros, ainda utilizando o mangá como forma de expressão artística. Monster é meu mangá favorito é um dos que quero guardar para toda vida, pela obra em si, mas pelos momentos que ela me proporcionou e as boas memórias que tenho deste mangá.

  3. Muito boa lista e bem pessoal também, mais em meu caso não esqueceria O Boss Katsuhiro Otomo nem o “perturbado” que adora desenhar mulheres sentindo dor Hiroaki Samura. Esses dois fizeram parte da minha infância e estariam no meu top. 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: