O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Um mangá para um público não usual que também pode agradar o grande público!

Um mangá para um público não usual que também pode agradar o grande público!

Aprenda como um camponês se tornou o líder de uma nação… Como é importante que um líder confie nas pessoas que o seguem…. Como um lojinha de roupas se tornou uma das maiores empresas da atualidade… Como é importante a confiança de seus soldados para vencer as batalhas que surgirem…

Relatando…

O mangá é dividido em 10 histórias curtas que apresentam um fato, ou contos sobre uma personalidade da história do Oriente, mas antes há um prefácio onde é falado sobre a força e a determinação que tornaram os japoneses capazes de superar o desastre causado pelo terremoto de 2011. Tal caso é usado para ilustrar o que povo deste pequena arquipélago aprendeu ao longo dos anos com seus antepassados e serve como introdução ao conteúdo principal deste mangá.

Abaixo comentarei três das dez histórias do livro para que possam compreender em parte o porque essa é uma obra que vale a pena ter.

Capítulo 1 – Para despertar a confiança

Essa primeira história se passa na China do século 3, quando ela era dividida em 3 grandes reinos, e tem como protagonista o estrategista Shukatsu Koumei. Koumei ficou famoso não apenas por suas estratégias que levaram o exército de Ryuu Gentoku (um dos líderes do país na época) a inúmeras vitórias, mas pela devoção que conseguiu dos soldados que foram capazes de enfrentar diversos desafios em nome de seus líderes. Essa devoção só foi conseguida por que Koumei sempre fez cumprir as promessas feitas aos soldados do exército de  Shoku, promessas essas que garantiam algum conforto tanto a eles quanto a suas famílias. A história em questão destaca uma batalha que só foi vencida devido a essa devoção.

Capítulo 3 – Conhecer erros para vencer

Essa história fala sobre Takeda Shingen, um dos mais famosos daimios (senhores feudais) e generais do período sengoku (1467 a 1573), a era de ouro dos samurais. Shingen sempre foi alguém que confiou em seus leais súditos e sempre se mostrou um homem simples e ávido por aprender cada vez mais. Nessa história Hinata Yamato, um dos homens de confiança de Shingen, se sentiu constrangido ao se deparar com seu senhor enquanto fugia de um exército que estava atacando um castelo a ele confiado, porém ao ver que seu súdito reconhecia suas falhas e que ele fez o que podia, em vez de puni-lo, Shingen decidiu confiar o exército que andava como ele a Yamato e lutar junto a seu leal servo para reaver o castelo perdido e essa misericórdia fez Yamato se sobressair muito mais do que o esperado no combate.

Capítulo 4 – A recompensa do esforço

Essa é uma das histórias que tem como protagonista Toyotomi Hideyoshi (O personagem de capa do mangá), um dos maiores generais do período sengoku, que serviu ao famoso general e daimio Oda Nobunaga e após a morte deste, que foi traído por um de seus servos (não não foi o Hideyoshi), Hideyoshi se tornou o principal general e daimio do Japão e foi capaz de finalmente unificar o país. Hideyoshi é um dos maiores exemplos da história do Japão, por em um período de quase estagnação social, ele, um filho de camponês, ter chegado a se tornar o homem mais importante do país e um dos mais importantes da história da nação. A história desse capítulo é ainda de quando Hideyoshi era um servo de Nobunaga. Um certa vez seu senhor o mandou cuidar da lenha de seu castelo, o que para muitos era um tarefa irrelevante, e por isso debocharam de Hideyoshi, que na época era conhecido por alguns pelo apelido Saru (macaco).  Apesar da tarefa parecer simples, Hideyoshi se esforçou em compreendê-la por completo e passou a criar maneiras de economizar a lenha e as ensinou de forma amigável aos outros, em um ano ele tinha conseguido uma economia de mais  de 20% da lenha, o que para um país totalmente dependente de madeira, é algo fenomenal. O ponto chave é que o esforço de Hideyoshi até em tarefas consideradas simplórias foi o que o fez chegar a posição que chegou, juntamente com a confiança que depositava em seus companheiros.

Sobre a Obra

Mestres do Oriente é um mangá de Hisashi Ohta (o mesmo de A história de Buda em Mangá) publicado originalmente pela editora Ichimannendo Publishing Inc que é especializada em obras sobre ética, sabedoria e filosofia oriental. O mangá de volume único, contém 10 histórias passadas no oriente que ensinam, através de fatos acontecidos com figuras importantes da história, lições sobre ética e sabedoria.  Vale ressaltar que o mangá é inspirado no livro best seller japonês, Kokoro no Michi da mesma editora.

A obra não tem um único roteiro, mas várias histórias, cada qual com seu ensinamento. Algumas histórias envolvem batalhas, mas o foco é o conhecimento adquirido e propagado pelos personagens. Cada conto tem seus pontos positivos que os tornam interessantes e por serem curtos, prendem a atenção o tempo suficiente para que o leitor não se sinta cansado. Outro ponto alto da obra são os personagens escolhidos para serem citados, pois de fato a seleção traz como protagonistas, algumas das personalidades mais famosas e interessantes da história Oriental, como os citados Koumei, Shingen e Hideyoshi. A arte da obra é simples, porém muito interessante e, porque não, bonita, pois mesmo sem grandes detalhes, é incrível como Ohta cria chineses e japoneses que de fato parecem chineses e  japoneses, diferente do que vemos em muitos mangás populares com que estamos acostumados. Esse tipo de arte talvez não seja tão agradável para as histórias passadas nos tempos atuais, mas é incrivelmente adequada para obras com essa pegada de retratação histórica. Aliás, o mangá serve também com uma fonte muito interessante para os estudiosos da história do Oriente e fãs de samurais que não apenas se interessam pelas batalhas, mas por toda a filosofia e a estrutura social que cerca a era em que estes guerreiros estavam em seu apogeu, principalmente o período sengoku (mas no mangá há histórias também passadas na era Edo e na era Meiji).

No Brasil

Mestres do Oriente” está sendo lançado oficialmente hoje aqui no Brasil pela editora Satry, que também trouxe a obra A história de Buda em Mangá e outros títulos da editora Ichimannendo Publishing Inc. O mangá conta com uma ótima tradução e revisão, além de uma impressão também muito boa, apenas as folhas não são tão boas assim, mas não há problemas com a encadernação. A capa do mangá é cartonada e contém orelhas (algo que me agrada bastante em um livro). No Brasil o mangá está custando 15 reais, um preço que considero dentro dos padrões nacionais dado o material e acabamento da obra.

A editora Satry está de parabéns pela iniciativa de publicar obras como essa, destinadas a um público mais maduro, mas que também seria um valiosa aquisição para o público adolescente que gosta dessa mídia. Tentar ensinar filosofia e ética não é algo tão atrativo ao público jovem, mas usar uma mídia como o mangá que pode agradar a vários públicos e ainda contar histórias com personagens que fãs de obras relacionadas a história japonesa conhecem e em que se inspiram é um estratégia muito boa.

Por fim, vale ressaltar que o livro Kokoro no Michi, que inspirou este mangá ainda deve ser publicado este ano pela editora Satry com o título Histórias de Ética e Sabedoria.

Opinando

Não não tenho muito mais o que falar sobre esse mangá, mas gostaria de externar a minha felicidade em poder ter um material como esse. Como um grande fã de de mangás e da história japonesa, não tem como eu não ter gostado desta obra, embora devo admitir que ela não é indicada a todos os tipos de leitores, porém tenho certeza que qualquer leitor que pegar este mangá para ler, vai no mínimo se sentir nutrido por um conhecimento a mais que pode ou não mudar sua vida, mas que tenho certeza que o fará repensá-la como me fez repensar sobre situações pelas quais passei e nas atitudes que tomei. Sem dúvida essa é uma obra que tenho prazer em indicá-la aos leitores deste blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: