O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Sei que esse texto já deveria ter saído, mas nem sempre as coisas funcionam como esperamos,  mesmo assim cá estou para lhes trazer o segundo texto da coluna que só existe porque vocês fornecem suas opiniões, a Análise da Enquete. No texto de hoje analisarei a enquete em que tento descobrir o quão interessados por serviços de streaming oficiais estão os leitores do blog. A enquete ficou quase 1 ano no ar e acredito que os resultados estejam, de fato, bem plausíveis com o pensamento geral de leitores de blogs de anime e mangá. Enfim vamos à análise.

Você ver animes em algum serviço de streaming oficial como Crunchyroll, Daisuki, Netflix e Crackle?

Cliquem na imagem para ampliar

Cliquem na imagem para ampliar

A primeira constatação que podemos tirar desse resultado é que  a grande maioria daqueles que veem animes no brasil, ainda preferem os ver por meio de fansub, o que demonstra duas coisas, primeiro que a maioria dos fãs de animes ainda tem um certa resistência a ver animes via streaming e segundo que a máxima de que os sites de streaming iriam acabar com os fansubs é de fato uma “grande besteira”, porque se isso fosse um fato, acredito que a diferença entre quem ver só em fansub e quem ver em serviços de streaming oficiais seria menor, pois acho difícil que os fãs fossem parar de ver anime só porque esse anime apenas está disponível via serviço de streaming oficial, até porque, com exceção do Netflix, os demais serviços de streaming citados oferecem também a maior parte de seu acervo gratuitamente.

“Ah mas se você considerasse os serviços de streaming não oficiais como o Anitube isso iria mudar!”. Talvez no futuro eu tente verificar os serviços de streaming não oficiais, mas aí as questões serão completamente diferentes e tem mais a haver com o quão os fãs de anime apoiam fansubs ou se eles apenas se  beneficiam de seu trabalho, por isso não vale a pena misturar serviços de streaming não oficiais, com serviços oficiais. Aliás, volto a salientar que a enquete é sobre serviços de streaming oficiais, o que não significa pagos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nota-se também que a maioria das pessoas que veem animes por serviços de streaming oficiais, o fazem após assinarem e pagar o serviço, aparentemente isso pode ser porque o valor, em geral, dessas assinaturas não são tão caras, ou por achar que o serviço gratuito oferecido não vale a pena, mas aí entra a questão de comparação com muitos materiais não oficiais ainda oferecidos que tem uma qualidade similar ou inferior ao que pode se visto gratuitamente através destes serviços. Por exemplo, o Crunchyroll oferece animes gratuitos em formado SD, que tem um qualidade similar, acredito que até um pouco superior, ao 360p do youtube, ao padrão dos reencodes em mp4 e a qualidade que normal do Anitube (sei que não ia comparar os serviços oficiais com os não oficiais, mas estou falando só da qualidade de imagem e áudio). “E como você sabe disse Evilasio? Eu sie que você assina esse serviço, então não venha me dizer que ver em formato SD os seus animes”. Eu de fato não vejo animes em SD no Crunchyroll, mas vejo doramas e também já usei o anitube, por isso a comparação, mas antes de mais nada, não estou criticando o Anitube ou reencodes em mp4, só estou comparando o quesito qualidade de vídeo e áudio para tornar mais rica a discussão sobre essa questão da qualidade das séries gratuitas de serviços oficias de streaming. Por último, tanto o Crackle quanto o Daisuki não fazem uma restrição de qualidade para os animes que disponibilizam gratuitamente.

Com relação a grande questão da tradução e adaptação das legendas que muitos criticam. A priori quem fala que ver anime em inglês ou em outra língua não pode usar esse argumento como o porquê de se usar ou não um serviço de streaming oficial, pois todos costumam disponibilizar os animes sem legendas ou com legendas em inglês também (alguns também em espanhol, alemão, russo, chinês e etc),  alguns até dublados em inglês, português ou outra língua. Com relação a qualidade de tradução, acho que o único serviço que parece de fato ter uma qualidade melhor de tradução que a dos “bons fansubs” é o Netflix, quando ele não disponibiliza o anime apenas dublado. O que não significa que a tradução e adaptção dos outros serviços de streaming sejam ruins ou péssimas, mas que os tradutores costumam cometer erros similares a de fansubs que não dão tanta atenção a revisão e por isso alguns desses erros são repassados aos assinantes do serviço, mas nem o Daisuki que me parece ter a tradução mais fraca para português, dos poucos animes que tem em português, é tão pior que os fansubs com qualidade mediana. Sendo que a maioria, sim a maioria, das pessoas que veem anime de fansubs veem dos famosos speedsubs costumam ter uma qualidade de tradução e adaptação fracas.

E quanto ao acerrvo? Enfim, a grande questão a ser tratada parece mesmo ser o fato de esses serviços terem um acervo de animes ainda muito pequeno. Cada serviço tem sua estratégia para atrair novos clientes, a mais elogiada é a do Crunchyroll e do Daisuki que disponibilizam animes que estão sendo exibidos no Japão, sendo que cada episódio se torna disponível poucas horas depois do mesmo ser apresentado nos canais da tv  japonesa ou canais japoneses de internet, além disso, esses serviços também disponibilizam alguns especiais que apenas foram lançados fisicamente via Home Vídeo. O Crcakle, o Netflix, a Claro tv e outro disponibilizam apenas séries completas. O Netflix (Acho que em menor escala o Crunchyroll e o  Daisuki também) começou a investir no apoio financeiro à produção de certos animes para os tornar séries originais e provavelmente exclusivas dele, como é o caso de Sidonia no Kishi. Claro que mesmo somando o acervo de todos os serviços oficiais de streaming do mundo não teríamos nem a metade dos animes que há disponíveis via fansub pela internet.

Pessoalmente eu acho prático usar serviços de streaming oficiais e por uma quantia pequena, pequena mesmo, assino o Crunchyroll e o Netflix, mas como nem todos os animes que vejo são disponibilizados via esses serviços, também utilizo fansubs, mesmo preferindo não encher mais meu HD de arquivos de vídeo. Usar ou não um serviço desses não é bem uma questão de se estar certo ou errado, embora ao assinar um serviço desses, você está fornecendo uma pequena colaboração para a equipe que criou o anime, o que particularmente para mim já justifica a assinatura, pois me deixa com uma sensação de ter ajudado a  indústria de animes um pouquinho mais e sem que isso afetasse consideravelmente minha renda. Acredito que cada um tem a sua opinião sobre o porque usar ou não um serviço de streaming, apenas acho que, sempre que possível, é importante testar os serviços disponíveis para verificar se realmente não vale a pena assinar nenhum deles e caso chegue a conclusão que não vale, então não assine.

Sobre a enquete atual do blog

A enquete atual, que vocês podem ver no menu lateral do blog, deve continuar no ar até o dia 12 de setembro (sexta-feira). No dia 13 setembro postarei uma nova enquete e entre os dias 15 e 22 de setembro eu devo apresentar o texto de análise da enquete que estará no ar até dia 12 de setembro.

Comentários em: "Análise da enquete: Você ver animes em algum serviço de streaming oficial como Crunchyroll, Daisuki, Netflix e Crackle?" (7)

  1. No meu caso, o problema é o próprio streaming, visto q não tenho net, logo baixo quando tenho a oportunidade e assisto em casa… Não me importaria de assinar um serviço oficial que permita downloads, desde que o preço continue acessível…

    • Realmente talvez eu devesse ter abordado esse público que não tem internet, mas achei o meio óbvio que nesse caso não tinha mesmo o que fazer e nesse caso acho que o trabalho dos fansubs é ainda mais importante.

      Sobre um serviço de download acredito que ia ser inviável, porque é um outro tipo de licenciamento que teria de ser episódio a episódio, então uma série grande ia custar muito, mesmo custando bem menos que colecionar o home vídeo… Expliquei um pouco essa questão dos valores no final do meu texto de primeiras impressões do Crunchyroll Brasil – https://animeportifolio.wordpress.com/2012/11/11/primeiras-impressoes-especial-crunchyroll-brasileiro/

      Obrigado pelo comentário!

  2. Bem sinceramente não sei se participei dessa enquete, mas assino a Netflix e gostei muito dos animes do seu acervo ( único ¨senão¨ , para mim, é cortar as EDs e já partir para o episódio seguinte ~~ ). Dos fansubbers, em algum momento ele erram muito seja em termos seja no puro português. É duro ver um personagem trocar de sexo mais de uma vez em um episódio. Ser tratado por ela quando é ele e assim vai… Sobre a internet no Brasil. Uma vez conversei com uma lojista na Liberdade sobre esse mesmo tema e ela colocou também a qualidade da internet no Brasil, de modo que esses serviços não afetam seu ¨negócio¨. Também dou meu exemplo, fiquei sem micro por um mês, queima de placa-mâe, e fui atrás dos meus DVDs e VCDs de animes.

    • Eu acho que sempre vai ter gente que prefere baixar (embora eu seja contra venda de dvds de anime, mesmo entendendo que nem todo mundo pode baixar e pegar emprestado sempre). Nem era ideia da enquete parecer que é mais correto ver anime por esse serviço, mas de fato, hoje em dia eles são o único meio viável de se ver animes legalmente no ocidente como um todo, porque mesmo que houvesse mais venda de dvds oficiais ou de episódio por episódio por download seria salgo financeiramente inviável em minha opinião.

      Obrigado pelo comentário!

      Ps.: Sobre o animes sem encerramento do Netflix, acho que é mais devido a versão brasileira ser assim, se você ver os que são originais, tipo Madoka, Sidonia no Kishi, Tengen Toppa Gurren Lagann, eles tão completinhos com abertura e encerramento… tem alguns que foram exibidos na tv brasileira que também tem, mas o único que foi exibido aqui e que vi no Netflix não está mais no acervo do Netflix… Foi o Efeito Cinderella.

  3. Geralmente quando vejo anime no netflix é algo casual. Porém já vi otimos animes como Sidonia, Fate/Zero, e essa semana me deparei com hunter x hunter 2011. Não a nada melhor que ligar a smartv domingo de manhã bem cedo ligar a tv escolher um anime no netflix e assitir na sala sem pentelhação.

  4. @Evilásio, vou me abster um pouco da discussão aqui, porque não o post ficaria gigantesco e eu estou sem tempo para isto no momento, mas isto vale um podcast do ACC… Mas bem, há primariamente 3 motivos para eu não (querer) assistir animes via streaming:
    1 – ODEIO streaming! Com todas as minhas forças!! u_u
    E a qualidade da internet aqui no Brasil é ridícula se comparada a outros países, e não falo nem da Europa ou EUA, falo dos nossos vizinhos… o que no caso ajuda ainda mais para eu me negar a tentar ver qualquer porcaria que seja via streaming…
    2 – Os bons/ótimos fansubbers ainda são muito melhores que qualquer serviço de streaming, seja em tradução/adaptação, revisão, ou todo o conjunto de coisas. Mesmo que alguns sejam mais simplistas do que outros, a legenda em si é muito mais competente. Além ainda da questão do acervo que você colocou…
    3 – Assim como comentado sobre o assunto do ACC64, não gosto de ficar preso à internet. Gosto de ter controle TOTAL sobre a hora que quero assistir algo e o quanto de episódios que quero ver. Se não assisto mais nada na TV muito por conta disto, porque me prenderia à internet para isto?
    Num serviço de streaming me dá isto de maneira TOTAL, porque a internet em si está fora do meu controle. Se ela cai, acabou a exibição…

    E um adendo: olha que eu nem falei que ainda estou naquela parcela de pessoas que não tem internet, mas o uso da internet para mim em relação aos episódios de animes, para ser bem específico, é transitório. Baixo o que quero enquanto faço outras coisas e assisto em casa tranquilo sem me preocupar com o anime travar, a internet cair, ou qualquer outra coisa.

Deixe um comentário