O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Olá pessoal, tudo certo? Meu nome é ALM e passarei a postar no AP a partir de hoje, pretendo fazer resenhas, críticas de mangás e coisas do tipo. Começando hoje com uma resenha do mangá Crime e Castigo, de Osamu Tezuka publicado a algum tempo pela NewPOP.

Crime e Castigo

Crime e Castigo, na verdade é um clássico livro russo, escrito por Dostoiévski, mas comentarei aqui da versão em mangá escrita por Osamu Tezuka (Deus dos mangás, para os mais íntimos).

A história


Raskolnikov é um estudante pobre, precisando de dinheiro ele vai até uma velha agiota pedir dinheiro emprestado. Percebendo a personalidade egoísta e maldosa da velha, que faz de tudo para pegar o máximo de dinheiro de pobres (Como Raskolnikov), Raskolnikov começa a pensar que para as pessoas más, o dinheiro vem aos montes, enquanto para pessoas como ele, mal tem dinheiro para estudar. E que diferença essa velha maldosa faria no mundo? Pensando nisso Raskolnikov assassina a velha, e pega seu dinheiro, acreditando estar sendo justo.

Mais tarde, a polícia chega na cena do crime e vê um pintor com um relógio dourado (Que Raskolnikov deixou cair durante a fuga) e o prende, acreditando que ele que matou a velha. A partir disso, Raskolnikov fica em um dilema moral, é certo matar alguém por sua maldade? É certo deixar um inocente ser incriminado por uma coisa que ele não fez? E a trama vai se desenvolvendo de uma maneira muito inteligente.

Análise

Crime e Castigo é uma daquelas obras para pensar, que você lê de novo só para captar melhor a mensagem passada (Pelo menos eu fiz isso, hehe), e o jeito que Tezuka conduz a história, o jeito que Raskolnikov lida com a situação, é inteligentíssimo, e para quebrar a tenção de vez em quando temos algumas cenas de humor (Umas engraçadas, outras não).

A arte é a normal do Tezuka, no começo você pode estranhar e achar ruim se comparar com as de hoje (E realmente é, quando comparada as de hoje), mas temos que considerar que é uma arte de mais de 50 anos atrás, e ao decorrer da leitura você se acostuma.

A qualidade física da edição da NewPOP é ótima, papel Off-set e capa com orelhas, um aspecto que me incomodou foi o desenho da capa, que não sei porque, mas está com uma qualidade estranha. O preço também é bem alto para um material de 130 páginas, 24,90 , mas considerando a qualidade da história e do material, pode até valer a pena.

capa_crime_e_castigo[1]

Crime e Castigo tem uma história muito boa, e o material da edição nacional da editora NewPOP também é muito bom, não chega a ser um obra prima ou algo fantástico, mas vale o gasto. E se você quiser conhecer um pouco da obra do Deus dos mangás, pode ser bom começar por aqui.

Só mais um comentário, minha opinião não é a final, obviamente, se eu gostei de um mangá, você pode não gostar, cabe a você decidir!!! Ah, também gostaria de receber críticas sobre minhas críticas (que), para que eu possa melhorar cada vez mais. Um abraço a todos ^^

Anúncios

Comentários em: "Crime e Castigo, de Osamu Tezuka – Resenha" (3)

  1. Ficou muito bom o texto! Eu enho esse mangá faz um tempo aqui (compro quase tudo do Tezuka que sai no Brasil), mas ainda não tinha lida, agora fiquei com mais vontade ainda de o ler.

  2. Eu sou fã do Dostoiévski e li Crime e Castigo livro de cabo a rabo. Comprei o mangá, mas ainda não li. Pela sua sinopse já vi uma diferença com o livro. ATENÇÃO, SPOILER DO LIVRO NA CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO!!!

    No livro ele não deixa cair nada na cena do crime e só é preso no final da história, após ir de forma inconsciente “dando pistas” de que ele era o assassino para os investigadores.

    Mas apesar das diferenças na história que eu já imaginava que haveria, a recomendação é ótima e tão logo eu ler o mangá voltarei aqui para passar minhas impressões.

    Leiam o livro também!!!

    • RaiodesolALM disse:

      Realmente há diferenças na história, talvez a mais “gritante” seja o final alternativo, que faltou citar ai no texto e.e

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: