O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Certamente, um santo!

Certamente, um santo!

Hoje é dia de conhecer um santo em forma de espírito raposa (Kitsune), uma pessoa que faz de tudo pelos seus amigos, que só sabem usá-lo. Uma pessoa, ou melhor, uma alma que até quando quer parecer mal acaba sendo bom. Um “jovem” adulto em seus tenros 25 anos (mais algumas centenas ou milhares). Hoje é dia de falar de um do mais incríveis espíritos que os animes e mangás já tiveram o prazer de apresentar, hoje é dia de homenagear o único Kokkuri-san.

Kokkuri-san em sua bela versão feminina.

Kokkuri-san em sua bela versão feminina.

Ficha técnica

Nome em Japonês: コックリさん
Apelidos: Kitsune, Kitsune-dono
Idade em sua primeira aparição: 25 anos + algumas centenas
Adora: Ichimatsu Kohina
Não gosta: Ramén e Yamamoto-kun
Mangá/Anime do qual faz parte: Gugure! Kokkuri-san
Antigo emprego: Espírito que respondia perguntas de pessoas e/ou as amaldiçoava.
Emprego atual: Espírito que responde perguntas da kohina e dona de casa ou empregado doméstico.

Kokkuri-san apareceu a primeira vez para o estrelato no capítulo 01 do mangá Gugure! Kokkuri-san, de Midori Endou, lançado em 22 de julho de 2011 e em publicação até hoje. Como muitos personagens de mangá ele virou um fenômeno de popularidade após aparecer na adaptação de seu mangá para anime, adaptação essa que estreou em 5 de outubro de 2014 e terminou em 23 de dezembro do mesmo ano.

Kokkuri-san não é exatamente o verdadeiro nome deste santo personagem, na verdade no Japão existe uma certa “brincadeira” de invocação de espíritos chamada Kokkuri-san, no qual o espírito chamado genericamente de Kokkuri-san é invocado pela pessoa em porte de uma moeda e de um papel com as inscrições sim (はい)  e não (いいえ) separadas pelo desenho de um portal Shintoista sobre os 10 números básicos e sobre as sílabas em hiragana que compõem  o alfabeto japonês. Esse espírito deve ser chamado 3 vezes e ele irá responder uma pergunta movimentando a moeda por cima das silabas ou números do papel, infelizmente essa “brincadeira” nem sempre funciona e às vezes tem efeitos bem ruins. No nosso caso ela foi praticada por uma solitária jovem, que diz ser uma boneca, chamada Ichimatsu Kohina.

No caso, o Kokkuri-san é um espírito raposa (Kitsune) que decidiu ajudar Kohina em seu dia-a-dia após ser invocado pela mesma. A família de Kohina tem bastante ligação com o sobrenatural, por isso ela facilmente consegue atrair espíritos e o Kokkuri-san é um espírito de meia idade que sente pena de Kohina e da vida dura que ela leva sozinha tendo a acompanhado por vários anos sem que ela soubesse (ok, a primeira vista ele é stalker). Finalmente em contato direto com a jovem ele decidi cuidar da mesma fazendo as tarefas de casa e tentando ajudá-la a parar com a mania de agir como boneca, uma ilusão que ela criou para tentar não se machucar, afinal, como ela mesmo diz, bonecas não tem sentimentos, mas também não deveriam comer e Kohina é uma viciada em ramém, inclusive nosso nobre Kokkuri-san sempre que pode tenta impedi-la de comer este tipo de alimento, pois ela é uma jovem em crescimento e precisa de alimentos mais nutritivos.

Gugure-Kokkuri-san-Image-2-620x172

Versão espírito raposa do Kokkuri-san.

A vida com Kohina por si só já é um desafio para Kokkuri-san, mas tudo piora quando o espírito de um cachorro que se apegou a Kohina vem morar com eles, pois, o tal Inugami-san, com exceção de Kohina, por quem é apaixonado, odeia tudo  incluindo Kokkuri-san que acaba por ter de cuidar também deste novo integrante da família, que apenas judia da pobre raposa.  E para piorar um outro espírito dessa vez de tanuki, ainda mais vagabundo que o anterior e que geralmente causa problema para as família a qual se apega, passa também a viver com ele Kohina e Inugami e sendo Kokkuri-san essa boa alma que é, ele também irá sofrer com os abusos deste que chamam de Shigaraki.

gugure-kokkuri-san-01

Uma pobre alma chega a seu limite!

Uma das qualidades mais interessantes de Kokkuri-san é sua capacidade de ajudar os outros, mesmo quando estes não o respeitam, também é incrível a sua capacidade manter unida uma “família” tão diferente e cheia de complicações e também é louvável sua dedicação para proteger Kohina de pessoas ruins, embora geralmente ele acabe em mais perigos do que ela.  Kokkuri-san não só lava, passa, limpa, cuida de todo mundo, como também é amigável com os vizinhos, ajuda nos mutirões de limpeza e tenta se manter com uma boa imagem, mesmo com a idade, que por sinal ele diz não passar de 25 anos, mas sabe-se que esse número deve está incorreto por algumas centenas ou milhares de anos de diferença da realidade. Não obstante sua necessidade de lhe dar com as pessoas estranhas que moram sobre o mesmo teto que ele, ele ainda é único capaz de perceber que Yamamoto-kun, o amigo e colga de classe de Kohina, de quem ela gosta, é provavelmente um ser vindo de outro planeta. Ainda há os perigos oferecidos pela convivência  com outros espíritos que cercam a jovem e que não dão sossego a Kokkuri-san, fora o fato de a própria Kohina se mostrar bastante cruel com seu espírito protetor em certas situações.

Não pensem, porém, que a vida deste espírito, que mais parece um anjo da guarda ou um santo, é apenas tristeza e desprezo, na verdade sempre há uma pitada de diversão e de momentos bons que marcam a vida deste e por isso ele defende esta união familiar conturbada dele, de Kohina, de Inugami e  de Shigaraki, ainda que estes prefiram mais, respectivamente, um ramém especial, o amor da Kohina e sair com muitas mulheres…

"...KEMOKEMOKEMO Kemokemoke ..."

“…KEMOKEMOKEMO Kemokemoke …”

Enfim, por todo o trabalho duro e pela diversão que ele nos traz, sem dúvida Kokkuri-san merece o título de Personagem Símbolo da Animação e dos Quadrinhos japoneses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: