O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


O passado desse justiceiro é cheio de questões tortuosas...

O passado desse justiceiro é cheio de questões tortuosas…

Está online o  formulário de abril do projeto Conhecendo o Mercado Nacional de Mangás.

Aos que já conhecem o projeto, peço mais uma vez seu apoio e sua disposição, mas aos que não conhecem, o mesmo trata-se de uma iniciativa do Anime Portfolio em parceria com os blogs AnimeCote Only good animesMangatom,Netoin!Otaku InsideNaty in WonderlandEcchi Must DieLeitura OrientalSuco de Mangá e agora também em parceria com o blog Biblioteca Brasileira de Mangas, que visa fornecer dados numéricos para que nós blogueiros e os demais fãs brasileiros de mangá possamos ter uma melhor noção de como anda o mercado nacional.

O formulário atual corresponde aos títulos que as editoras informaram no checklist do mês de abril de 2015. O mesmo ficará no ar até o dia 14 de maio de 2015 e pode ser acessado clicando aqui ou na imagem de divulgação do projeto no menu lateral do blog. Abaixo da imagem supracitada há uma outra imagem e clicando nela (ou aqui) vocês podem ter acesso aos resultados do projeto divulgados até então.

Convido mais uma vez os demais blogueiros, podcasters, videocasters ou donos de sites especializados em mangá, a apoiar o projeto, para isso enviem um e-mail a conhecendoomercadodemangas@gmail.com informando seu interesse. E para quem não tem site, blog, podcast ou videocast, mas quer nos ajudar, peço que retwittem o formulário e que divulguem no facebook, ou no google+, ou em qualquer outra rede social.

Em abril a pergunta extra é: Qual o seu autor de mangá preferido? O meu no momento é Naoki Urasawa sem dúvida.

Não deixem de curtir a página do facebook do projeto, acessem-na clicando aqui. Lá vocês poderão se informar sobre as as novidades do projeto assim que elas surgirem, além de poder ler outras informações sobre o mercado nacional de mangá.

Enfim, antes de comentar o checklist do mês, reitero o pedido para que todos que puderem e que estiverem interessado nesses resultados: Divulguem o projeto para o máximo de pessoas conhecidas que gostam de mangá e que costumam colecionar algum mangá lançado no mercado nacional! Também confira após o checklist os resultados parciais dos mês de março desse ano.

UM POUCO SOBRE O CHECKLIST DE Abril

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse mês temos 43 títulos no formulário, sendo 2 da editora Nova Sampa,  2 da editora Abril, 6 da editora NewPOP,  18 da editora Panini e 15 da editora JBC.

A editora Nova Sampa esse mês não publicou nenhum novo mangá, mas apenas dois novos volumes de títulos já em publicação pela editora que ainda devem continuar a ser publicados nos próximos meses.

A editora Abril vai lançar mais dois mangás relacionados a Disney. O primeiro é Procurando Nemo, um mangá que adapta o filme homônimo da Pixar. O segundo é O mangá Monstros S.A e Lilo & Stitch , um volume que conta com a adaptação de dois filmes , Monstros S.A. da Pixar e Lilo & Stitch da Disney.

A editora NewPOP apresenta um novo lançamento, um título que está chegando ao fim e mais uma novel. O lançamento trata-se do mangá ecchi de volume único Impulse, de Tomoyuki Enoki. O mangá que está chegando ao fim é a comédia yonkoma Azumangah Daioh, de Azuma Kiyohiko. Por fim, a nova novel trata-se do volume 2 de No Game No Life, da autoria de Yuu Kamiya. Vale ressaltar que no Japão só foi publicado um volume do mangá de No Game No Life, por isso o volume 2 deve demorar para aparecer por aqui.

A editora Panini lança esse a mês o aguardado spinoff  de Ataque dos Titãs, Ataque dos Titãs – Sem Arrependimentos #1, baseado na obra original de Hajime Isayama, com roteiro de Gun Snark e arte de Hikaru Suruga, que provavelmente é o mangá mais bem desenhado de toda a franquia. Além disso, chega ao fim esse mês Monster, de Naoki Urasawa, um dos meus títulos favoritos desse autor.

Por fim, a editora JBC está lançando este mês mais três novos mangás, o mangá de mistério, comédia e ação Enigma, de Kenji Sakaki, a compilação Sailor Moon – Short Stories, de Naoko Takeuchi, e o mangá dramático de volume único Zero Eterno, que conta com o roteiro de Naoki Hyakuta e a arte de Souichi Sumoto. Além disso, está de volta o mangá de ação, ficção científica e ecchi Freezing, que conta com o roteiro de Dall-Young Lim e a arte de Kwang-Hyun Kim, e chega ao fim este mês o mangá de comédia nonsense Ageha, da autoria de Koushi Rikudou.

Resultados Parciais de Março de 2015

O Google Docs fornece uma pequena análise do resultado dos formulários nele criados e a partir desse mês irei postar esses resultados junto com o texto de apresentação do novo formulário. Assim sendo, no mês de maio devo publicar os resultados de abril, em junho, os resultados e de maio e assim por diante. Esses valores não apresentam um estudo completo e detalhado do formulário e podem variar em um ou dois números para mais ou menos (Por algum motivo o Google Docs às vezes apresenta essa variação).

Como pode ser visto na figura logo abaixo, tivemos 189 respostas dos formulário em março, sendo a maioria de homens. A faixa mais escolhida foi de 16 a 24 anos e ninguém com menos de 10 anos respondeu o formulário.

Geral

Os seis mangás mais escolhidos em março foram: Ataque dos Titãs 9, Yu Yu Hakusho 6, Assasination Classroom 5, 20th Century Boys 15, Aoharuraido 1 e Magi – O Labirinto da Magia 9. E os cinco mangás menos escolhidos foram: Stitch! 1, Miriya & Marie 1, Super Onze 31, Super Onze 32 e Drug-on 1.

Por fim, a grande maioria das 181 pessoas que responderam a pergunta extra (Você compraria uma versão digital em vez de uma versão impressa de um mangá que você gosta, mas não adora, para liberar espaço na estante?) optaram pela resposta “não”. Ainda parece haver muita resistência em relação a publicações de mangás digitais. Eu particularmente adoraria ter essa opção, mas menos da metade das pessoas que responderam o formulário parecem concordar comigo.

pergunta

Enfim é isso! Colaborem com o projeto e até mês que vem!

Anúncios

Comentários em: "Conhecendo o Mercado Nacional de Mangás – Formulário de Abril de 2015" (7)

  1. […] Mais informações sobre o formulário deste mês você encontra na página do blog Anime Portifólio, clicando aqui. […]

  2. “Você compraria uma versão digital em vez de uma versão impressa de um mangá que você gosta, mas não adora, para liberar espaço na estante?” -> mangá impresso >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> mangá digital. Nem se compara.

    Mas acho que isto poderia ser uma OPÇÃO. Nada além disto.
    O problema que vejo nisto é que acredito que se isto virasse opção, poderia acabar depois de um tempo virando a tendência de todo o mercado, e isto seria ruim, muito ruim…

    • Sinceramente, eu ia adorar.

      • Isto porque você deve conseguir tranquilamente passar mais de 12 horas em frente a um pc, fazendo entre outras coisas, ler scans. Sinceramente, eu mal consigo ler as coisas da faculdade numa tela de computador, que dirá scans… é por isto que até hoje, mesmo que eu pudesse já ter lido vários mangás, só li um mangá em scan, concluído com 2 vols., por um scanlator do qual eu mesmo era membro.
        Se o mercado de mangá impresso acabar sendo destruído pelo digital, eu particularmente vou abolir em 90% pelo menos a leitura de mangás da minha vida.

        • Eu não leio quadrinhos no pc, Odeio ler livros e Quadrinhos no Pc. Por isso eu investi num tablet e não num celular bom por exemplo. Eu só leio coisas digitais atualmente por causa do tablet. E sim eu consigo passar muito tempo na frente do pc, mas eu trabalho com isso.

          • Ah tá… mas quando eu disse “pc”, englobei tudo quanto era tipo de tela digital, seja tablet, celular, note/netbook, ou qualquer outra parafernalha… esqueci de especificar isto, desculpe.
            Eu também trabalho com computador quase 8 horas por dia, às vezes mais do que isto, então ficar além disto para alguma outra coisa, só se for para ver animes porque não tenho outra opção por enquanto. Nada de ler mangá em scan. E viva o impresso! xD

  3. […] pagar pelo mangá digital. Em uma das pesquisas realizada pelo Evilásio Júnior, do extinto blog Anime portifólio, acerca do mercado nacional de mangá foi proposta a seguinte […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: