O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Se você é nerd já deve saber que hoje, 25 de maio, é o Dia da Toalha, uma homenagem muito merecida a Douglas Adams, um dos maiores escritores nerds do século 20, que criou a divertidíssima saga do Mochileiro das Galáxias. Além disso, esse dia também é conhecido como dia do orgulho nerd (particularmente eu prefiro só dia da toalha).

O termo “Nerd” surgiu como uma forma de identificar pessoas que possuíam um interesse acima do normal pelas diversas ciências, mas com um foco também voltado para os elementos e produtos culturais que essas pessoas consumiam e produziam.  Com o passar do tempo esse termo passou a identificar o grupo formado por pessoas que gostam de um ou mais elementos da cultura pop, ou da cultura visual contemporânea (alguns usarão o termo cultura visual “moderna”) acima do normal, dedicando uma boa parte do seu tempo ao estudo, ao aprimoramento e a divulgação deste ou destes elementos da cultura pop, que cada uma dessas pessoas gosta.

Assim sendo, em parte a grande maioria dos otakus são nerds, em especial aqueles que tentam agir como divulgadores e aprimoradores dos elementos da cultura otaku. Porém, a lista abaixo não leva em consideração apenas se o personagem é otaku, mas personagens que consomem elementos diversos da cultura visual e das diversas ciências e que os divulgam ou que os implementam no seu dia a dia, além de ser categoricamente bem visível seu apelo nerd.

Enfim, vamos a lista…

1 – Makoto Kousaka

MakotoQuem conhece o mangá e o anime Genshiken sabe que muitos dos personagens desse anime poderiam está nessa lista, mas escolhi o Kousaka por uma questão especial: Ele é a prova animada de que as aparências enganam. Quando se pensa na figura de um nerd, geralmente ninguém pensa em um bishounen, mas Kousaka é exatamente isso e ele preenche todos os requisitos indispensáveis para ser considerado nerd, até mais que muitos dos seus amigos otakus de seu clube universitário.

Kousaka é extremamente inteligente, um otaku completo, um gamer imbatível, conhece elementos de cultura visual como quase ninguém e após se formar passou a trabalhar em uma empresa desenvolvedora de jogos, de modo que passou efetivamente a contribuir no desenvolvimento de mais produtos nerds e otakus. Um nerd de carteirinha que muitas garotas adorariam ter como namorado (até saber o quão nerd ele é), mas que possui uma namorada bem difícil.

2 – Edward Wong Hau Pepelu Tivrusky IV

Françoise, ou Edward9_EdFlyBebop2 Wong Hau Pepelu Tivrusky IV (como ela se auto-nomeou), ou simplesmente Ed, é uma das personagens mais queridas dos fãs de Cowboy Bebop e não apenas por seu carisma, mas também por sua inteligência e suas habilidades de hacker que a tornam uma Geek de primeira.

Ed certamente é uma pessoa que vive em ritmo completamente diferente dos resto das outras pessoas, mas que sabe ser amável com todos de quem ela gosta, além de ter coragem de enganar um planeta inteiro só para mostrar suas habilidades e conseguir o que quer. Essa lista sem dúvida não estaria completa sem sua presença.

3 – Shiroe

shiroe

Shiroe, o estrategista, ou o vilão de óculos, são apenas algumas das alcunhas que esse personagem possui. Um jovem adulto que se ver preso dentro de um mundo de fantasia similar a um MMORPG que ele jogava. E agora ele tem de usar o seu conhecimento e sua inteligência para ajudar seus amigos e toda uma população de outras pessoas que também estão presas nesse mundo.

Apesar de não ser claramente visível seu lado nerd, tirando o fato de ser um jogador de MMORPG, boa parte de suas estratégias e de seu conhecimento empregado ao longo da história da novel e anime Log Horizon tornam claro que Shiroe também merece sem dúvida está nessa lista.

4 – Sanzenin Nagi

Vocês p1403444odem perguntar o que uma jovenzinha rica estaria fazendo nessa lista? E a resposta é simples, Sanzenin Nagi de Hayate no Gotoku! é um dos personagens mais nerds (infelizmente também é uma neet hikkikomori) dos animes e mangás. Qual nerd não adoraria morar numa mansão cheia de quartas e ter por exemplo, um quarto diferente para cada um dos seus consoles? Além disso, é impressionante seu apelo por manter coleções de seus jogos, filmes, bonecos e animações preferidas. Nagi ainda tem muito a aprender para um dia ser um membro contribuinte da cultura nerd, mas sem dúvida com a ajuda de seu mordomo de combate, e talvez de seu tigre falante, ela irá se tornar uma grande mulher.

5 – Sommelier

261185É fácil explicar porque esse personagem de Denki-gai no Honya-san está na lista, afinal ele não é conhecido como um sommelier por qualquer motivo. Um experiente trabalhador de uma livraria especializada em produtos otakus, e um grande conhecedor de novels e mangás.

Uma vez por semana utiliza seus amplos conhecimentos para ajudar jovens e adultos a descobrirem produtos que certamente os farão felizes. Talvez alguns achem estranho sua pequena quedinha por garotas pequenas, mas em nada isso diminui o grande homem e nerd que esse personagem é.

É sempre difícil descobrir novos produtos de cultura que nos agradem e por isso pessoas como o Sommelier são tão importantes para o mundo nerd. Mesmo que ele seja o homem de poucas palavras, o que o impede de participar de um podcast, ele contribui efetivamente para a divulgação da cultura otaku e nerd.

6 – Izumi Konata

Lucky_Star___Konata_Izumi_2_by_EmadGfxPara muitos Izumi Konata de Lucky Star é o símbolo atual da cultura otaku e claramente podemos chamá-la de nerd não apenas pelo seu empenho em se mostrar otaku, mas também pelo sua maneira de se comunicar, sempre usando as mais diversas referências para fazer um paralelo com situações e pessoas com as quais ela convive.

Konata pode não ser uma contribuinte exímia do mundo nerd e ainda que muitos possam criticar dizendo que ela é apenas uma otaku, por toda a simbologia que por si só ela representa é impossível fazer uma lista como essa e não adicioná-la

7 – Usui Kazuhoshi

Para finalizar essa lista não poderia faltar um dos maiores ne948613_1328877319510_fullrds dos shounens de comédia. Usui Kazuhoshi, ou Switch, de Sket Dance não é apenas um estranho que usa uma voz criada em um software de computador que ele mesmo desenvolveu para se comunicar, mas é também um completo nerd.

Ele não tem nenhum problema em mostrar para todos o seu conhecimento e seu gosto pela cultura nerd. E facilmente podemos dizer que Switch é um dos principais representantes dos nerds nos animes e mangás, por isso ele está nessa lista.

7.5 Sakata Gintoki

155537O protagonista de Gintama, Sakata Gintoki, talvez não haja como nerd e está longe de ser um contribuinte e grande divulgador dessa cultura, mais é um consumidor voraz de mídias ditas otakus. Além de fazer referências aos mais diversos personagens da cultura visual,  ele ainda é um fanático pela revista Shounen Jump como mutos otakus. Não sei ao certo se posso chamá-lo de nerd, mas ele tem vários gostos e costumes que muitos dos nerds de hoje possuem.

 

Enfim, espero que curtam a lista acima e coloquem nos comentários que outro personagem nerd de anime você acha que merecia ser mencionado.

Anúncios

Comentários em: "7.5 Memoráveis Nerds dos Animes" (2)

  1. Ainda acho que a escolha perfeita seriam os irmãos de No Game No Life…

  2. Muito bacana a lista @Evilásio, ficou bem boa. o/
    E, o Switch é foda. xD

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: