O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Esse texto serve como uma primeira impressão de Franken Fran e como uma prestação de contas em relação a edição 7 da coluna Hora de Aventura.

2476666821_b8fc3c78b0

E eu pensava que Dr. Stein de Soul Eater era maluco…

Franken Fran é um mangá shonen de comédia, horror e ficção científica, escrito e desenhado por Katsuhisa Kigitsu. O mangá foi publicado entre setembro de 2006 e fevereiro de 2012 na revista mensal Champion Red, da editora Akita Shoten, e conta com 8 volumes ao todo.

O mangá é protagonizado por Fran Madaraki, uma jovem médica e cientista que foi criada pelo Dr. Naomitsu Madaraki, um dos médicos e bio-cientistas mais famosos do mundo. Sempre acompanhado de seu companheiro Okita, vemos Fran fazendo as cirurgias mais controversas e bizarras que se pode imaginar para “ajudar” seu pacientes, ou os pacientes do Dr. Madaraki, quando o mesmo não está presente. E algumas vezes ela recebe dinheiro para isso.

Mais uma operação bem sucedida!

Mais uma operação bem sucedida!

A arte do mangá é realmente um dos pontos altos da série. O design de cenários não chega a impressionar, mas o design de personagens é realmente muito bom, principalmente quando se trata de mostrar as cirurgias e o resultado das mesmas. É muito interessante como autor consegue chocar o espectador pelo body horror de sua obra ao mesmo tempo que apresenta um traço muito polido e leve, que torna tudo bonito de uma maneira meio bizarra.

Os personagens principais, principalmente a Fran, são bastante carismáticos e é interessante acompanhá-los. O que mais chama atenção no roteiro da série é como essa te surpreende a cada novo mini arco, no entanto o exagero desses mini-arcos também são um problema.  É perceptível o tom bem humorado da trama que facilmente se torna humor negro ao fim de todos os arcos, sendo que esses terminam quase sempre com a velha máxima “Cuidado com o que você deseja”. Porém, esse “humor” não chega a divertir muito e se torna cansativo. Tão cansativo como o tom procedural da história.

A trama até ganha um tom mais interessante com o surgimento de novos personagens recorrentes e com um desenvolvimento (muito lento) da história da Fran e do Dr. Madaraki, mas uma vez que você se acostuma com body horror da série, a leitura vai ficando cada vez menos instigante. Isso não significa que o mangá se torna ruim, apenas não vale a pena lê-lo todo de uma vez.

É interessante também ressaltar que o mangá referencia vários filmes e a literatura de ficção científica e horror, começando pela óbvia referencia a Frankenstein e passando por história sobre circo dos horrores e outros body horrors mais conhecidos dos fã do gênero (eu não sou um). Também é muito legal a forma como a ciência é aplicada ao longo da história. Um exemplo é o arco da imagem acima, provavelmente  uma das imagens mais famosas do mangá (e provavelmente uma das mais leves), que tem uma explicação muito interessante para a cirurgia que gerou a mocinha lagarta e que também é bem simples ao ponto de qualquer um com um pouco de conhecimento de biologia animal entender os conceitos por traz.

Cuidado com o que deseja.

Cuidado com o que desejas.

Enfim, Franken Fran é um bom mangá para quem quer começar a se aprofundar em mangás de horror com um visual mais bizarro. Os personagens recorrentes são bem carismáticos e apesar do estranhamento inicial, com o tempo você vai se acostumando com body horror da série e é bem instigante ver o final de cada mini arco, pois geralmente terminam de uma maneira inesperada e pouquíssimas vezes todos os envolvidos terminam bem. Finalmente, Franken Fan é um bom mangá para se acompanhar aos poucos, então vale a pena segurar a ansiedade inicial por ver logo o que vem em seguida na trama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: