O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


Podcast em parceria entre o Netoin e o Animecote com a participação de Evilasio Junior (@JuniorKyon), Carlírio Neto (@cnetoin),  Bebop (@animecote) e André (@animecote). Nessa edição falamos sobre a censura em anime e mangá no Japão.

Blocos:
00:00:00 – Introdução e comentários da última edição
00:20:56 – Censura no Japão
01:24:20 – Considerações Finais

Acessem também:
Aisvêrse – https://aiscrim.wordpress.com/
Nupo – https://nupoblog.wordpress.com/

Para baixar o áudio e escutar depois recomendo usar este site:http://www.youtube-mp3.org/

Comentários em: "Kyoudai Podcast #17: Censura nos Animes e Mangás – Parte 1: Censura no Japão" (6)

  1. Terreno espinhoso esse abordado Senhor Verme, é passível de compreensão que a censura é influenciada por fatores socioculturais que podem passar tanto pelo puritanismo quanto por situações econômicas.

    Convenhamos que a censura pode ser muito bem utilizada no show, onde ao invés de tarjas pretas, fumaça, raios de luz ou afins, podem ser utilizados aqueles cortes de ângulos que nos faz entender muito bem o que aconteceu na cena.

    Embora alguns artifícios de caráter covarde como em Monster Musume e Tu Love Run, onde o ato em si é substituído por algo que arremete ao mesmo é realmente de gosto duvidoso e de uma vergonha alheia enorme (Sim estou falando da cena do sorvete).

    Mas também é necessário salientar que as pessoas no comando de leis de censura (e não somente delas como de várias outras), normalmente são pessoas de idade avançadas, que possuem uma experiência de vida que não é de simples compreensão para nós, pousando nas mãos delas a decisão do que censurar ou não, visando proteger um público alvo em específico.

    Está certo que colocar certos programas para passar em certos horários pode sim funcionar para que obtenhamos um alívio na censura, porém uma pergunta, quantas vezes você já não ficou acordado até por volta das 3 da manhã para assistir determinado programa que passava no mesmo canal do aclamado Band Kids.

    • Eu entendi de que programa você está falando, mas acho que a proposta era outra. E convenhamos que o canal do Band Kids não é lá um exemplo para a maioria.

      No mais, muito bom o comentário como sempre. Continue sempre comentando de preferência lah no Youtube ou no Animecote.

      Até mais!

  2. ismael monteiro thé disse:

    Sou contra a censura , o que acho interessante é que no Japão eles inventam neblinar a imagem , colocar tarjas , mas usar placas de trânsito é outro nível , mas colocar animes em horários errados me cheira a tv japonesa querer atingir um público que não é o alvo da obra em questão , ai colocam censura , o ””célebro”” desses japas é que não estão funcionando direito !!!!

  3. Primeiro de tudo, meus caros senhores @Verme, @Chikorita e @Karibou, algumas partes que vocês leram do meu comentário no KP17, infelizmente foram interpretadas de maneira totalmente errada. Vamos rapidinho aos pontos:
    – Não chamei ninguém de burro, e não falei em nenhuma hipótese que dar spoiler é não usar a inteligência. Disse que p/ falar bem de uma série, ou fazer ‘propaganda’ p/ uma pessoa sobre o quanto ela é boa, NÃO É PRECISO DAR SPOILERS. Simples assim. É só usar a cabeça que conseguimos fazer isto. Acho perfeitamente possível. Tem gente que usa os spoilers, mas não necessariamente por isto a pessoa é burra ou deixa de ser inteligente. Uma coisa não tem a ver c/ a outra. Acho que vocês é que foram infelizes interpretando de maneira errônea o que escrevi.
    – Sr. @Verme, não sei onde no meu comentário eu falei que School Days começa a ficar bom, mas tudo bem… Se você reler, vai ver que eu disse “(…) pois no 5º episódio a coisa engrenava.”, nada além disto.
    – No fim, acho que os conceitos de spoilers de alguns de vocês é que PODEM estar incorretos, pois pela mesma internet afora, o conceito de spoiler é:
    “(…) quando alguma fonte de informação, como um site ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, série, filme, etc., sem que a pessoa tenha visto. (…) O spoiler NÃO NECESSARIAMENTE PRECISA CONTAR O FATO TODO, pode ser QUALQUER parte de uma fala, texto, imagem ou até um vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.”. Vale lembrar que o termo tem origem no verbo inglês “spoil”, que significa estragar. E vale lembrar também que para algumas pessoas mais “chatas”, spoiler é qualquer coisa sobre algo que ela não viu e ainda vai ver, mesmo que seja algo de primeiro episódio ou primeiro capítulo.
    – No mais, obrigado por lerem mesmo que apenas trechos do meu comentário anterior, espero que este aqui seja totalmente lido.

    – Sou contra a censura! Plenamente!!
    Citando o ponto colocado pelo @João Paulo sobre as pessoas no comando de leis de censura, acho que independentemente de idade, isto deveria ser sempre posto em plebiscíto, pois apesar de não dar poder de veto ao povo, pelo menos é um termômetro para estas pessoas que estão no comando das leis…
    O problema maior é que hoje em dia a tal da ‘moral’ está muito irritante. Estão tentando proteger quem e do quê? Se você olha para o lado vê uma menina de 12 anos dançando até o chão um funk com “senta senta senta” na letra, se vai no YouTube tem altos vídeos de mulheres adultas semi-nuas dançando ao ‘som’ de molecotes que nem espinha na cara têm ainda. No Japão, com uma internet MUITO mais desenvolvida e veloz que a nossa, será que a adolescência está tão protegida assim da censura?? O_O. Logo, re-pergunto, estão tentando proteger quem e do quê??? U_U

    – E para finalizar… tomei um susto! O_O. Achei que a parada que o Sr. @Chikorita falou sobre os cursos de humanas serem extintos no Japão fosse de fato uma proibição do governo… mas foi apenas uma sugestão imbecil de um ser igualmente imbecil. =)
    Não achava que a bizarrice japonesa poderia ir mais longe do que os animes que eles produzem, mas eu não sabia de nada, inocente… muito, realmente, totalmente TENSO!

    – Concordo totalmente com o Sr. @Chikorita sobre exibição, horários e censura: a exceção virou regra, a desculpa virou norma…¬¬
    – Kkkkkkkkkk, eu assisti o vídeo do droide português…huahuahuahuahua, muito hilário aquilo! xD

    Um ótimo e interessante podcast, parabéns a todos, senhores @Verme, @Chikorita, @Karibou e @Verme2. E estarei esperando a edição falando sobre Censura no Brasil (e acho que esta edição que falará sobre a nossa censura tem que falar só daqui mesmo), pois o assunto é vasto, e vocês sabem disto! =D

  4. Estevao disse:

    Certa vez eu conheci um Anime Ecchi que era censurado mas eu não percebi porque a censura era muito sutil. Depois tomei conhecimento da outra versão sem censura.

    Samurai Girls para quem ficar curioso

    Mas em muitos outros casos as censuras são sem noção e não impedem nada, para quem já conhece conteúdo sem censura fica claro o que se passa e para quem não conhece ainda apenas disperta a curiosidade que não vai ser sanada apenas quando o espectador atingir a idade adequada, Internet tá aí pra isso afinal.

    • Eu me lembro vagamente da censura neste anime, e isto não deve ser porque era sutil… e sim porque o anime é bem ruim. Ele, junto com outros 2, está no meu Top1 de piores animes que eu já assisti.

      Mas como você disse, “em muitos outros casos as censuras são sem noção”, como no caso de Mirai Nikki, que a censura era tão ridícula e escrôta, que eu deveria ter salvado as imagens da versão TV para poder mostrar a todos quando este assunto de censura viesse à tona…

Deixe um comentário

