O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

O anime nos esportes – Parte 2

YO!* Estou aqui novamente para trazer um texto sobre as animações esportivas. Faz muito tempo que prometi  este texto, mas antes tarde do que nunca. Tem-se uma coisa que os animes de esporte ensinam é que não devemos desistir e que devemos sempre manter a esperança de que não importa o tempo que demore se nos esforçarmos e resistimos às dificuldades conseguiremos alcançar nossos objetivos.

Desta vez vou falar do início dos animes de esporte até o fim do século 20, talvez assim dê para entender como os animes de esporte inspiraram e inspiram tantas pessoas.

Para começar a falar de animações do século passado é importante que se tenha em mente que até parte dos anos 80 as animações Japonesas eram reconhecidas quase que completamente pelo expressionismo dos personagens e não pela a animação então animações desta época encantaram mais pelos roteiros, pelos personagens e pelas famosas frases de impacto do que pela bela animação pela qual a animação Japonesa é reconhecida hoje, claro que isso se tratando das animações para TV. A animação mais detalhada começou a ter uma prioridade maior nos anos 90 devido o avanço nas ferramentas e das técnicas de animação, mesmo assim os elementos que citei acima são de extrema importância e até hoje são o que mais encanta a muitos nas animações Japonesas. Hoje em dia há um cuidado maior com a animação nas séries de TV, claro que ainda é limitada a qualidade da animação quando se trabalha com séries semanais, mas coisas como a utilização de apenas um quadro para toda uma cena não ocorre mais.

Parte 2: Quantos  Home Runs vale uma Jump? Animações esportivas de 1967 a 2000

Tendo isto em mente, começarei a falar de animações esportivas pelo filme Oira no Yakyuu que é bem mais antigo que as animações esportivas para séries de  TV, ele é um filme de 1930 no estilo gag mangá** em que mostrava animais jogando baseball, a importância dele ao ser o primeiro filme de animação japonesa a ter como foco um esporte é de mostrar que a união entre anime e esporte são bem mais antigos do que as próprias séries de anime para tv.

Agora dando um salto para o ano inicial que é informado no texto, em 1967 quando estréia o primeiro anime de esportes, nada menos que o famoso Mach Go Go Go (Speed Racer), ele não só foi o primeiro anime de esporte, mas também o primeiro a usar dubladores de vários países, o sucesso foi absoluto e então Speed e seu possante Mach 5 abriu o caminho para um dos estilos mais adorados das animações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: