O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Shotaro Ishinomori

Pai dos Tokusatsus e um dos maiores mangakas da história.

Shotaro Onodera, como foi conhecido até 1986, antes de alterar seu nome para Ishinomori, nasceu em 25 de Janeiro de 1938. Shotaro Ishinomori é uma das pessoas que mais influenciou e influencia os mangás, animes e tokusatsus. Inicialmente seu desejo era ser um romancista, mas dizem que mudou seu interesse para os mangás ao conhecer o mestre Osamu Tezuka de quem Shotaro foi assistente por um tempo. Foi um dos ilustres moradores da pensão Tokiwa-so, que é conhecida por ter sido a moradia de alguns dos mais famosos mangakas da história, como por exemplo o já citado Osamu Tezuka e a famosa dupla Fujio Fujiko, criadores de Doraemon.

A arte de Shotaro é inconfundível, cheia de quadros que mais parecem ter saído de filmes, além disso sua obra varia de contos infantis a obras mais adultas. O cinema foi um de seus grandes inspiradores, em certos períodos de sua carreira chegou a assistir cerca de mais de 500 filmes por ano, marca que supera seu mestre Osamu Tezuka que chegava a ver 365 filmes por ano. Outra marca em que chegou a superar Osamu Tezuka foi a de quantidade de publicações, Shotaro chegou a publicar cerca 700 obras, recorde que chegou a ser reportado no Guinness Book.

Ishinomori é o autor de algumas das mais famosas obras de mangá do século 20, na ficção científica suas obras Cyborg 009 e Genma Wars são famosas em todo o mundo, esta última é considerada por Katsuhiro Otomo, uma de suas maiores inspirações na criação de Akira. Shotaro também revolucionou a história dos heróis japoneses ao criar Skull Man, obra que posteriormente o inspiraria a criar a famosa série Kamen Rider, uma das séries de mangá e tokusatsu mais famosas até hoje. Além disso, ele criou o primeiro sentai, Himitsu Sentai Goranger. Nos anos 90 Shotaro também foi chamado pela Nintendo Power para criar a adaptação em manga do jogo The Legend of Zelda: A link to the Past.

Shotaro Ishinomori teve como um de seus assitentes mais famosos, Go Nagai que é considerado ainda hoje a referência máxima quando o assunto é mangá ou anime de terror e/ou erótico (não confunda com hentai). Ishinomori também é chamado de  “Rei do Manga” e sua influencia só é considerada inferior a do “Deus do Manga” Osamu Tezuka.

Shotaro Ishinomori faleceu em 28 de Janeiro de 1998 aos 60 anos devido a complicações cardíacas. E apesar de ele ter nos deixado, sua obra, suas influências e sua memória vivem e viverá por muitos e muitos anos.

Obrigado por tudo Shotaro Ishinomori!

Esse texto foi retirado da coluna AniManga Mania do blog Yopinando cujo dono é o autor Evilasio Junior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: