O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Mangá

Traço solto ou desenho irresponsável, o mangá é o termo japoneses utilizado para representar as histórias em quadrinhos. Famoso pela diversidade de enredos, utilização de cenas dinâmicas e elementos cinematográficos, pelos traços marcantes dos personagens como olhos grandes e expressivos, corpos bem desenhados e normalmente menos musculosos dos que os dos comics americanos e com estilos que variam drasticamente de desenhista para desenhista. A principal atração dos mangás é a variedade de enredos e estilos que podem levar os leitores a mundos reais ou fantasiosos.

O mangá é um tipo de literatura que já faz parte de cotidiano japonês e diferente de outros países, em que são poucos os quadrinistas de respaldo, possuem diversos nomes famosos. Osamu Tezuka (Astro Boy), o famoso Deus dos mangás, Eichiro Oda (One Piece), Nobuhiro Atsuki (Rorouni Kenshin), Rumiko Takahashi (Ranma 1/2), Akira Toriyama (Dragon Ball), Fujio Fujiko (Doraemon) e o Grupo Clamp (Sakura card captors) são só alguns dos nomes de sucesso no mundo dos mangás, famosos não apenas no Japão como em todo o mundo.

O mangá começou a ganhar um respaldo maior fora do Japão no fim dos anos 80. Uma das obras de destaque dessa época foi Akira, de Katsuhiko Otomo, que traz um garoto com poderes sobrenaturais em um mundo de ficção pós apocalíptico. No Brasil destaco Mai, a Garota Sensitiva lançado em 1988 pela editora abril que fala sobre uma garota com poderes psíquicos tentando sobreviver em um mundo que a rejeita.

Os Mangás e os Animes são diretamente ligados desde o início das séries de animação para TV até hoje, pois  a grande maioria das séries de animação japonesas são baseadas em mangás.

A cada ano o mangá se torna mais famoso fora do Japão e é um tipo de arte que merece ser prestigiada e ganhar seu devido respaldo. Nós do Anime Portfolio apoiamos a expansão dos mangás e a criação de obras neste estilo também fora do Japão, principalmente no Brasil.

Comentários em: "Mangá" (5)

  1. […] Brasil não temos um ranking de vendas de mangás como no Japão ou EUA, e com a iniciativa do blog Anime Portfolio e parceria com os […]

  2. […] pesquisa é uma iniciativa do blog Anime Portfolio em parceria com os […]

  3. […] pesquisa é uma iniciativa do blog Anime Portfolio em parceria com os […]

  4. […] pesquisa é uma iniciativa do blog Anime Portfolio em parceria com os […]

  5. […] pesquisa é uma iniciativa do blog Anime Portfolio em parceria com os […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: