O ogro azul dos fãs de anime e mangá…


A garota que podia saltar no tempo

” Essa é uma história sobre uma colegial que podia saltar no tempo e que descobriu que as vezes mudar o passado pode ser legal, mas que o presente não é tão ruim. Um dos melhores filmes de animação de 2006, talvez o melhor.”

Relatando…

Makoto Konno é uma colegial ativa, mas relaxada em relação a escola. É uma garota que adora se divertir e que sempre anda junto com Chiaki Mamiya e Kousuke Tsuda seu melhores amigos. A vida de Makoto era como a de uma colegial comum, mas tudo muda quando ela se torna responsável por limpar o laboratório de ciências. Durante a limpeza ela acaba tropeçando e caindo sobre um objeto especial e a partir deste momento ela ganha a capacidade de saltar no tempo.

No começo ela acaba usando esse poder sem nenhum domínio, a primeira vez ela caba usando o poder para salvar a própia vida, mas daí em diante ela começa usar o poder para se divertir e mudar o passado, mas a medida que ela usa o poder, começa a notar que mudar o passado pode ser algo bem perigoso e doloroso. Além disso, acaba por descobrir coisas estranhas sobre Chiaki. O que ela pode fazer, O que ela deve fazer e o que ela vai fazer, só assistindo o filme para descobrir.

Toki wo Kakeru Shoujo é mais uma das obras de arte do estúdio MadHouse, talvez uma das maiores,  esta é a adaptação mais recente de uma história de romance de grande sucesso no Japão e sem dúvida a adaptação de maior qualidade. Toki wo Kakeru Shoujo é um filme que todo fã de cinema de animação deveria ver.

Sobre a obra

Toki wo Kakeru Shoujo é baseado na novel homônima de Yasutaka Tsutsui, a obra é de 1972 e  foi adaptada como Dorama e filme diversas vezes, sendo a última adptação para cinema em 1997. Em 2004 foi transformada em um mangá de 2 volumes com roteiro do própio Tsutsui e ilustrada por Gaku Tsugano. Ao reviver a história foi que surgiu o projeto de filme de animação, a primeira animação baseada na obra, esta ficou a cargo do prestigiado estúdio MadHouse (Um dos melhores da atualidade) e em 2006 o filme foi lançado. Em 2007 ganhou o prêmio da Japanese Academy Awards como o melhor filme de animação.

Como já era de se esperar, a animação não deixa nada a desejar, sempre bem dinâmica e bem tratada como já era esperado do MadHouse. O caracter designer, baseado no mangá de 2004, ficou a cargo de nada menos que Yoshiyuki Sadamoto o desenhista do mangá  e carcter designer das animações de Evangelion. A direção ficou a cargo de Mamoru Hosoda, conhecido por trabalhar em filmes de séries famosas como Digimon, Dragon Ball, Sailor Moon e Yuyu Hakusho. Com uma equipe dessas não se podia esperar nada menos que um trabalho excelente, mas Toki wo kakeru Shoujo vai além de qualquer espectativas.

Quando se pensa na adaptação para anime de uma história antiga e tão famosa, se pensa logo em fidelidade total a obra, mas algumas modificações com o conscentemente de TsuTsui foram feitas e o roteiro caiu como uma luva para uma adaptação de cinema. Em pouco mais de 1h e 30 min você se se empolgará, irritará , rirá e torcerá muito para um final feliz para Konno.

Roteiro impecável, animação impecável, Caracter Designer de primeira, só falta uma música genial para uma uma super obra de animação, e sem dúvida a trilha sonora não deixa a desejar em nada, a trilha sonora de  Kiyoshi Yoshida (Kaiba, Kurozuka e Shigurui) dar um clima bem dinâmico nas partes em que Konno tenta se divertir com suas habilidades e um clima dramático nas horas mais emocionantes do filme.

Para completar, o time de Seiyuus merece todos os parabéns, pois nao há nenhuma voz mal combinada, a sicronia e as vozes se encaixam perfeitamente com os personagens, destaques para a jovem Risa Naka como Makoto Konno (seu primeiro grande trabalho como seiyuu), para o ator Takuya Ishida que empresta a voz a Chiaki Mamiya e para Mitsutaka Itakura como Kousuke Tsuda, este já havia particiapdo de episódios da série de anime, Kekkaishi, mas Tsuda foi seu primeiro grande trabalho como seiyuu. É um time de novatos que parece ter bastante futuro como seiyuus caso sigam a carreira.

Por fim o trabalho merece destaque não só pela escolha como melhor animação do ano, mas por ter desbancado o tão famoso Gedo Senki do estúdio Ghibli, filme que teve estréia bem próxima a de Toki wo Kakeru Shoujo e que era dirigido por nada menos que Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki.

Opinando…

Toki wo Kakeru Shoujo foi sem duvida um dos melhores filmes de animação que vi e nem é da Ghibli =D. Sempre adorei as séries da MadHouse que tive o prazer de acompanhar, mas pela primeira vez gostei tanto de um filme deste estúdio. Parece que ter a liberdade de usar mais quadros para  animação só favoreceu o desempenho do estúdio e com o caracter designer do Sadamoto não tinha como eu não curti, pois sou grande fã de seu trabalho. O filme é bom em todos os aspectos e na minha opinião, do mesmo jeito que Ponyo merece o oscar de 2010 ele merecia ter ganho o oscar em 2007. Sem dúvida é um filme que não pode deixar de ser assitido por nenhum fã de anime. Acredite, vale muito a pena!

Curiosidades

Na obra original e em todas a daptações até 1997, o nome dos principais não eram Makoto Konno, Chiaki Mamiya e Kousuke Tsuda, mas Kazuko Yoshiyama, Kazuo Fukamachi e Gorou Asakura.

A personagem principal de Toki wo Kakeru Shoujo já foi interpretada por Yuki Uchida (em 1994, no Dorama), atriz e  idol que participou também do filme de Hana Yori Dango (1995) e recentemente do dorama Kami no Shizuku (2009).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: